Search

ΣΥΧΝΕΣ ΕΡΩΤΗΣΕΙΣ για την Χριστιανική Πίστη

Θέμα 3: Η Αποκάλυψη

3-1. O número 144.000 no capítulo 7 é literalmente o número de pessoas do povo de Israel que será salvo, ou é apenas uma figura simbólica?

O número 144.000 que aparece no capítulo 7 nos fala literalmente quantos israelitas serão salvos no fim dos tempos, 12.000 de cada uma das doze tribos de Israel no total de 144.000. Isso é cumprido pela providência especial de Deus através da qual alguns descendentes de Abraão, a quem Deus amou, serão salvos. Deus se lembra da promessa que Ele fez a Abraão, e então para cumprir esta promessa, Ele agora permitirá que o evangelho da água e do Espírito seja espalhado não apenas entre os gentios, mas também para o povo de Israel, os descendentes da carne de Abraão.
Dessa maneira, Deus determinou que por meio das tribulações do fim dos tempos e das duas testemunhas que Deus erguerá entre os israelitas, eles crerão que Jesus Cristo, a quem eles perseguiram e crucificaram, é de fato o seu verdadeiro Salvador. Através de Deus e da fé de Abraão, os israelitas se tornaram os recebedores do amor especial de Deus.
Deus decidiu que Ele libertaria especialmente 12.000 de cada uma das doze tribos de Israel dos seus pecados e destruição, e os selou com o selo de Deus por meio do Seu anjo. Entre o povo de Israel, portanto, 144.000 receberão a marca que mostra que eles se tornaram o povo de Deus. Este número será dividido igualmente entre as doze tribos, pois o amor de Deus por eles não é baseado em favoritismo por nenhuma tribo em particular, mas Ele reveste a todos na mesma Graça de se tornarem o Seu povo. Apesar das pessoas deixarem suas próprias emoções encobrirem o seu julgamento, Deus trabalha em todas as coisas com absoluta justiça e equidade.
Após selar os 144.000 dos israelitas com o selo da salvação, Deus então trará as grandes pragas a esta Terra. Deus tornou um total de 144.000 israelitas o Seu povo, 12.000 de cada uma das suas doze tribos – das tribos de Judá, Rubem, Gade, Aser, Naftali, Manassés, Simeão, Levi, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Isso para manter a promessa que Deus fez a Abraão e Seus descendentes que Ele se tornaria o Seu Deus.
Portanto, Deus decidiu salvar 144.000 dos israelitas. O número 14 aqui, como aparece em Mateus 1:17, tem um significado especial para nós, nos dizendo que Deus começará sua nova obra entre os israelitas. Este número contém a vontade de Deus, que Ele agora concluirá a história do primeiro mundo nesta Terra e permitirá que aqueles israelitas que forem salvos vivam no Novo Céu e Nova Terra.
Quando nós olhamos para a linha genealógica de Abraão até Jesus Cristo, nós podemos perceber que de Abraão até Davi se passaram 14 gerações, de Davi até o cativeiro na Babilônia se passaram 14 gerações, e do cativeiro na Babilônia até Cristo se passaram outras 14 gerações. Em outras palavras, nós podemos perceber que Deus começa a Sua obra a cada 14 gerações. Deus selou 144.000 israelitas com o desejo de que Eles vivam uma nova vida, não neste mundo presente, mas no Reino de Deus. Como nós podemos ver, Deus é o Fiel que certamente cumpre o que Ele uma vez prometeu e preparou para a humanidade.