Search

Preken

Assunto 12: A Fé do Credo dos Apóstolos - Os Princípios Elementares de CRISTO

● Sermão sobre o Espírito Santo 4 - Quando o Espírito Santo Vem?

(Atos 2:1-4)
“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
 
 

Quando o Espírito Santo Veio a essa Terra?

 
Agora, eu gostaria de explicar como o Espírito Santo veio até as pessoas.
A passagem principal de Atos 2 nos diz que o Espírito Santo veio sobre os discípulos no dia de Pentecostes. Isso significa que eles, que já haviam recebido o Espírito Santo, receberam um enchimento maior do Espírito. Nós devemos desvendar isso primeiro.
Algumas pessoas afirmam que depois de crer em Jesus, temos que receber novamente o Espírito Santo como o fenômeno mostrado em Atos 2. Devemos refletir sobre essa afirmação e examinar quão absurda ela é.
Na realidade, aqueles que fazem tal afirmação não conhecem a verdade revelada na Bíblia. Nós recebemos o Espírito Santo como um presente simultaneamente à remissão de pecados que recebemos quando cremos em Jesus (Atos 2:38). Como podemos receber o Espírito Santo separadamente, somente depois de um espaço de tempo do momento em que cremos em Jesus? Tal fé não é a verdadeira fé. Até hoje, existem muitas pessoas que, ao invés de crer em Jesus como seu Salvador, ainda esperam a remissão de pecados que possa limpar completamente seus corações tornando-os tão brancos como a neve. Essas pessoas são pecadoras, e portanto, o Espírito Santo não pode habitar nelas. Devemos entender que aqueles que crêem em Jesus dessa maneira crêem em vão. Devemos entender também que o Espírito Santo vem somente para aqueles que crêem em Jesus conforme o verdadeiro evangelho e nascem de novo.
O Espírito Santo foi enviado a essa terra depois da ressurreição de Jesus. Quando Jesus estava nessa terra nos tempos do Novo Testamento, o Espírito Santo não havia ainda descido sobre os discípulos. Jesus disse: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios d’água viva correrão do seu ventre” (João 7:37-38). E o Apóstolo João claramente interpretou isso, dizendo: “E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (João 7:39).
Assim, foi somente após Sua ascensão que Jesus enviou o Espírito Santo como Ele havia prometido (João 16:7). Atos 1:4-5 sustenta essa interpretação: “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” Isto foi verdade pois o Espírito Santo não veio a essa terra e aos corações dos discípulos até o dia do primeiro Pentecostes na época da Igreja Primitiva.
A quem, então, Jesus deu o Espírito Santo? Ele deu o Espírito Santo àqueles que crêem no Seu batismo e no Seu sangue na Cruz, porque essa é a verdade da remissão de pecados. Jesus deu o Espírito Santo apenas aos santos e aos Apóstolos que creram no evangelho da água e do Espírito. O Espírito Santo é o Espírito divino de Deus. A palavra “santo” quer dizer “separado do pecado”. Assim, o Espírito Santo não pode habitar no coração dos pecadores.
Os discípulos de Jesus foram aqueles que O seguiram e ouviram Sua Palavra enquanto Ele estava nessa terra. Eles criam em Jesus como seu único Salvador e Senhor que havia apagado seus pecados com Seu batismo e morte na Cruz. Os discípulos também ouviram tudo que Jesus disse a eles quando Ele apareceu diante deles depois da ressurreição: “Vocês serão batizados com o Espírito Santo.” Eles creram que todos os seus pecados foram passados a Jesus quando Ele, vindo a essa terra como seu Salvador, foi batizado. Porque Jesus foi o Salvador deles, Ele foi batizado, levou os pecados do mundo, foi crucificado e morreu na Cruz, e assim de uma forma perfeita os salvou de todos os seus pecados. Aqueles que da mesma maneira crêem como os discípulos no evangelho da água e do Espírito recebem o Espírito Santo como um presente.
 
  

Nós Recebemos o Espírito Santo como Resultado de Crermos no Evangelho da Água e do Espírito

 
Os seres humanos podem receber o Espírito Santo como um presente quando crêem no evangelho da água e do Espírito. O Espírito Santo, em outras palavras, é o presente de Deus que Ele concede somente àqueles que tiveram seus pecados perdoados. Vamos supor por um momento que eu tenha dado um par de óculos a alguém como um presente, dizendo: “Divirta-se nas férias de verão! Esta é uma pequena forma de eu agradecer pela sua ajuda.” Se essa pessoa dissesse a mim: “Eu só tenho US$1 comigo, mas aqui, tome por agora,” o que tudo isso significaria? Significaria que os óculos não foram um presente mas apenas um produto que ele comprou. Um presente é algo que é dado de graça, 100 por cento. Se tivéssemos pago alguma coisa por isso, por menor que fosse a quantia, então de maneira alguma seria um presente.
Porque o Espírito Santo é dado somente àqueles que receberam a remissão dos pecados, quando os pecados das pessoas desaparecem dos seus corações por elas crerem em Jesus, o Espírito de Deus então simultânea e automaticamente entra em seus corações.
Resumindo, o Espírito Santo é dado aos que nascem de novo no mesmo momento que eles verdadeiramente crêem no evangelho da água e do Espírito. Jesus salvou de uma maneira perfeita aqueles que crêem que Ele aceitou que os pecados da nossa vida inteira fossem passados a Ele quando Ele foi batizado, e que Ele suportou o castigo pelo pecado ao levar todos os pecados da humanidade e ser crucificado. É para esses que crêem assim que Jesus Cristo concede o Espírito Santo.
Porque o Espírito Santo é um presente dado àqueles que receberam a remissão de pecados, tudo que essas pessoas devem fazer é somente aceitá-Lo. Porque o Espírito Santo é um presente dado a qualquer santo que tenha recebido a remissão de pecados, Ele habita no coração dos santos. Aqueles que têm o Espírito Santo em seus corações possuem o testemunho da Palavra para a remissão dos seus pecados.
O Espírito Santo não vem numa sensação calorosa e eletrizante. E Ele nem é sentido emocionalmente. Longe disso o Espírito Santo desceu num estado de completa ausência do ego diferentemente dos demônios que são invocados pela feitiçaria. Porque a Bíblia diz: “E foram vistas por eles línguas repartidas, com que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles,” alguns de vocês podem achar ou afirmar que uma certa sensação surgiu quando o Espírito Santo desceu sobre vocês. Todavia, você deve estar ciente que tal experiência não tem nada a ver com o Espírito Santo, mas é meramente o sinal de se estar possuído por demônios.
Havia um professor no seminário que afirmava que quando o Espírito Santo vinha, Ele descia através de mãos eletrificadas. Mas não é assim que o Espírito Santo vem realmente. Você deve portanto entender que se existe algum espírito que vem sobre você dessa maneira, então isto não é o Espírito Santo. Algumas pessoas confundem demônios vindo sobre elas com o Espírito Santo. Elas não compreendem e não acreditam que esses demônios não são o Espírito Santo. Quando os demônios vêm, as pessoas podem senti-los, mas o Espírito Santo não pode ser sentido. O Espírito Santo vem calmamente sobre nós, junto com a remissão dos pecados, quando cremos no evangelho da água e do Espírito.
Uma maioria absoluta dos cristãos de hoje ainda não nasceram de novo por meio do evangelho da água e do Espírito mesmo que de alguma maneira eles creiam em Jesus. Eles ainda estão tentando receber o Espírito Santo depois de poucos e até mesmo muitos anos desde que eles creram em Jesus. Porém, você deve entender que é errado tentar receber a remissão dos pecados e o Espírito Santo separadamente após crer em Jesus. Tentando receber o Espírito Santo separadamente depois de crer em Jesus, eles sobem a algum monte e oram, e fazem todo tipo de loucuras na igreja, gritando e pranteando. Todos esses são sintomas de possessão de demônios.
Se não podemos receber a remissão dos pecados de uma vez por todas quando cremos em Jesus, então não podemos receber o Espírito Santo separadamente mais tarde. Se as pessoas tentam depois receber o Espírito Santo separadamente sem o evangelho da água e do Espírito, ao invés disso elas serão possuídas por demônios. Frequentemente, quando as pessoas vão a certos lugares como pontos de pregação e oram fervorosamente para que Deus as dê o Espírito Santo, elas realmente recebem algo. Mas o que elas recebem não é o Espírito Santo, mas demônios que fingem ser o Espírito Santo. Você deve entender que tais acontecimentos são frequentes, e que não há como você receber o Espírito Santo sem o evangelho da água e do Espírito.
Para se levar uma vida de fé biblicamente sadia, a pessoa tem que crer no evangelho da água e do Espírito. Antes de tudo, receber a remissão de todos os seus pecados pela fé no verdadeiro evangelho! Você irá então receber o Espírito Santo como um presente. Já que Jesus apagou todos os pecados do mundo com Seu sangue e água, se você continuar ignorante em relação a isso e apenas orar ardentemente para receber o Espírito Santo, você acabará então sendo possuído por demônios.
As pessoas entendem mal o evangelho da água e do Espírito, e crêem que Jesus apagou seus pecados somente com Seu sangue na Cruz. Mas o que teria acontecido se Jesus tivesse morrido na Cruz sem antes aceitar que todos os pecados do mundo fossem passados a Ele através do Seu batismo?
O Antigo e o Novo Testamento combinam perfeitamente entre si. No Antigo Testamento, os pecados eram passados através da imposição de mãos sobre a cabeça do animal do sacrifício. Da mesma forma, Deus fez com que Jesus levasse os pecados do mundo ao ser batizado por João. Se João não tivesse passado os pecados do mundo a Jesus através do batismo, esses pecados permaneceriam da mesma forma, até agora. É por isso que assim como a imposição de mãos do Antigo Testamento, Jesus Cristo teve que levar sobre Si todos os pecados do mundo ao ser batizado por João, o representante da humanidade, antes de ser crucificado. Foi por Jesus ter sido batizado por João que Ele pôde ir à Cruz e ter derramado Seu sangue.
Todos devem crer em Jesus, que apagou os pecados do mundo com Seu batismo e Seu sangue, e assim serem remidos de todos os seus pecados. Somente quando os pecados de alguém são remidos é que ele pode receber o Espírito Santo. Se alguém ainda tem pecado em seu coração mesmo que creia em Jesus, o Espírito Santo então não pode habitar no coração dessa pessoa.
 
 

Nós Só Podemos Receber o Espírito Santo Quando Temos a Justiça de Deus

 
A remissão de pecados e o Espírito Santo não são recebidos separadamente. Aqueles que são ignorantes em relação a isso não conhecem toda a verdade, e então eles vão a pontos de pregação e outros lugares, jejuam e oram. O que eles fazem quando ficam fracos demais para completar seu jejum? Eles lembram da crucificação de Jesus e suportam a fome, dizendo para eles mesmos: “minha fome não significa nada em comparação a crucificação de Jesus!” Existem muitas pessoas que estão tentando desesperadamente receber o Espírito Santo enquando levam uma vida espiritual com seus pecados ainda intactos em seus corações.
O que você deve entender claramente é que não é o jejum por si só que é importante. O que é realmente importante é conhecer e crer no evangelho da água e do Espírito dado por Deus e assim ter todos os seus pecados remidos pela fé. Deus quer que você conheça e creia no evangelho da água e do Espírito mais do que orar e jejuar com devoção. Por quê? Porque é isso que irá te abençar.

Se alguém orar: “Senhor, dá-me o Espírito Santo,” o Espírito Santo então vem a essa pessoa mesmo quando seu coração continua em pecado? Como pode o divino Espírito Santo habitar nos corações dos pecadores? Somente os demônios podem habitar nos corações de tais pecadores. Os demônios fazem dos coraçãos dos pecadores sua casa, enquanto o Espírito Santo faz deles o seu templo e habita eternamente nos corações daqueles que receberam a remissão dos pecados por crer no evangelho da água e do Espírito e no sangue de Jesus.