Search

Sermons

Assunto 12: A Fé do Credo dos Apóstolos - Os Princípios Elementares de CRISTO

● Fé na Santa Igreja Universal

A confissão de fé do Credo dos Apóstolos “no Espírito Santo” é seguida pela sua confissão de fé na “Santa Igreja Universal.” Aqui, a palavra “universal (ou católica)” não se refere à Igreja Católica Romana, mas à igreja univesal do Senhor Jesus Cristo.
Os Apóstolos, que criam no batismo e no sangue de Jesus, deram testemunho de Jesus a muitas pessoas no dia de Pentecostes. Então, eles se arrependeram, e também creram no batismo de Jesus, e se tornaram santos, e dessa maneria a Igreja foi instituída pela primeira vez. Sendo assim, aqueles que criam nas obras do Espírito Santo também criam na Igreja, a qual foi instituída por essas obras do Espírito.
 
 

Que Tipo de Igreja é a Igreja de Deus?

 
Nos textos originais das Escrituras, a palavra “igreja” é “ἐκκλησία” (Ekklesia), e significa “a reunião dos chamados.” Em outras palavras, isso diz respeito à reunião daqueles que crêem no batismo e no sangue de Jesus, e na verdade que Ele os deu a salvação.
A Igreja de Deus é a reunião daqueles que crêem na verdade que Jesus salvou os pecadores com o batismo que Ele recebeu e com sangue que Ele derramou na Cruz. Deus faz distinção entre a Igreja que Ele mesmo fundou e outras que não têm nada a ver com Ele. A Igreja que foi fundada por Deus é aquela que foi instituída para dar a bênção da remissão dos pecados a todas as pessoas. Assim, a Igreja fundada por Deus não ensina a ética e a moral da humanidade, mas ensina o batismo de Jesus para remissão dos pecados, o sangue da Cruz, e a salvação. O Senhor portanto entregou Sua Igreja àqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito. Meros mortais não podem enfraquecer essa Igreja, e nem mesmo Satanás pode prevalecer contra ela (Mateus 16:18). Deus mesmo governa Sua Igreja, a guia e opera nela.
A reunião dos santos que foram salvos por terem crido no evangelho da água e do Espírito é a Igreja de Deus (1 Coríntios 1:2), e é portanto o lugar onde Seu amor especial e proteção são encontrados (Romanos 8:35-39). Sendo assim, Deus abençoa aqueles que servem a Sua Igreja e castiga aqueles que a perseguem.
A expressão “santa Igreja” sugere que todos os crentes que pertencem à Igreja são os justos que receberam a remissão dos seus pecados por terem crido no batismo e no sangue de Jesus, e a reunião de tais pessoas é chamada Igreja de Deus. Portanto, para fazer parte da santa Igreja de Deus, primeiro deve-se crer no evangelho da água e do Espírito.
Na santa Igreja, os santos adoram a Deus dando graças, glória, e louvor a Deus na fé que crê no evangelho da água e do Espírito, e crendo na Sua Palavra.
A razão principal do louvor que prestamos a Deus é adorá-Lo ao crer no evangelho da Palavra da verdade que Ele salvou os pecadores de seus pecados e iniquidades. Somente aqueles que crêem no batismo de Jesus e no sangue da Cruz para sua própria salvação são os verdadeiros adoradores de Deus.
Na Igreja de Deus, as pregações do evangelho da água e do Espírito são realizadas sem parar. Sendo assim, devemos adorar a Deus com toda nossa fé, dentro desse evangelho da água e do Espírito que é testemunhado na Igreja de Deus.
A verdadeira adoração dada a Deus, portanto, é a adoração da fé individual no verdadeiro evangelho, não uma adoração inspirada por uma atmosfera religiosa. Os verdadeiros adoradores sempre adoram a Deus em espírito e em verdade (João 4:24). Como Hebreus 10:25 declara: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”
É através do batismo de Jesus e do sangue da Cruz que somos limpos de nossos pecados. Os seres humanos devem admitir que sua existência é, por causa do pecado original e dos seus pecados pessoais, como uma pilha de esterco imundo. Porém mesmo essa imundícia pode ser limpa quando coberta pela neve. Da mesma maneira, quando cremos no batismo de Jesus e no sangue da Cruz para nossa própria salvação, podemos então nos tornar limpos. Porque Jesus já expiou todos os nossos pecados com Seu batismo e Seu sangue na Cruz, e porque Ele assim nos tornou justos, se nós crermos somente nisso, poderemos receber a remissão dos nossos pecados e nos tornar justos. É por esse motivo que 1 Coríntios 1:2 afirma: “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invovam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.”
Nós cremos que nos tornamos justos por crer no batismo de Jesus e no sangue da Cruz para a remissão dos nossos pecados, e é por essa fé que nós iremos entrar no Céu. Qualquer um que crê nessa verdade pode entrar no Reino de Deus, não importa quem ele ou ela seja, se do Ocidente ou do Oriente, homem ou mulher, velho ou jovem, rico ou pobre, afortunado ou desafortunado, culto ou ignorante.
Um vendedor de balões de gás estava com seus balões brancos flutuando no ar. Uma menina negra se aproximou dele e perguntou: “balões negros também podem flutuar até o céu?” O vendedor respondeu: “mas é claro.” Qualquer um que creia no verdadeiro evangelho de Jesus pode entrar no Céu. Não há diferença (Romanos 3:22; Gálatas 3:28). Mas diante de Deus, ninguém que tenha pecado poderá ascender ao Céu. Mesmo que essa pessoa de alguma maneira acredite em Jesus, se ela ainda tiver pecado, não poderá subir então. Todavia, porque Deus já perdoou todos os pecados da humanidade com o evangelho da água e do Espírito, qualquer um que conheça e creia em Jesus corretamente pode entrar no Céu. Por quê? Porque ele não terá mais nenhum pecado. Qualquer um que creia no batismo que Jesus recebeu de João e no sangue da Cruz para salvação dos seus pecados pode entrar no Céu pela fé.
Quando Jesus for levar nossas almas para o Céu, isso será possível porque nós não teremos mais pecado. Nosso Senhor é onipotente. E sendo assim, o começo, o processo, e o resultado são os mesmos. Nossas obras serão imperfeitas até o dia em que entrarmos no Céu. Mas as obras do Senhor, Seu batismo e sangue da Cruz, será perfeito para sempre, e nos tornou santos. Por isso que Efésios 1:4 diz: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor,” e 1 Tessalonicenses 5:23 declara: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”