Search

Sermons

Assunto 12: A Fé do Credo dos Apóstolos - Os Princípios Elementares de CRISTO

● Sermão sobre o Santo Filho 8 : Qual a Fé Que Deus Declarou Ser Grandiosa?

(Mateus 8:5-10)
“E, entrando Jesus em Capernaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe, e dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e violentamente atormentado. E Jesus lhe disse: eu irei, e lhe darei saúde. E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará; pois tembém eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: vai, e ele vai; e ao outro: vem, e ele vem; e ao meu criado: faze isto, e ele o faz. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.”
 
 

A Fé do Centurião

 
Quando Jesus entrou em Capernaum, um centurião veio a Ele, rogando-lhe dizendo: “Senhor, meu criado jaz em casa paralítico, e violentamente atormentado.” E Jesus disse a ele: “eu irei, e lhe darei saúde.” O centurião respondeu e disse: “Senhor, não sou digno que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará; pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: vai, e ele vai; e ao outro: vem, e ele vem; e ao meu criado: faze isto, e ele o faz.” Quando Jesus ouviu isso, ficou maravilhado, e disse àqueles que o seguiam: “em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.”
Existem pessoas neste mundo que, igual ao centurião, tem a fé que crê que tudo é possível somente com uma Palavra de Jesus. Podemos ver então que estes que possuem essa fé é que são abençoados, e esse centurião com uma fé tamanha possuia a mesma fé daqueles que nasceram de novo. O centurião, tendo sentido compaixão por um de seus subordinados que estava paralítico, veio até Jesus buscando a cura para ele. Podemos ver que esse centurião compartilhou seu destino com os homens sob seu comando apesar de todas as dificuldades, e que ele tinha um grande amor por eles.
O centurião implorou muito a Jesus pela cura do seu criado, e Jesus o atendeu. Dessa passagem, podemos claramente ver que a determinação da fé desse centurião era tal que ele creu que Jesus era o Filho de Deus. Ele creu na Palavra da verdade de Jesus – isto é, ele creu que Jesus era o Filho de Deus que havia ressuscitado dos mortos e nos curou totalmente dos nossos pecados.
“Senhor, não sou digno que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará.” O centurião disse isso não porque ele não queria que Jesus fosse à sua casa, mas porque primeiramente ele tinha fé na Palavra de Deus. Se as pessoas estiverem dispostas a servir e adorar a Deus, então através da Palavra de Deus, elas poderão receber a remissão dos seus pecados, ter a fé semeada em seus corações pela Palavra, e também receber as bênçãos descritas na Palavra de Deus. Esta é a fé do centurião.
Mesmo que não tenhamos nada em nossas mãos, se nós somente cremos na Palavra de Deus, as bênções abundantes do Senhor serão nossas. Da passagem acima, podemos ver quão grande era a fé do centurião.
O que é a fé saudável? Crer em Deus que cumpriu e cumprirá todas as coisas somente pela Sua Palavra é a fé saudável. Quando você tem conhecimento da Palavra de Deus e fé nesta Palavra, você também recebe maravilhosas bênçãos em sua vida, assim como o centurião.
O centurião pediu a Jesus que dissesse somente uma palavra; tal fé é grandiosa. Aqueles como nós que adoram e temem a Deus crêem que Seu grande poder pode, apenas pela Palavra de Deus, nos salvar dos nossos pecados, permitir que recebamos a vida eterna, e nos levar a ter uma vida de bênçãos. As bênçãos de Deus só podem chegar até nós quando cremos na Sua Palavra. A fé que crê na Palavra realmente nos permite viver uma nova vida.
João 8:32 afirma: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Quando nos abrigamos na Palavra de Deus e cremos nas Escrituras como elas são, essa Palavra então trabalha em nossos corações de uma maneira concreta, transforma nosso exterior, nossa alma, tudo em nós, e assim nos capacita a entrar no Céu ao invés do inferno.
É errado fazer parte da igreja se alguém não tem fé na Palavra de Deus. Se alguém não crê na Palavra de Deus, então fazer parte da igreja é meramente um ato religioso, algo que alguém faz por fazer e não tem nada a ver com a salvação.
Esta fé do centurião é aquela que crê em Deus e na Sua palavra. Muito tempo atrás, haviam muitos que criam na Palavra. Nossos pais da fé como Abraão, Isaque, e Jacó tinham fé nessa Palavra. Abraão seguiu a Palavra (Gênesis 12:4), e Isaque, seguindo o caminho de seu pai, também creu na Palavra de Deus que Abraão havia crido. Abraão creu na Palavra de Deus que Ele lhe daria descendentes e uma terra como aconteceu, e ele passou isso para seu filho Isaque. E Deus, de fato, permitiu aos descendentes de Abraão que possuíssem a terra de Canaã, hoje Israel.
Por crer na Palavra, nos tornamos os justos nascidos de novo e filhos de Deus. O que é verdadeiramente maravilhoso é que eles se tornaram justos em primeiro lugar. Eles se tornaram justos por receber a Deus através de suas ardentes orações, o falar em línguas, curas milagrosas, ou adoração santa? Podemos receber a Deus somente ao confessá-lo como nosso Pai?
 
 

A Fé Verdadeira é Crer na Palavra de Deus

 
A fé em Deus não pode vir por emoções, devoção, ou pela própria capacidade de alguém. Eu tenho visto muitos cristãos fazendo ardentes orações de arrependimento derramando lágrimas, confessando bem alto seus pecados. Falando de uma maneira geral, se tornou uma prática corriqueira para os cristãos que têm frequentado a igreja por muito tempo lavar seus pecados através de orações de arrependimento com muitas lágrimas. Nossa geração tem se tornado corrupta, onde os cristãos, vendo tais demonstrações exteriores, aprovam a fé de cada um baseados nisso.
As seitas estão interessadas no movimento pentecostal, misticismo, e materialismo. E estão dispostas a ir atrás de tais tendências errôneas de uma forma tumultuosa e desesperada. Porém todos os seus seguidores, enquanto tiverem satisfação e conforto passageiros com tais crenças, não podem continuar nada além do que tendo uma vida confusa com o coração vazio. Essa pode ser a prova que tais pessoas não nasceram de novo, nem receberam o Espírito Santo, e muito menos creram na Palavra de Deus. Crer em Jesus é crer na Palavra de Deus.
Jesus disse que grande era a fé do centurião. Vamos descobrir porque Ele disse isso. Os pecadores que têm a liberdade de crer ou seguir a Palavra de Deus não conseguem entender os justos que possuem a fé no Deus da Palavra.
De um modo particular, o movimento pentecostal, no qual os pecadores estão propensos à queda, afirmam que o falar em línguas é uma evidência que prova que alguém recebeu o Espírito Santo, que se tornou filho de Deus, e da própria salvação. Eles portanto falam em línguas em todo lugar. Mas muitos cristãos que dizem falar em línguas na verdade falam falsas línguas. Os nascidos de novo não aguentam ficar perto daqueles que falam em línguas. Satanás trabalha de maneira tão enganosa no movimento pentecostal que aqueles que acreditam em visões e poder sobrenaturais, e aqueles que vão atrás de sinais, milagres, e visões fora da fé na Palavra de Deus, não têm como chegar nem perto da fé do centurião. A fé deles é uma pseudo-fé que é fundamentalmente diferente da fé do centurião, que procura somente o que não pode ser visto com os olhos.
A fé do centurião é aquela que crê em tudo que Jesus disse, confessando: “mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará.” Crer que tudo que Deus diz será devidamente realizado, em outras palavras, é a fé do centurião.
Para os cristãos de hoje, o falar em línguas não significa que eles receberam a remissão de pecados, nem que eles se tornaram filhos de Deus. Muito menos ter visões significa que eles nasceram de novo, nem afirmar que possuem dons espirituais que eles têm a fé dos que nasceram de novo.
Falando francamente, tais pessoas se prendem às coisas místicas porque elas não têm nenhuma fé. Essas coisas são dadas por Satanás. E tal fé mística dura somente uma semana no máximo. Passados poucos dias depois, elas começam a buscar ao Senhor novamente, procurando onde podem encontrar milagres e sinais. Essa é a prova da razão pela qual elas não possuem o Espírito Santo em seus corações.
Se Jesus, a Palavra de Deus, está em nós, e se recebemos a remissão de pecados o Espírito Santo realmente habita em nós, então nunca caíremos em tais armadilhas. Muito menos podemos trabalhar ao lado deles, porque somos totalmente incompatíveis com eles, e, acima de tudo, a nossa própria semente é diferente da deles.
A graça de Deus que Ele nos concedeu é tão grandiosa que Ele nos permite, diferentemente daqueles que vão atrás de sinais e milagres, crermos e seguirmos Sua Palavra. Eu só tenho que agradecer a Ele então.
Ter fé e se tornar um justo acontece somente quando cremos na Palavra de Deus. Quando os pecadores renegam seus próprios pensamentos, revelando o que realmente são diante da Palavra de Deus, ouvindo humildemente o que a Palavra diz a eles, e crendo realmente nela, eles podem então se tornar justos. Este é o poder de Deus e o poder da Sua Palavra. Eles podem assim entrar no Reino dos Céus, e se tornar mesmo filhos de Deus.
Nós podemos ter vidas abençoadas em gratidão e alegria. Mas todas essas bênçãos acontecem através da Palavra de Deus, porque essa é a própria verdade. Vendo a fé do centurião, nosso Senhor disse: “grande é sua fé.” Alguém que está paralítico não pode fazer nada por si mesmo. Da mesma maneira, os pecadores não podem fazer com que seus pecados desapareçam por eles mesmos. Mas eles podem ser totalmente perdoados dos seus pecados somente pela Palavra de Deus, e essa é a fé de que nosso Senhor falou quando se referiu à fé do centurião.
Nós recebemos a remissão de pecados crendo na Palavra de Deus. Depois então, reconhecemos quão importante para nós é ter fé na Sua Palavra. Antes de nascermos de novo, não podemos perceber quão essencial é ter fé na Palavra. Somente a Palavra de Deus pode apagar nossos pecados. É porque o centurião tinha essa fé que ele disse: “mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará.”
Nossos pecados não podem ser apagados pelos nossos próprios esforços, nem por qualquer outra coisa a não ser a Palavra de Deus. Eles só podem ser apagados pela Palavra de Deus. É somente por crer na verdadeira Palavra de Deus da água e do Espírito que somos salvos, não por pensamentos, doutrinas, esforços, arrependimento e santificação produzidos pelo próprio homem. A salvação recebida em sonhos ou visões não é salvação. A remissão dos pecados recebida não pela Palavra de Deus ao nascer de novo da água e do Espírito não é salvação.
Existem muitos que se tornam até mesmo mais pecadores quando confessam crer em Jesus e passam a fazer parte da igreja. Hebreus 1:3 diz: “sustentou todas as coisas pela Palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados.” A razão pela qual tais pessoas se tornam ainda mais pecadoras e não são libertas de seus pecados mesmo crendo em Jesus é porque elas não conhecem a Palavra de Deus corretamente. Aquele que lavou todos os pecados da humanidade é Jesus. Porque o que Jesus fez está escrito em detalhes na Palavra de Deus, e é crendo nessa Palavra que nos tornamos justos e vivemos uma vida cheia de bênçãos. Aqueles que não receberam a remissão de pecados pela Palavra, não importa quem eles sejam, são todos mentirosos. Jesus é o caminho e a vida. Não importa como as pessoas se ajoelham e fazem suas orações de arrependimento com fervor durante os cultos de adoração, pois deixando a Palavra de Deus de lado, isto não os faz aptos a entrar no Reino dos Céus. Os esforços, dedicação, e obras dos seres humanos não podem apagar seus pecados. Todo tipo de fé e remissão de pecados que não são constituídos somente pela Palavra pertencem ao diabo.
Nada nesse mundo, mesmo que seja poder para expulsar demônios, pode fazer com que as pessoas sejam amadas pelo Senhor, e mesmo que elas sejam martirizadas, isso não significa que suas almas estão salvas. Se as pessoas não firmarem sua fé de uma forma concreta na Palavra, isso será inevitavelmente mudado no final. Todos os componentes de sua fé, assim como sua fé em Deus, na salvação, e em Seu juízo, mudarão conforme o tempo for passando. Todas essas coisas são completamente fúteis.
Pessoas que afirmam ter tradições, que se orgulham de sua linhagem e estirpe, e se vangloriam de suas denominações, de sua fé, ou do que eles já fizeram – essas pessoas por elas mesmas afirmam ser o povo de Deus. Mas Deus disse que iria lançar essas pessoas no inferno. Estaria tudo bem se elas se orgulhassem da Palavra como ela realmente é. Todavia, pelo fato delas não agirem assim e crerem nEle baseadas nos seus próprios padrões, Deus disse que as lançará na escuridão.
Mateus 7:23 afirma: “nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” O que é iniquidade? Iniquidade diz respeito às obras daqueles que declaram crer em Deus e usam Seu poder mesmo não tendo fé realmente.
A igreja de Deus é onde ouvimos a Palavra de Deus. É um lugar onde podemos nos despojar de nossos próprios pensamentos, e ouvir e seguir a Palavra. Existem pessoas que dizem que mesmo permanecendo em pecado, eles poderão entrar no Reino de Deus porque eles fazem parte da igreja e crêem em Jesus. Aqueles que falam de uma maneira religiosa são ainda mais enfáticos, dizendo que eles são “os pecadores salvos.” E mesmo que não haja fé em seus corações, eles declaram crer em Deus e afirmam que Ele os levará ao Céu. Veja você mesmo se consegue encontrar qualquer parte da Bíblia onde tais afirmações foram antes escritas.
Os santos representam aqueles que não são pecadores – isto é, eles representam a justiça. Aqueles que se gabam da sua religiosidade dizem: “Deus nos recebeu como justos mesmo sendo pecadores, mas isso não significa que somos realmente pecadores.” Mas Deus não nos justifica porque fazemos parte de uma igreja. Longe disso, as pessoas que dizem que entrarão no Reino de Deus devido suas obras realizadas pela fé estão amando a Deus com um amor falso, porque vem deles próprios a sua salvação, e não recebida do Senhor pela fé. Tais pessoas não podem ser salvas. Os pecados nos seus corações são a prova que eles não foram salvos. Qualquer um que tenha o pecado gravado em seu coração, mesmo que creia no Senhor, será lançado no inferno.
Tendo apagado todos os pecados do mundo, Jesus nos disse para crermos nEle. Deus se agrada daqueles que crêem em Jesus, que são libertos de seus pecados, e se tornaram justos. Deus preparou o Céu para os justos. “Senhor, eu creio que Tu levastes meu pecado. Mas por favor lave este pecado que eu tenho. Por favor, me perdoe por este pecado.” Se alguém orar assim, então isso só pode significar que essa pessoa não crê realmente no evangelho de Deus, e faz de Deus apenas um mentiroso.
Aqueles que condenam a si mesmos, ainda que creiam em Jesus, não são nada mais do que heréticos. Nós devemos entender bem que não há condenação em Jesus Cristo (Romanos 8:1). Os pecadores não podem apagar os pecados de outras almas pecadoras com a Palavra, mas eles acabam fazendo deles pecadores que de alguma maneira acreditam em Jesus, assim como eles. Mas aqueles que receberam a remissão dos seus pecados podem, por causa dessa poderosa Palavra de remissão que neles há, levar os pecadores a se tornar sem pecado também. É assim que nos tornamos justos por crer em Jesus.
Bênçãos hão de renascer pela Palavra de Deus. Bênçãos hão de seguir o líder espiritual, e unir a todos para servir à igreja e anunciar o evangelho da remissão de pecados às almas perdidas. O centurião, mesmo sendo um gentio, creu na Palavra de Deus como ela é. Ele assim foi salvo, e se tornou um homem perfeito e justo. Ao contrário dele, aqueles que se vangloriam como os judeus ortodóxos estão abandonados, porque eles não conhecem realmente a Jesus. E isto está certo?
A fé na Palavra nos faz mudar de uma vida de pecado para uma vida de salvação, e nos permite ser abençoados por toda a Palavra. A fé em Deus é crer nEle e na Sua Palavra. E por isso o centurião teve a fé que Deus declara ser grandiosa. Tal fé existe em nós pela graça de Deus, para que creiamos que Sua Palavra tem sido e será cumprida exatamente como ela é.
As pessoas que ainda não possuem essa fé do centurião, se somente crerem na Palavra de Deus, pela fé elas se tornaram como o centurião. A fé que mais Deus aprova é aquela que crê exatamente naquilo que Ele disse. Crer no Deus que nos fez sem pecado é a fé do centurião.