The New Life Mission

Sermões

Assunto 24: Sermões para Aqueles que são Nossos Colaboradores

[24-45] (Gênesis 19:12-22) Sodoma e Gomorra

(Gênesis 19:12-22)
“Então, disseram aqueles varões a Ló: Tens alguém mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; pois nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem engrossado diante da face do SENHOR, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo. Então, saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos; saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido, porém, por zombador aos olhos de seus genros. E, ao amanhecer, os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles varões lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher, e pela mão de suas duas filhas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. E Ló disse-lhe: Assim, não, Senhor! Eis que, agora, o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas não posso escapar no monte, pois que tenho medo que me apanhe este mal, e eu morra. Eis, agora, aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, para ali me escaparei (não é pequena?), para que minha alma viva. E disse-lhe: Eis aqui, tenho-te aceitado também neste negócio, para não derribar esta cidade de que falaste. Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso, se chamou o nome da cidade Zoar.”
 
 
Você precisa entender que estava decidido a destruir o mundo
 
Deus decidiu destruir Sodoma e Gomorra. Os pecados dos sodomitas dominavam aquela terra. Deus decidiu executar seu juízo porque a fé do povo era pequena e eles não criam na sua Palavra. No texto bíblico acima, os anjos visitam Ló, sobrinho de Abraão, e o advertem: “Viemos destruir Sodoma e Gomorra e extirpar seus pecados. Destruiremos esta terra em que você está vivendo. Então se apresse e saia daqui com sua família.” Ló então mandou avisar as suas filhas e genros que também viviam em Sodoma. Ele lhes disse ofegante: “Deus disse que destruirá esta terra e todos os seus habitantes. Devemos sair daqui imediatamente e ir para as montanhas.”
Mas como genros de Ló reagiram? Eles não creram, pois pensaram que ele estava brincando. Está escrito: “Então, saiu Ló, e falou a seus genros, aos que haviam de tomar as suas filhas, e disse: Levantai-vos; saí deste lugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Foi tido, porém, por zombador aos olhos de seus genros” (Gênesis 19:14).
Então os anjos de Deus apareceram a Ló e sua família novamente. E eles apressaram a ele, sua esposa e filhas a sair logo da cidade. Deus havia decidido destruir aquela cidade com fogo e enxofre, então os anjos os tomaram Ló e sua família pelas mãos e saíram da cidade, pois eles estavam demorando muito. Deus não queria esperar mais para destruir Sodoma porque já tinha decidido varrer do mapa aquela cidade amaldiçoada. E ele fez com que os anjos pegassem Ló e sua família pelas mãos e os tirassem da cidade, mas deixou para trás seus genros, que levaram na brincadeira sua Palavra. Ló e sua família só foram salvos porque foram tirados rápido da cidade. Mas sua esposa estava tão ligada àquele lugar que desobedeceu a Deus, olhou para trás e se tornou uma estátua de sal.
Deus disse que eles deveriam fugir para as montanhas, mas Ló argumentou com Deus dizendo que a viagem para lá seria muito árdua e longa. Ele então fez um pedido a Deus: “Permita que escapemos para um monte aqui perto.” E embora Deus também tenha planejado destruir aquele monte, ele não fez isso para que Ló e sua família escapassem para lá. Devido à misericórdia e graça de Deus, Ló e suas filhas foram salvos. Este é o resumo do texto que acabamos de ler.
Que lição Deus quer nos ensinar aqui? Que devemos crer nela e na sua Palavra. Devemos crer na sua Palavra que diz que ele destruirá este mundo como fez com Sodoma. O pecado havia dominado a cidade de Sodoma. E Deus não pôde mais suportar uma terra tão pecadora. Por isso que ele enviou fogo e enxofre sobre ela. A Bíblia diz que fogo e enxofre caíram do céu (Gênesis 19:24) e o povo que ali vivia foi completamente destruído. E este relato bíblico foi comprovado quando renomados arqueologistas encontraram pilhas de grãos torrados quando escavavam as ruínas da cidade.
Há muito tempo atrás houve uma exposição em Seul chamada “Os últimos dias de Pompeia”. Nela também foram exibidos achados de Sodoma, como ossos humanos parcialmente queimados. Os sodomitas daqueles dias foram queimados e enterrados vivos quando Deus derramou sua ira sobre aquela terra.
 
 
Deus nunca deixa de cumprir o que decide fazer
 
Amados irmãos, temos que crer em tudo que diz a Palavra de Deus. Quando decide fazer algo, ele cumpre com certeza. E ele destruirá este mundo como fez com a cidade de Sodoma. Mas antes de destruir o mundo, ele prometeu resgatar os justos.
O irmão Kwon, que crê no nosso evangelho, foi internado com uma doença desconhecida que lhe causava muitas dores. Alguns irmãos o visitaram antes de ir para um culto de avivamento numa de nossas igrejas em Seul. Os médicos disseram à família para levá-lo para casa, pois ele tinha poucas chances de recuperação. Ele então pediu a Deus que tirasse logo sua vida, pois estava sentindo muita dor. E ontem à noite Deus o tomou para si. Embora nosso irmão não esteja mais conosco, ele foi abençoado por ter recebido a remissão de pecados crendo no evangelho da água e do Espírito antes de partir. Eu creio que o irmão Kwon hoje está no céu. Eu tenho certeza que ele no reino do Senhor. E o mesmo espera por nós. Embora nosso corpo ainda esteja nesta terra, nossa alma já recebeu a perfeita salvação através do evangelho da água e do Espírito.
O Deus que nos salvou com certeza destruirá este mundo. Cremos mesmo nisso. Precisamos ter fé na sua Palavra, pois Deus está nos dizendo: “Preguem o evangelho sem demora para sua família e a todos que vocês puderem, e tire-os do lugar em que estão antes que sejam destruídos. Cuidado para não levarem minha Palavra na brincadeira.”
Quando Ló contou aos seus genros o que os anjos lhe disseram, eles pensaram que ele estava brincando. Isso porque ainda não haviam nascido de novo. Eles foram destruídos porque Ló deixou de pregar o evangelho para eles. Deus disse que pouparia a cidade de Sodoma se houvesse 10 justos ali. Mas Sodoma e Gomorra foram destruídas porque não havia nem dez justos ali. Quando justos você acha que havia onde Ló vivia? Somente Ló, sua esposa e filhas eram justos. No entanto, sua esposa se tornou uma estátua de sal porque olhou para trás. O que isso quer dizer? Que até os justos podem se desviar da Palavra profética. Através do que aconteceu com a mulher de Ló, Deus nos ensina que até um justo pode ser destruído se estiver muito ligado a este mundo.
Por isso, temos que levar a sério a Palavra de Deus, crer nela com sinceridade e jamais levá-la na brincadeira. Deus apareceu a Ló e lhe disse que destruiria aquela terra porque ela estava dominada pelo pecado. Disse que também destruirá este mundo pecador. E ele cumprirá sua promessa ao pé da letra. Deus também disse que destruirá este mundo pecador. E fará isso por meio de catástrofes, fome, terremotos, enfermidades e guerras. Deus disse especificamente e de modo bem claro que os que receberem a marca da besta (666) serão completamente destruídos. Mas essa marca será apenas para as pessoas deste mundo, pois seu povo nunca a receberá. Devemos crer na Palavra de Deus então. E temos que viver pela fé. Fé na promessa de que ele vai mesmo destruir este mundo. Vocês creem que Deus destruirá este mundo, amados irmãos? Vocês creem mesmo que este mundo será destruído? Vocês creem que o tempo do juízo está muito próximo?
 
 
Deus teve misericórdia de Ló
 
Deus tirou Ló e suas duas filhas da terra de Sodoma à força. Se não fosse pela sua misericórdia, eles teriam morrido queimados com fogo e enxofre. Deus é cheio de misericórdia, pois os livrou da tragédia. E como vimos aqui, ele livrará os justos deste mundo da destruição e os levará para um lugar seguro. E temos a certeza que esta é a vontade de Deus no texto bíblico deste capítulo.
Ló recebeu livramento de Deus, mas não seu genros. E por que isso aconteceu? Porque eles não creram no que seu sogro lhes disse e levaram na brincadeira a Palavra de Deus. E eles também não acreditaram nas suas esposas. Em suma, eles não tinham fé e por isso tiveram o mesmo destino do povo que foi destruído naquela terra. O destino final dos que não vivem pela fé é a destruição.
Os que não creem em Deus e na sua Palavra serão destruídos de uma vez, enquanto que os membros da sua família que creem serão salvos. A fé é algo pessoal; por isso, não adianta nada ter alguém na família que crê na Palavra de Deus se você mesmo não crê. E Deus está nos dizendo que isso pode acontecer até na sua família. E também nos faz lembrar que sua misericórdia é para os que creem nele.
Em suma, você tem que crer que Deus destruirá este mundo. Este mundo em que vivemos agora será destruído. Por isso que não devemos levar a Palavra de Deus na brincadeira. Jamais devemos brincar com a Palavra de Deus ou achar que ela é uma grande bobagem. Temos que viver pela fé e crer que este mundo com certeza será destruído.
Amados irmãos, precisamos receber a misericórdia de Deus. Precisamos do seu favor. A esposa de Ló morreu no momento que estava sendo salva. Deus enviou dois anjos para tirar Ló, sua esposa e filhas de Sodoma levando-os pelas mãos. E disse-lhes que os destruiria se olhassem para trás. Mas o que sua mulher fez? Ela estava tão ligada a este mundo que não parava de pensar nas suas jóias e no que possuía. E o resultado disso foi que ela ficou para trás quando ouviu um grande barulho, e fogo e enxofre caindo do céu. E por esta muito presa a este mundo, ela desobedeceu à Palavra de Deus e olhou para trás. E assim que virou o rosto duvidando que seria destruída, na mesma hora se tornou uma estátua de sal, exatamente como Deus havia dito. Até hoje podemos ver muitas estátuas de sal na região do Mar Morto. E alguns acham que uma delas pode ser a mulher de Ló. Seja como for, jamais devemos ser como a mulher de Ló. Nunca devemos levar na brincadeira a Palavra de Deus. Temos que crer que sua Palavra é a verdade, nada mais que a verdade.
Já que cremos em Deus e na sua Palavra, é nosso dever pregar o evangelho para as almas perdidas para o resto da nossa vida. É isso o que precisa fazer os que receberam a misericórdia de Deus. Você e eu fomos salvos pela graça de Deus. Ele nos amou em sua grande misericórdia e nos salvou pelo seu amor. Em outras palavras, nós fomos salvos pelo evangelho da água e do Espírito, que é a fonte do amor de Deus. Jesus tirou todos os pecados do mundo e nos livrou de todos eles. E nós fomos libertos crendo na Palavra de Deus de todo o coração. Que outro nome daríamos a isso além de misericórdia de Deus? Na verdade, Deus nos mostrou sua verdadeira misericórdia através do evangelho da água e do Espírito. E ele é similar à misericórdia que ele teve por Ló quando o salvou da destruição. Eu sou grato a Deus por sua misericórdia.
 
 
Eu pregarei em todo o mundo o que é o verdadeiro evangelho da verdade
 
Alguns levam a Palavra de Deus na brincadeira, como os genros de Ló, enquanto que outros a levam a séria e são salvos. A decisão é deles. Tudo que temos a fazer é pregar o evangelho do Senhor quanto mais pessoas pudermos. Também precisamos dizer à nossa família pela fé que este mundo será destruído. Temos que dizer-lhes que eles precisam receber a verdadeira salvação crendo no evangelho da água e do Espírito. Eu não tenho dúvidas de que há muitas pessoas como os genros de Ló e suas filhas. Mas seja quem for, precisamos pregar o evangelho para eles. No fim teremos que pregar o evangelho até para os judeus. Quando nossos livros forem distribuídos em Israel, nosso trabalho estará acabado. Quando nossos livros evangelísticos em hebraico forem distribuídos em todo o Israel e nossos obreiros foram para lá pregar o evangelho, poderemos considerar o evangelismo mundial completo.
Como temos o relato bíblico da destruição de Sodoma e Gomorra, precisamos ter fé na Palavra de Deus e crer que chegará o dia em que ele certeza destruirá este mundo pecaminoso. Não devemos ser como os genros de Ló que levaram a Palavra de Deus na brincadeira. Ao contrário, temos que viver para salvar pela fé almas da iminente destruição que virá sobre elas. Você e eu temos que confiar toda a Palavra de Deus até encontramos com o Senhor. Este é o ponto-chave da mensagem de hoje. Temos que guardar a Palavra de Deus no coração, não apenas na mente. E temos que crer em tudo que ela diz.
 
 
Estamos vivendo os últimos dias deste mundo
 
Amados irmãos, querem ver algo absurdo hoje em dia? O uso de cartão de crédito. Não temos a menor ideia de quantas pessoas estão endividadas. E os problemas são muitos: perda de crédito, no nome sujo no SPC. Eu raramente uso cartão de crédito, apesar de ter alguns. Eu tenho vários cartões, inclusive de telefone. Eles me são muito úteis, mas se perder algum será um problema para mim. A questão é que um bandido pode usar meus cartões. E que jeito as autoridades darão para resolver o problema de cartões perdidos? Eles injetarão um chip nas pessoas com todos os seus dados; e essa será a marca do 666 que diz a Bíblia. Mecanismos inventados pelo homem para ajudar no dia a dia ficarão super avançados e acabarão nos controlando. Virá o tempo em que o homem servirá às máquinas como seus deuses.
Vivemos de fato dias perigosos. E parece que o fim está próximo. Houve uma abertura na China e na Rússia. O comunismo ruiu em quase todos os países e o mundo agora parece ser um só. Logo Deus voltará e julgará este mundo pecaminoso. Primeiro ele levará consigo os obedientes que foram salvos deste mundo pecaminoso, e então queimará todos que aqui ficaram fazendo cair sobre ele fogo e enxofre. Ninguém poderá levar nada consigo. Assim como a cidade de Sodoma foi totalmente destruída pelo fogo, assim acontecerá em todo o mundo.
Em maio de 2008 um terremoto devastador de 8 graus de magnitude abalou a província de Sichuan na China. Mais de setenta mil pessoas morreram ou desaparecem nessa tragédia. E a China ainda sofre os efeitos daquele terrível terremoto, pois muitos ficaram feridos e perderam tudo que tinham. A Mongólia também foi abalada por um grande terremoto de 6.5 de magnitude. Cientistas conceituados previram que haverá freqüentes super terremotos na China e na Rússia no futuro. Até na Coreia está acontecendo pequenos terremotos. No passado, nosso país era considerado uma região livre de terremotos, mas parece que isso não é mais uma realidade na península. E como a Coreia não está preparada para lidar com terremotos devastadores, o país ruirá sem piedade quando um em grande escala acontecer aqui. Eu ouvi no noticiário que uma casa de três andares desabou quando passava por uma reforma. E quando um terremoto de 6 graus de magnitude atingir a Coreia, muitas casas desabarão. Em outras palavras, o país será totalmente destruído quando for abalado por um terremoto assim. As casas dos coreanos não são antiterremoto. E por isso nem todas as casas resistirão. Isso quer dizer que a maioria delas desabará quando acontecer esses grandes terremotos. Deus fará isso num piscar de olhos quando chegar a hora.
Você e eu cremos na Palavra de Deus e que ele vai mesmo destruir este mundo. Por isso, temos que viver pela fé nessa Palavra e pregar o evangelho do Senhor a todos neste mundo. Você precisa pregar o evangelho aos seus familiares sem cessar, não importa qual seja a reação deles. Um dia eles não resistirão mais se você disser sempre a eles: “Esse evangelho é o mesmo que há na Palavra de Deus. Creiam nele então.” Eu tenho certeza que eles se submeterão a este evangelho de coração quando entenderem que os dias desta terra estão chegando ao fim. Eles reconhecerão isso. No passado as pessoas tinham aversão à mensagem de que o planeta Terra acabará segundo diz a Palavra de Deus. Mas os ímpios sabem que o mundo em breve vai acabar. Eles sentem isso. Pouco tempo atrás, um furação matou milhares de pessoas na Tailândia e na Malásia. Foi uma tragédia terrível que aconteceu por cauda da mudança brusca do tempo. Quando o ar quente encontra o ar frio no oceano, isso cria um redemoinho mais alto que uma montanha. E se houver algum em algum barco, ele traga a pessoa para uma altura mais alta do que a de uma montanha. Esses grandes redemoinhos pode partir embarcações ao meio e despedaçar pessoas.
E tragédias assim estão se tornando comum hoje em dia. E é quase certo que ocorrerão com muito mais frequência no futuro. Os metereologistas sabem que o clima no mundo não está normal. E as pessoas não acreditam que grande parte da Floresta Amazônia pode se tornar um deserto. E o que está acontece hoje? Essa região está sendo amplamente devastada por causa das mudanças climáticas. E quando vemos como estas mudanças radicais têm afetado o clima e a política no mundo, vemos que os últimos dias estão às portas. Também podemos ter certeza de que o dia do juízo do Senhor está próximo quando vemos o aumento da maldade no coração das pessoas.
 
 
Devemos crer que os últimos dias estão próximos
 
Amados irmãos, temos que viver pela fé. Para onde irão os justos quando o mundo acabar? Haverá um novo reino na terra. Está escrito na Bíblia que o Senhor criará tudo novo e ressuscitará os justos depois que a terra for completamente destruída. Portanto, nossa esperança deve estar somente no Reino Milenial que o Senhor nos prometeu.
Deus disse que destruirá este mundo. E cremos na sua Palavra, que rica em detalhes e digna de total aceitação. Nós confiamos na Palavra de Deus e esperamos o dia do Senhor. E pregaremos o evangelho até a sua volta. Eu disse a vocês quando comecei a pregar que nosso irmão Kwon foi para o céu alguns dias atrás. Mas eu fiquei muito feliz ao saber que sua irmã creu no evangelho de Deus durante o funeral e recebeu a remissão de pecados. E estou dizendo isso porque quero que vocês saibam que é algo gratificante pregar o evangelho a todos nestes últimos dias.
Amados irmãos, preguem o evangelho para sua família. Expliquem-no de modo bem claro para que ninguém o leve na brincadeira, como os genros de Ló. Diga-lhes o que acontecerá nesta terra e tudo que foi profetizado na Palavra de Deus. Todos que vivem na terra precisam se preparar para este dia. E precisamos ensiná-los que a única precaução que devem tomar é crer no evangelho da água e do Espírito, pelo qual podemos ser salvos pela fé. Anunciem o verdadeiro evangelho da água e do Espírito então. Há muitas pessoas indo rumo à destruição. Muitos dos nossos familiares e amigos serão destruídos. Sendo assim, nós que cremos precisamos estar firmes na fé. O desejo de Deus é que tenhamos uma fé poderosa nele. E já que ele nos diz que devemos confiar nele, temos que fazer isso.
Deus está nos dizendo que o fim do mundo está próximo. Ele nos exorta a pregar o evangelho porque destruirá este mundo com fogo. Bolas de fogo do céu consumirão os habitantes da terra e suas plantações, como aconteceu há muito tempo. Cairá fogo do céu. E este fogo pode ser explicado cientificamente. Quando as estrelas se chocam, os fragmentos caem na terra na forma de bolas de fogo devastadoras. Cair fogo do céu é algo bem natural então. E há inúmeros asteróides circulando a órbita da terra. Por isso que não podemos deixar de pregar a Palavra de Deus para nos nossos familiares.
 
 
Devemos nos preparar para os últimos dias crendo na Palavra de Deus
 
Como devemos nos preparar para os últimos dias? Antes de tudo, devemos ter fé. Deus disse que devemos crer nele porque ele se agrada da nossa fé. E onde deve estar a nossa esperança? Este mundo é angustiante, um lugar sem esperança. Por isso que devemos crer no que diz a Palavra de Deus, que um dia este mundo perecerá pelo fogo. Mas se levarmos isso na brincadeira, seremos levados pelo redemoinho da destruição. Ou então nos tornaremos estátuas de sal, agarrados aos nossos bens materiais. Que tragédia será se algum de nós for destruído assim! Já que não sabemos o que acontecerá no futuro, temos que viver pela fé, pois cremos que o Senhor destruirá este mundo com fogo. E com fé precisamos anunciar o evangelho aos nossos familiares e a todos neste mundo. Temos que viver pela fé. Mesmo que o mundo fosse acabar amanhã, ainda assim teríamos que fazer a obra. Já que continuamos indo para o trabalho ou para a escola e nossa rotina não mudou, temos que orar ao Senhor e servi-lo com nossos bens. Jamais se esqueçam disso. Deus destruirá este mundo com fogo. Temos que crer nisso e viver pela fé. Você crê nisso?
O que eu quero dizer a você hoje é que devemos nos preparar para os últimos dias crendo na Palavra de Deus. E mesmo que o Senhor fosse voltar amanhã, temos que viver pela fé e pregar o evangelho junto com a igreja sem vacilar. Temos que fazer isso também através do nosso ministério de literatura, para aqueles que quiserem ouvi-lo ou não; distribuir nossos livros para homossexuais e heterossexuais. Temos que pregar de modo bem claro esta mensagem celestial para todos que encontrarmos: “Você pode ser salvo se crer neste verdadeiro evangelho. Você poderá ir para o céu se crer no evangelho da água e do Espírito e não houver mais pecado em seu coração.” É isso que eu quero exortá-los a fazer.
Eu creio na Palavra de Deus. Creio quando ela diz que este mundo será destruído. E já que creio nisso, eu quero pregar o evangelho para o máximo de pessoas que eu puder. Eu não tenho mais esperança neste mundo e nada que me prenda a ele, pois creio na Palavra de Deus. Por isso que não me apego ao que tenho neste mundo. Ao contrário, eu procuro ajuntar tesouros no céu. Já que creio na Palavra de Deus que diz: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6:21), tudo que tenho pertence ao Deus que habita em meu coração. E como creio também que o mundo acabará, eu invisto tudo que tenho na pregação do evangelho, não neste mundo. E eu faço isso por causa da minha fé.
Se você realmente crê que este mundo logo acabará, viva somente para o evangelho então. Viva para o evangelho agora para não se arrepender depois. Dê tudo que você tem a Deus usar no evangelho. Você não poderá levar nenhum de seus bens quando o mundo for destruído. E eu estou dizendo isso a você porque creio que isso vai mesmo acontecer no futuro. Se algum de vocês ainda está em dúvida quanto ao que estou dizendo, deixe essa loucura de lado e passar a crer a partir de agora. Vale muito a pena crer na verdade. E como as coisas estão muito claras hoje em dia, você não tem direito de ser um seguidor de Cristo se não crer no que estou dizendo.
Se você não crê na Palavra do Senhor sobre a destruição deste mundo, sua fé em Deus não vale nada. Deus purificou nossos pecados com a água e do Espírito. Jesus tirou todos os nossos pecados ao ser batizado e foi condenado por nós ao morrer na cruz. Se você crê que foi assim que Jesus o salvou de todos os seus pecados e da destruição, também deve crer que o fim deste mundo logo se aproxima. Temos que viver para o evangelho do Senhor Jesus Cristo. Se você não crê que Deus destruirá este mundo, não vai adiantar nada guardar sua fé – a fé que você possui na remissão de pecados. Portanto, viva pela fé e a defenda.
Hoje à noite eu preguei em Gênesis 19, de como Deus revelou a Ló, sobrinho de Abraão, o que iria fazer. E eu quero concluir meu sermão lembrando que Deus destruirá o mundo como prometeu. E eu creio que todos vocês serão verdadeiros crentes em Jesus. Aleluia!