Search

FAQ on the Christian Faith

Subject 4: FAQ from the Readers of Our Books

4-2. Você escreveu: “Podemos nos tornar perfeitamente sem pecados quando acreditamos no evangelho da água e do Espírito no nosso coração”. Mas, a Bíblia diz: “Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e para nos purificar de toda a injustiça. Se dizemos que não pecamos, tornamo-Lo mentiroso, e a Sua palavra não está em nós”. (1 João 1:8-10). Como interpretar esta passagem? Será que esta passagem não significa que somos pecadores até morrermos, e que devemos fazer as orações de arrependimento para sermos perdoados dos nossos pecados todos os dias?

1 João 1:8-10 afirma: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemos Dele um mentiroso, e sua palavra não está em nós”.
“Se dissermos que não temos pecado”, significa “se não confessarmos que nascemos pecadores e que não podemos deixar de pecar por toda a vida diante da Lei”. Como sabemos, todos devem confessar os seus pecados. No entanto, isso não significa que devemos confessar os nossos pecados diários para sermos perdoados desses pecados todos os dias, mas significa que devemos confessar que somos muito fracos para evitar pecar por nós mesmos sem crer em Jesus. Portanto, se alguém disser que não tem pecados, mas esteja nas trevas com pecados em seu coração, a verdade não está nele.
“Se confessarmos os nossos pecados”, significa “se confessarmos que sempre pecamos, desde o momento de nosso nascimento até o dia em que morremos, e que não podemos viver sem pecar, mesmo que queiramos evitar o pecado”. Não significa que temos que nos arrepender e pedir perdão ao Senhor Jesus todas as vezes que pecamos. O Senhor Jesus já apagou todos os pecados do mundo com o Seu batismo e a Cruz há aproximadamente 2000 anos. Portanto, tudo o que temos que fazer agora é confessar que não podemos deixar de ser pecadores sem Ele e que o Seu evangelho apagou todos os nossos pecados de uma vez por todas.
“Se dissermos que não pecamos, fazemos dele um mentiroso, e a sua palavra não está em nós”, significa o seguinte: A Lei nos dá o conhecimento do pecado e revela os nossos pecados que estão escondidos em nossos corações. Portanto, temos que confessar que pecamos diante da Lei. No entanto, aqueles que não aceitam a Lei não confessarão que pecaram. A Lei nos faz confessar os nossos pecados e nos leva a Jesus Cristo que lavou todos os pecados do mundo por meio do Seu batismo e da Sua Cruz.