Search

Κηρύγματα

Assunto 10: O Apocalipse (Comentários sobre o Apocalipse)

[Capítulo 2-3] Carta à Igreja de Esmirna (Apocalipse 2:8-11)

Carta à Igreja de Esmirna
( Apocalipse 2:8-11 )
“Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver: Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás. Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte”.
 

Exegese
 
Versículo 8: “Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:”.
A Igreja de Esmirna foi fundada enquanto Paulo ministrava à Igreja de Éfeso. De acordo com a passagem acima, os membros desta Igreja eram bastante pobres, que, devido a sua fé, eram hostilizados pelos judeus em sua comunidade. O quão perseguida esta Igreja foi pelos judeus pode ser visto pelo martírio de Policarpo, um Bispo na era dos Pais da Igreja. Os santos da Igreja primitiva enfrentaram perseguição constante pelos crentes judeus que rejeitaram a Cristo como seu Messias.
A Igreja de Esmirna foi fundada pelo Apóstolo Paulo. Quando fala “O primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:”, João está se referindo a Deus, que criou o Universo. Nosso Senhor Jesus, nascido da Virgem Maria, levou todos os pecados do mundo por meio do Seu batismo por João e foi julgado por estes pecados derramando Seu sangue na Cruz. Ele então ressurgiu dos mortos em três dias e está assentado à destra de Deus. Jesus fala ao anjo da Igreja de Deus não apenas como o Salvador, mas também como o Todo-Poderoso Deus.
 
Versículo 9: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás”. 
O Senhor Jesus conhecia todas as dificuldades e tribulações que a Igreja de Esmirna estava enfrentando. Apesar de ser uma Igreja pobre em termos materiais, a Igreja de Esmirna era rica espiritualmente. Em Esmirna viviam muitos Judeus, que Deus descreve como aqueles que “A si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás”. Estes Judeus se ofereceram como instrumentos de Satanás para serem usados cumprindo os seus propósitos e, assim, tornaram-se obstáculos à pregação do evangelho da água e do Espírito, perseguindo a Igreja de Deus. Eles criam que só eles eram Judeus ortodoxos e que apenas eles eram filhos de Abraão. Mas, na verdade, não só falharam em seguir a fé de Abraão, mas ainda pior, eles terminaram rejeitando o Deus de seus ancestrais. Sendo intensamente perseguida por esses Judeus, a Igreja de Esmirna era pobre, mas ainda era uma Igreja rica espiritualmente.
 
Versículo 10: “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
Deus falou para a Igreja de Esmirna: “Não temas as coisas que tens de sofrer”. Ele também disse: “Sê fiel até à morte” e prometeu que Ele daria a “Coroa da vida”. O Senhor Jesus conhecia de antemão que Satanás iria ameaçar alguns dos cristãos da Igreja de Esmirna e tentar acabar com a sua fé. É por isso que Ele prometeu que se permanecessem fiéis a Ele até a morte, Ele lhes daria a coroa da vida.
O que o Senhor Jesus está falando por meio desta passagem é que os servos de Deus e santos que vivem no fim dos tempos serão também perseguidos por Satanás e seus seguidores. Mas nós teremos a força para sermos fiéis a Deus até a morte, pois esta força vem com abundância até nós pela nossa fé no evangelho da água e do Espírito e nossa esperança no Novo Céu e Nova Terra que Deus nos prometeu.
 
Versículo 11: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte”.
Os crentes do fim dos tempos enfrentarão uma batalha contra o Anticristo e aqueles que estão contra Deus. Deus nos diz que aqueles que tiverem a esperança pelo verdadeiro evangelho e Céu triunfarão com a sua fé. Nos dando a Sua Palavra de verdade e fé, Deus capacitou todos os crentes para vencerem Seus inimigos. A única questão que permanece é se nós estaremos ou não ao lado de Deus e Seus servos.
Romanos 8:18 diz: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”. Nossa perseguição pelo Anticristo e seus seguidores durará pouco, talvez apenas 10 dias. Confiando em Deus, você pode suportar este curto período de sofrimento, vencer o Anticristo, glorificar a Deus e receber o Seu Reino Eterno como recompensa. Deus deu aos santos a força para vencer a sua batalha contra o Anticristo.
Vamos triunfar sobre o Anticristo com nossa fé no evangelho da água e do Espírito e vamos todos encontrar o Reino Milenar e o Novo Céu e Nova Terra, para vivermos juntos eternamente. A primeira morte se refere a nossa morte física, enquanto a segunda se refere à morte espiritual por meio da eterna punição no inferno. Para os santos, existe o martírio, morte física, mas não existe morte espiritual.
Eu agradeço a Deus por dar a Glória e a honra do martírio para nós, os crentes dos últimos tempos, como Ele deu aos mártires da Igreja primitiva.