Sermões

Assunto 11: O Tabernáculo

[11-5] (Gênesis 15:1-21) Como chegaram os Israelitas a dar Ofertas no Tabernáculo: O Antecedente Histórico

(Gênesis 15:1-21)
“DEPOIS destas coisas, veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão: Senhor Jeová, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliezer? Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do Senhor a ele, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, esse será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente. E creu ele no Senhor, e foi-lhe imputado isto por justiça. Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para a herdares. E disse ele: Senhor Jeová, como saberei que hei de herdá-la? E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, e uma rola, e um pombinho. E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. E, pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Então disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-ão; e afligi-los-ão quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente à qual servirão, e depois sairão com grande fazenda. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amoreus não está ainda cheia. E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão; e eis um forno de fumo, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades. Naquele mesmo dia, fez o Senhor um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates, e o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, e o heteu, e o perizeu, e os refains, e o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu”. 
 
 
A Fé de Abraão na Palavra de Deus
 
Eu tenho grande respeito e admiração pela fé de Abraão mostrada na Bíblia. Quando nós olhamos para a fé de Abraão, podemos ver todo o esforço da sua fé pela qual ele seguiu a Palavra de Jeová, e nós, então, não podemos evitar admirar esta fé de Abraão. Deus grandemente abençoou a Abraão, como mostrado em Gênesis 12:3, onde Deus disse, “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Esta grande bênção também é mostrada em Gênesis 15:1, onde Deus declarou a Abraão, “eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão”. Deus tinha um amor especial por Abraão que Ele se tornou o seu próprio Deus. 
Depois de guiar Abraão para fora de Ur dos caldeus, Deus se revelou diante dele, e lhe disse, “eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão”. Quando Deus disse isto, Abraão Lhe perguntou “O que me darás?” Estas palavras de Abraão não eram de incredulidade proveniente de um coração cético que questionava o que Deus possivelmente poderia lhe dar, mas continham o fervente desejo de Abraão a ser abençoado por Deus. Então, qual era esta bênção que Abraão buscava de Deus? Está revelada no que Abraão disse a Deus: “O que me darás? Porque eu não tenho filhos, o meu servo damasceno Eliezer é meu herdeiro, e ele se tornará meu filho adotivo que herdará todos os meus pertences! O que me darás?” Aqui, deveríamos entender o quanto seriamente ansiava pelo seu próprio filho. Aqueles que deliberadamente escolhem não ter nenhum filho próprio talvez não consiga coadunar com os desejos sérios de Abraão, mas, verdadeiramente, ele ansiou para ter o seu próprio filho como o seu herdeiro. 
Da mesma maneira que Deus deu todas às Suas bênçãos aos Seus filhos que foram feitos à Sua imagem, as pessoas também têm o ardente desejo de dar o melhor aos seus próprios filhos. Como tal, quando Abraão disse a Deus, “meu servo será meu herdeiro,” nós não damos conta de quanto desejava ser abençoado por Deus, de forma que ele tivesse o seu próprio filho como o seu herdeiro. Deus então disse a Abraão, “Isso não é verdade. O que virá de seu próprio corpo será o seu herdeiro. O que nascer do corpo de sua esposa será seu herdeiro, não seu servo damasceno Eliezer”.
Deus então levou Abraão para fora, e lhe disse para observar o céu e contar as estrelas. Assim que Abraão observou às estrelas. Incontáveis estrelas e belas galáxias que estavam espalhadas por todo o céu. Quando Deus disse para Abraão contar as estrelas e ver se ele podia as enumerar, Abraão respondeu que havia muitas estrelas para contá-las todas. Deus então prometeu a Abraão que Ele lhe daria tantos descendentes como as estrelas no céu. 
Abraão creu nesta Palavra de promessa que Deus lhe deu. Foi assim como ele se tornou o pai da fé que verdadeiramente creu em toda a Palavra de Deus. Deus disse assim para ele, “Sua fé é correta. Você realmente crê em minha Palavra. Eu então o abençoarei lhe dando tantos descendentes quanto às estrelas no céu”.
 
 
A Oferta de Sacrifício de Abraão e a Promessa de Deus em lhes dar à Terra de Canaã
 
Deus conduziu Abraão para fora da terra dos Caldeus e prometeu que Ele daria a ele e aos seus descendentes à terra de Canaã. Qual foi, então, a evidência de que Deus cumpriria essa promessa? Isso é mostrado no que Deus disse a Abraão, “Traz-me um bezerro de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola, e um pombo jovem para mim. Estas são as evidências do pacto que Eu fiz com você para dar à terra de Canaã aos seus descendentes”. Isto mostra para nós que os descendentes de Abraão dariam a oferta de sacrifício a Deus para serem limpos dos seus pecados, e foi com a promessa de Deus recebida por esta fé que eles entraram na terra de Canaã. 
Quando Abraão entrou em um sono profundo, enquanto oferecia os sacrifícios, Deus apareceu diante dele e lhe prometeu, “Então disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-ão; e afligi-los-ão quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente à qual servirão, e depois sairão com grande fazenda. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia”. (Gênesis 15:13-16). 
Em outras Palavras, Deus prometeu que Ele faria o povo de Israel prosperar na terra do Egito, e que, também, os conduziria à terra de Canaã; e para fazer assim, Ele decidiu que eles dariam as ofertas que limpariam os seus pecados no Tabernáculo. Para mostrar a Abraão que Ele cumpriria o que prometeu, Deus fez uma tocha ardente passar entre os pedaços de cortes de carne da oferta de sacrifício de Abraão. 
Desta maneira, a promessa de Deus a Abraão, de que Ele tornaria a ele e aos seus descendentes em Seu próprio povo, veio da oferta da remissão de pecados implícitos na oferta de sacrifício. Deus também prometeu a Abraão, “À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates, e o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, e o heteu, e o perizeu, e os refains, e o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu”. A razão por que Deus prometeu isto foi mostrar que Ele lavaria os pecados de Abraão e de seus descendentes através da oferta de sacrifício. O processo pelo qual Deus cumpriu esta Palavra de promessa a Abraão é mostrado ao longo da história do Antigo Testamento. 
Deus tornou a José no primeiro ministro do Egito e levou toda a família de Jacó à terra do Egito para que se multiplicassem (Gênesis 41:37-45; Gênesis 47). Mas, enquanto o tempo passou, levantou-se um novo Faraó que não conheceu o serviço público notável de José no Egito, e começou a perseguir o povo de Israel que estava prosperando na terra. Logo os Israelitas foram escravizados, forçados a trabalhar como tais para o Egito (Êxodo 1:8-14). Mesmo assim, o povo de Israel continuou prosperando, e Faraó os afligiu com fardos ainda maiores de escravidão. E foi quando o povo de Israel estava sofrendo no Egito com a sua escravidão durante 400 anos que eles, finalmente, vieram a buscar um Salvador. 
Deus os levou para fora da terra do Egito para escaparem de sua escravidão através de Moisés, (Êxodo 14:21-25). Assim o povo de Israel escapou da terra do Egito, Deus lhes deu o sistema de sacrifício do Tabernáculo por Moisés, e os fez limpar os seus pecados Lhe oferecendo os seus sacrifícios. O povo de Israel recebeu de Deus a Lei (Êxodo 20) e o sistema de sacrifício do Tabernáculo (Levítico 1-4). Pela Lei e pelo sistema de sacrifício do Tabernáculo, os Israelitas vieram a conhecer sobre a oferta de sacrifício que perdoaria os seus pecados, e Deus fez àqueles que creram nesta verdade o Seu próprio povo, e abençoou a Israel para torná-los em uma Nação Santa de Deus (Êxodo 19:6). 
No fim, podemos descobrir que, através da oferta de sacrifício, Deus cumpriu o que Ele prometeu a Abraão, que lhe daria tantos descendentes quanto às estrelas no céu e lhes daria à terra de Canaã. Quando os Israelitas deixaram o Egito, o número de homens com mais de 20 anos de idade e capazes de lutar na guerra era mais de 600.000. Deus realmente manteve à Sua promessa a Abraão. 
Olhando para a fé de Abraão e como ele creu na Sua Palavra de promessa, Deus aprovou esta fé de Abraão. Deus abençoou a Abraão por causa da sua fé. A razão por que Deus amou e abençoou a Abraão, em outras Palavras, foi por causa da sua fé na Palavra de Deus. Porque Abraão creu na Sua Palavra, Deus Se agradou pela sua fé. Deus quis construir a nação de Israel a partir de Abraão, e pela oferta de sacrifício dada pelos seus descendentes, cumprir a promessa de circuncisão. 
Vemos que a fé de Abraão foi aprovada por Deus e que ele deu à sua oferta de sacrifício a Deus. Esta fé nos permitiu também sermos perdoados de todos os nossos pecados e não foi por nossas ações, mas por nossa fé na Palavra de Deus. Para aqueles que receberam a circuncisão espiritual que elimina os seus pecados pela oferta de sacrifício crendo em Sua Palavra como Abraão fez Deus lhes permitiu à terra de Canaã como a Sua bênção. Como tal, Deus quer de nós a mesma fé que Abraão teve. Ele quer que eu e você, hoje, recebamos o perdão de pecados em nossos corações crendo na Sua Palavra, assim como Abraão, e, assim, herdaremos o Reino de Deus. Deus Pai passou todos os nossos pecados sobre Jesus Cristo pelo Seu batismo, e Ele se tornou “o Cordeiro de Deus” para toda a humanidade. E Deus quer que nós creiamos nesta verdade como Abraão fez. Ele quer tornar tais crentes em Seu próprio povo por toda a eternidade. 
Deus nos mostra que da mesma maneira que Abraão foi grandemente abençoado por causa da sua fé na Palavra de Deus, ainda hoje, você e eu também podemos receber todas as bênçãos de Deus tendo a fé que Abraão teve. Deus chamou a Moisés ao Monte Sinai, deu-lhe a Lei e o sistema de sacrifício, e abençoou àqueles que creem na Sua Palavra para se tornarem em Seu próprio povo. 
Deus também nos fez o Seu povo pelo perdão de pecados implícito no Tabernáculo, embora nós falhássemos em guardar à Sua Lei. Através de nossa fé na verdade manifestada no Tabernáculo, Deus nos permitiu receber às Suas bênçãos eternas. Como tal, nós devemos nos tornar no povo de Deus crendo nesta verdade manifestada no Tabernáculo. Só quando cremos em nossos corações que Deus nos revelou o Senhor Jesus Cristo e nos deu à nossa salvação pelo Tabernáculo podemos receber às Suas abundantes bênçãos. 
 
 
Da mesma maneira que Abraão Creu na Palavra de Deus, Assim Também Nós Devemos Crer em Deus, baseados na Sua Palavra.
 
Abraão não foi abençoado por causa das suas ações boas, mas por causa da sua fé na Palavra de Deus. Pela Lei, Deus nos permitiu conhecer os nossos pecados, e pelo sistema de sacrifício do Tabernáculo, Ele nos permitiu receber o perdão de todos os nossos pecados, passando-os sobre a oferta de sacrifício pura e dando o seu sangue a Deus. Da mesma maneira, Jesus Cristo, vindo a esta terra, levou todos os nossos pecados com o Seu batismo, foi julgado por esses pecados com a sua morte na Cruz, e nos perdoou de todos os nossos pecados ressuscitando de entre os mortos. Todos os nossos pecados podem ser perdoados e podemos nos tornar os filhos de Deus somente crendo nesta verdade. A Bíblia nos fala que só aos que creem nesta verdade com todo o seu coração receberão todas as bênçãos de Deus. Crendo na Palavra de Deus, temos que nos apropriar de Sua Palavra de salvação, a mais preciosa bênção que não se encontra em nenhuma outra parte no mundo inteiro.
Por que Abraão recebeu bênçãos abundantes de Deus? Ele foi abençoado porque ele creu no que Deus lhe tinha dito. Até mesmo hoje, se você e eu cremos na Palavra de Deus escrita na Bíblia, todos nós podemos ter a mesma fé de Abraão e receber muitas bênçãos do Céu. Isso não é uma coisa difícil de fazer. Se nós queremos ter a evidência que mostra que nós somos o povo de Deus, o que temos que fazer para agradar Deus com nossos atos de devoção, senão crer em Sua Palavra com os nossos corações?
Deus prometeu a Abraão com a Sua Palavra que daria à terra de Canaã aos seus descendentes. Todos nós que vivemos nos tempos de hoje temos que crer que os quatro ministérios de Jesus que foram manifestados e profetizados pelos fios, azul, roxo, escarlate e pelo tecido de linho retorcido do Tabernáculo, salvou-nos de todos os nossos pecados. E crendo assim, temos que receber o perdão de nossos pecados, tornando-se os filhos de Deus, e herdar o Reino do Céu. 
Nós temos que crer, absolutamente, na Sua Palavra, já que nenhuma só Palavra de Deus é em vão, e porque a Sua Palavra é toda verdadeira e extremamente importante para a nossa fé. Nós, seguramente, temos que conhecer à Sua Palavra da água e do Espírito, e temos que crer sem falhas nisto. Por quê? Porque é a verdade absoluta! Você crê agora? Se você crê na verdade com o seu coração, e confessa isto com a sua boca, você será aprovado por Deus. “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. (Romanos 10:10). É por isso que a fé é tão importante. E também é de extrema importância crer na Palavra de Deus com todo o nosso coração. O que é apropriado para nós é não crer no que os homens dizem, mas somente na Palavra escrita de Deus; e o que é importante para nós não é crer na Palavra com os nossos próprios pensamentos ou emoções, mas crer nisto com os nossos corações sinceros. É por isso que os servos de Deus e aqueles que foram salvos antes, estão, agora, pregando a Palavra de Deus como Ela realmente é.
Com a marca de circuncisão, Deus fez o Seu pacto com Abraão e seus descendentes e lhes deu o sistema de sacrifício do Tabernáculo, de forma que eles poderiam crer em Jesus Cristo, o Messias por vir, que perdoaria todos os seus pecados com o Seu batismo e o Seu sangue na Cruz, de forma que, com esta fé, eles poderiam entrar no Reino de Deus. 
Eu acredito na Palavra de Deus no pacto. Não só Abraão foi abençoado crendo na Palavra de Deus, mas todos nós também podemos ser abençoados, como ele, crendo na Sua Palavra. Eu creio que Deus construiu o Tabernáculo para nos salvar de todos os nossos pecados. É por isso que Deus conduziu aos descendentes de Abraão por todo o caminho até o Monte Sinai e lhes deu à Lei e o sistema de sacrifício do Tabernáculo. Nós devemos todos compreender que esta verdade é a providência de Deus.