Search

Sermones

Assunto 12: A Fé do Credo dos Apóstolos - Os Princípios Elementares de CRISTO

● Sermão sobre o Espírito Santo 5 - Os Ministérios do Espírito Santo

(João 16:5-11)
“E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: para onde vais? Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza. Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque eu vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe desse mundo está julgado.”
 
 
Vamos examinar o que o Espírito Santo fez quando Ele veio a essa terra.
 
 

Primeiro, o Espírito Santo Convence o Mundo do Pecado

 
A passagem acima nos diz que o Espírito Santo convence o mundo “do pecado.” Colocando de uma forma diferente, o Espírito convence as pessoas de seus pecados que as levam ao inferno. Esse pecado é o de não acreditar que Jesus levou sobre Si todos os pecados da humanidade de uma vez por todas vindo a essa terra no corpo de um homem, e sendo batizado por João, tudo isso para salvar os pecadores.
Ao ser condenado por causa dos pecados da humanidade através do batismo de Jesus Cristo e o sangue da Cruz, Deus salvou você e a mim dos nossos pecados e do castigo, e Ele nos tornou justos.
O Espírito Santo convence o mundo que não crê nessa verdade. É o Espírito Santo que dá testemunho da verdade que, não crer na salvação da água e do sangue dada por Jesus, é o próprio pecado que leva ao inferno. E é também o Espírito Santo que sela os nascidos de novo com um selo: “Vós sois meus filhos.” É assim que chamamos a Deus como Abba, Pai. É porque nos tornamos justos que podemos chamar o Deus Santo de nosso próprio Pai.
 
 

Segundo, o Espírito Santo Aponta a Justiça de Deus

 
Jesus disse na passagem acima: “da justiça, porque eu vou para meu Pai, e não me vereis mais.” Jesus mesmo é a própria justiça de Deus.
A “justiça de Deus” fui cumprida com o batismo e o sangue de Jesus: Jesus Cristo levou sobre Si todos os pecados da humanidade ao vir a essa terra e ser batizado, carregando os pecados do mundo até a Cruz, e expiando-os de uma forma perfeita ao derramar Seu sangue até a morte. O Espírito Santo testifica que Jesus nos salvou através do Seu batismo e do Seu sangue.
O Espírito Santo portanto nos diz: “Não crer em Jesus é o pecado que leva as pessoas ao inferno. E que receber a remissão de pecados – isto é, que Deus salvou você com a água e o sangue – é a própria justiça de Deus.”
 
 
Terceiro, o Espírito Santo Fala do Juízo
 
Jesus continuou a dizer na passagem acima: “do juízo, porque já o príncipe desse mundo está julgado.” O Espírito Santo dá testemunho de que Jesus Cristo julgou o diabo com Sua perfeita justiça – Seu batismo e Seu sangue na Cruz.
O diabo sabia que Jesus era o Filho de Deus. E foi por isso que ele planejou crucificar Jesus. Foi um trabalho de Satanás, que pensou que matar Jesus significaria sua vitória.
Satanás portanto incitou o povo a crucificar Jesus. Tendo sido crucificado então, Jesus derramou todo o sangue de Seu coração. Sempre que o coração de Jesus batia, sangue saía das suas veias. Pouco antes de Sua morte, Ele disse estar com sede, e quando levaram vinagre a sua boca, Ele bradou: “Está consumado,” e então morreu. Mas em três dias, Ele ressuscitou dos mortos.
As obras do Espírito Santo são manifestadas através dos justos com o evangelho da água e do Espírito. Infelizmente, não há muitas pessoas que receberam a remissão de pecados pelas obras da Palavra e do testemunho do Espírito Santo a esse ponto. E por quê? Porque as pessoas foram enganadas pelas obras do diabo, e elas portanto são incapazes de nascer de novo, recebendo o espírito de demônios que as engana por se passarem pelo Espírito de Jesus.
Jesus nos salvou vindo a essa terra, sendo batizado, morrendo na Cruz, e ressurgindo dentre os mortos – isso significa que Ele nos tornou justos e portanto nos levará ao Céu. É isso que o Espírito Santo testifica.
Muitas pessoas em todo o mundo ainda são pecadoras e continuam com seus corações maculados mesmo depois de crer em Jesus por 10, 20 ou até mesmo 50 anos. Nós podemos ver isso em algumas pessoas que, por mais que elas tenham crido, mais presas ficaram aos seus pecados. Tendo recebido o poder de demônios, elas erradamente pensam que falar em línguas, que nada mais são do que palavras incompreensíveis, e experiências alucinadas, significam que receberam o Espírito Santo. Mas estes não são dons do Espírito Santo mas de demônios. Estes, em outras palavras, são cristãos sendo possuídos por demônios por causa de sua incapacidade de discernir as obras do Espírito Santo das obras dos demônios. As características da possessão demoníaca inclui convulsões violentas, palavras totalmente incompreensíveis, olhos virados e corpo tremendo, e atos impessoais cometidos desaforadamente. As obras de Satanás fazem com que as pessoas tenham uma vida de fé que é extremamente impessoal, sem nenhuma inteligência mas apenas com sentimentos e vontade.
As obras do Espírito Santo, ao contrário, testificam através da palavra o que é o pecado, o que é a justiça, o que é nossa salvação em Deus, o que é Seu juízo, em que evangelho devemos crer para sermos salvos, e quem são aqueles que serão condenados ao inferno.
Onde está a evidência da sua salvação do pecado? Você foi salvo por crer na verdadeira palavra escrita de Deus. É porque essa Palavra de Deus está escrita em nossos corações que fomos salvos dos nossos pecados. Mas muitos cristãos não podem aceitar o lindo e verdadeiro evangelho porque um monte de falsos ensinamentos foram embutidos em suas mentes antes. Assim como não havia quarto algum na estalagem para acomodar Maria que estava grávida de Jesus, essas pessoas devem primeiramente esvaziar seus corações antes de aceitar Jesus, e se apegar e crer na Palavra escrita de Deus.
Devemos nos apegar e crer no evangelho da água e do Espírito, e na promessa que Jesus virá nos salvar. É dessa maneira que podemos ser eternamente salvos dos nossos pecados e aprovados por Deus o Espírito Santo. É nos corações daqueles que se tornaram justos por crer em Jesus que Deus o Espírito Santo pode habitar. Nós recebemos a remissão dos pecados, mas não temos como deixar de pecar novamente. Claro, nós não pecamos por querer, mas por causa da nossa fraqueza. Ninguém pode resistir a tentação de roubar se não tiver comido por mais de três dias; da mesma forma, não podemos deixar de pecar sempre, mas ainda diremos que recebemos a remissão de pecados porque temos a Palavra de Deus em nossos corações.
É por isso que 1 Pedro 3:21 diz: “Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo,” e 1 Pedro 1:23: “sendo de novo gerados, não de semente corruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”
Diante de Deus, o Espírito Santo convence as pessoas do pecado, da justiça, e do juízo. Nós fomos salvos do pecado por crermos no evangelho da verdade dado por Jesus Cristo. Cremos que o batismo de Jesus e Sua crucificação são o amor de Deus que salvou a nós pecadores. E muitas pessoas devem receber a vida eterna ao crer na salvação que Jesus, que é o Juiz, tem dado a elas.