(Atos 1:4-8)
“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Aqueles pois que se haviam reunido perguntaram-lhe dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo a Israel? E disse-lhes: não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
No plano da salvação de Deus, os ministérios de Jesus foram absolutamente necessários. O conteúdo desses ministérios foram o batismo que Ele recebeu de João, Ele ter carregado os pecados do mundo e a morte na Cruz, e Sua ressurreição. A promessa feita por Deus a nós é que Ele daria o Espírito Santo como um presente àqueles que cressem nessa verdade. O Espírito Santo que Deus concede àqueles que foram perdoados dos seus pecados é um presente que é concedido somente àqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito exatamente como determinado por Deus.
Atos 1:4 diz: “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.” Jesus ordenou aos discípulos “que recebessem a promessa do Espírito Santo, não saíssem de Jerusalém mas esperassem.” Jerusalém refere-se espiritualmente à Igreja de Deus, onde o evangelho da água e do Espírito é encontrado. Por essa razão, Deus ordenou aos santos da Igreja de Jerusalém que ficassem na Igreja para receber o Espírito Santo.
O Espírito Santo é uma Dávida aos Nascidos de Novo
Os Apóstolos continuaram a ouvir as promessas do Senhor que Ele enviaria o Espírito Santo a eles. Atos 1:5 declara: “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.”
Devemos entender que a Bíblia nos diz que a fé daqueles que receberam o Espírito Santo não é resultado de suas próprias obras e atos, mas é o resultado de crer no evangelho da água e do Espírito (Atos 2:38, 3:19). Em outras palavras, se vamos receber o Espírito Santo ou não depende absolutamente da promessa estabelecida por Deus, e não dos nossos próprios esforços ou qualquer realização espiritual.
Como escrito nos Quatro Evangelhos, o Espírito Santo vem inevitavelmente àqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito.
O Espírito de Deus “é o presente dado àqueles que crêem na remissão dos pecados dada por Jesus.” Podemos reafirmar em muitas frases da Bíblia que o Espírito Santo vem sobre aqueles que crêem no evangelho do batismo de Jesus e no Seu sangue. Aqueles que receberam o Espírito Santo na Bíblia são os mesmos que creram no evangelho da água e no sangue para remissão dos seus pecados.
Mas da parte principal da passagem acima, podemos ver que o poder do Espírito Santo não é para a carne, mas para missão mundial. “E ser-me-eis testemunhas.” O propósito do habitar do Espírito Santo, em outras palavras, é fazer de nós testemunhas de Jesus. E sermos Suas testemunhas significa nos tornarmos Seus obreiros que pregarão o evangelho da água e do Espírito para o resto de nossas vidas. Os santos já pertencem ao Espírito Santo e são Seus servos. O Espírito Santo trabalha junto com o evangelho da água e do Espírito. Esse é o poder do verdadeiro evangelho.
Quando nós olhamos atentamente o relato do primeiro Pentecostes em Atos 2, descobrimos que o batismo do Espírito Santo nos discípulos foi para que eles anunciassem o evangelho da água e do Espírito dado por Jesus. Nos ministérios do Espírito Santo, o propósito de Sua vinda deve ser encontrado no difundir o evangelho da água e do Espírito.
Quando vem o “Dia de Pentecostes,” nós geralmente o associamos à confusão, lembrando do momento exato em que o Espírito Santo desceu. Hoje em dia, nós o associamos ao tipo de reunião onde as pessoas deitam no chão – com o pretexto de que quando recebem o Espírito Santo elas ficam cheias do Espírito – pulando e tremendo incontrolavelmente, com suas mãos como se tivessem recebido um choque elétrico. Mas essa obra não é do Espírito Santo. O Espírito Santo não trabalha assim. Ele só trabalha com e dentro da Palavra de Deus, especificamente com o evangelho da água e do Espírito.
Você crê no evangelho da água e do Espírito que te prepara para receber o Espírito Santo? Ou você ainda está correndo atrás de métodos feitos pelo homem para receber o Espírito Santo? O Espírito Santo vem quando as pessoas se arrependem dos seus pecados através de suas orações de arrependimento, ou quando elas abandonam seus ídolos? Nós recebemos o Espírito Santo através da oração?
O que realmente nos prepara para receber o Espírito Santo é o evangelho que se tornou real por meio do batismo e do sangue de Jesus. Não existe outro caminho senão conhecer o evangelho do batismo e do sangue de Jesus, o evangelho que nos permite receber o Espírito Santo dado por Deus, e crer nele e aceitar esse evangelho em nossos corações.
A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi o cumprimento da Palavra profética dada por Joel (Joel 2:29). E Deus concede o Espírito Santo àqueles que, agora nesse tempo, crêem no evangelho da água e do Espírito. O Espírito Santo vem sobre aqueles que crêem no evangelho que perdoou os pecados do mundo inteiro através do batismo de Jesus, Seu sangue na Cruz, e Sua morte e ressurreição. Você, também, certamente receberá o Espírito Santo como um presente quando crer no evangelho da água e do sangue.
Em Que Tipo de Evangelho os Discípulos de Jesus Criam?
Os discípulos foram aqueles que creram no batismo de Jesus e no sangue que Ele derramou para salvar os pecadores. Por quê? A razão é explicada muito bem em Atos 1:21-26. Quando os Apóstolos escolheram outro Apóstolo para substituir a Judas, eles escolheram alguém que cria no batismo de Jesus através do qual Ele levou todos os pecados da humanidade. Em outras palavras, ter fé no batismo de Jesus foi a qualificação mais importante para que os discípulos futuramente se tornassem Apóstolos. É claro, eles tinham que crer na verdade que Jesus era o Filho de Deus e se tornou o Salvador dos pecadores. Aqui, nós podemos ver a fé dos Apóstolos. Resumindo, os discípulos de Jesus creram completamente nos Seus ministérios públicos: Seu batismo, crucificação, morte na Cruz e ressurreição. Assim para se tornar um Apóstolo, a pessoa tem que crer no batismo que Jesus recebeu com intuito de levar os pecados do mundo.
Para nos tornarmos Seus discípulos nesses últimos tempos, nós, também, devemos crer na verdade da água e do Espírito. Se as pessoas ignoram um simples elemento dos ministérios públicos de Jesus – Sua Divindade, Seu batismo, através do qual Ele levou as iniquidades dos pecadores (Mateus 3:15), Seu sangue derramado na Cruz, e Sua morte e ressurreição, elas não podem então se tornar Seus discípulos. Você crê em Jesus enquanto ignora Seu batismo? Então, você não pode receber a remissão de pecados, mas ao contrário será destruído como um pecador. Porque todos nós que nos tornamos discípulos de Jesus, devemos crer no batismo que Ele recebeu e no Seu sangue na Cruz.
Para aqueles que têm o mesmo conhecimento da verdade assim como os Apóstolos de Deus tiveram, Ele os encheu com o Espírito Santo. Assim, podemos também receber o Espírito Santo somente quando tivermos a fé que crê no batismo que Jesus recebeu de João, Sua morte na Cruz, e Sua ressurreição.
Antes da vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, os discípulos estavam fracos e acovardados. Mas quando Deus derramou o Espírito Santo sobre eles como Ele havia prometido ao profeta Joel, todos eles se tornaram fortes e corajosos para pregar o evangelho da água e do Espírito publicamente.