The New Life Mission

Sermões

Assunto 8: O Espírito Santo

[8-17] (Romanos 8:16-25) Nós devemos ter a Crença e a Esperança no Espírito Santo

( Romanos 8:16-25 )
“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.
Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos”.

    
Por que os justos
possuem a esperança
no Espírito Santo?
Porque nós, cristãos nascidos de novo, 
possuiremos o novo céu e a nova terra 
e aqueles que não nasceram de novo 
perecerão com a queda 
deste mundo.
    
 
Hoje é um tempo sem esperança

Há uma real esperança no mundo hoje? Não, não há. Só existe com Jesus. Agora é tempo de incertezas e falta de esperança. Tudo muda rapidamente e as pessoas estão tentando arduamente acompanhar estas rápidas mudanças. Elas não procuram a verdade espiritual, nem têm qualquer preocupação com a felicidade espiritual. Em vez disso, lutam para evitar as falhas e vivem como servas deste mundo.
Novos empregos surgem, antigos empregos morrem. Da mesma forma, as pessoas também estão sob mudanças dramáticas. Portanto, suas vidas estão muito ansiosas e ocupadas e, gradualmente, sua esperança pelo mundo desaparece. Umas das razões para isso é porque estão levando vidas sem qualquer garantia certa para o futuro. Nós estamos vivendo em tal mundo instável.
 

Devemos esperar pela vida eterna no Espírito Santo

Como podemos obter a esperança real? Podemos obtê-la crendo no evangelho da água e do Espírito. A esperança daqueles que receberam o Espírito Santo não está na Terra, mas no Céu. O Apóstolo Paulo falou sobre a verdadeira esperança do Céu. Nós, que já recebemos o Espírito Santo, esperamos pelas coisas celestes e fazemos isso porque cremos que Jesus Cristo veio para levar todos os nossos pecados e nos salvar, através de Seu batismo por João e Seu sangue na Cruz. O Senhor Jesus garantiu a esperança celeste para aqueles que creem no evangelho do perdão dos pecados.
Romanos 8:19-21 diz: “A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”. Toda criação tem esperança de ser liberta da prisão da corrupção e morte.
Todas as coisas neste mundo são imperfeitas, por isso, suspiram e aguardam que os filhos de Deus sejam revelados. Além disso, elas também desejam ser libertas da prisão da corrupção e viver eternamente. Toda criação espera pelo dia em que não irão desaparecer, mas viverão para sempre.
Algum dia todas as criaturas feitas por Deus serão renovadas. Apesar de uma flor desabrochar e murchar neste mundo, ela irá florescer e viver para sempre no novo mundo. Nós que temos o Espírito Santo também veremos este novo mundo.
Jesus Cristo prometeu que viria novamente, ressuscitaria aqueles que tiveram o Espírito Santo, daria um novo corpo, que é imortal e incorruptível para cada um deles, e daria a vida eterna. Ele também prometeu que esses viveriam para sempre no Céu, junto com Deus. Todas as criaturas do mundo estão esperando por este dia. Elas também viverão para sempre conosco, os filhos de Deus, quando este dia chegar.
 

Este mundo visto através da esperança

Quando este sonho se tornará realidade para os justos? Tornar-se-á realidade quando Jesus voltar. Nós devemos olhar para este mundo com esperança. Jesus diz que haverá fome, pestes, terremotos e guerras em vários lugares. (Mateus 24:7). Mas o fim ainda não chegou. No último dia deste mundo, nosso Senhor Jesus irá voltar, renovar todas as coisas do mundo e conceder o corpo espiritual e a imortalidade para nós. Isto significa que plantas e animais também receberão a imortalidade. Crendo nisto, nós devemos ver este mundo com uma esperança renovada.
Neste mundo, todos, mesmo aqueles que têm a habitação do Espírito Santo, suspiram em seu interior com toda a criação, aguardando ansiosamente a Glória da redenção de nossos corpos como Seus filhos. Nós vemos o mundo com esperança, porque o Senhor Jesus irá nos tornar Seus filhos, que não irão mais decair nem morrer quando Ele retornar.
O mundo será destruído algum dia, apesar disso, todas as coisas serão renovadas quando o Senhor Jesus retornar. Nós devemos viver com esperança por crer nisso. O mundo renovado será tão alegre e maravilhoso como qualquer mundo fantástico sobre o qual você tenha lido em contos de fadas. Pense sobre viver em um mundo como este por mil anos. E nós também teremos a vida eterna como Seus filhos quando entrarmos no Reino do Céu. Nós devemos viver com esta esperança.
Você vê alguma esperança neste mundo atual? Não. As pessoas vivem em um caminho incerto, porque não têm esperança por este mundo. Mas nosso Senhor Jesus deu a esperança do Céu para aqueles que foram perdoados e feitos justos. “Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos”. Isto significa que nós devemos ser pacientes o suficiente para aguardar o retorno de Jesus, porque nós fomos salvos por nossa fé na Palavra de Deus.
Nós temos a habitação do Espírito Santo em nossa alma porque fomos salvos de nossos pecados. Assim, aqueles que foram perdoados por Jesus têm o Espírito Santo em seus corações. E os nossos corpos? Nossos corpos fracos também serão ressuscitados, receberão nova vida e imortalidade. Nós viveremos para sempre junto com o Pai, quando Jesus voltar. Apenas aqueles, nascidos de novo, são privilegiados em terem esta esperança e, portanto, nosso espírito e carne se tornarão perfeitos. Nossa carne se tornará eterna e nós nunca mais ficaremos doentes. Nossos corpos mundanos são fracos, portanto, é impossível para nós vivermos uma vida perfeita. Mas então, finalmente poderemos ter uma vida perfeita. Vamos aguardar ansiosamente pela segunda vinda do Senhor Jesus. Apenas aqueles que têm a habitação do Espírito Santo podem ter este tipo de esperança e vida.
A esperança dos justos não está apenas no Céu, mas também se torna realidade neste mundo. A Bíblia diz que nosso Senhor Jesus virá novamente quando este mundo cair, após a Grande Tribulação. Ele certamente virá. Quando Ele veio pela primeira vez, foi batizado pelos pecadores, morreu na Cruz para torná-los justos e subiu ao Céu. Agora é o tempo em que o Senhor Jesus está prestes a retornar.
Neste tempo, Ele levantará todos os santos adormecidos que creram em Jesus e receberam a habitação do Espírito Santo, e os libertará da prisão da corrupção. Ele lhes dará novos corpos celestes, que nunca se deterioram ou adoecem. Além disso, eles serão levados às nuvens, para encontrar Jesus no ar, e então Ele fará tudo novo. 
Depois disso, nós, junto com Jesus, nosso Senhor, viveremos e reinaremos no novo mundo por mil anos, como recompensa por servirmos ao evangelho. Este é um ensaio para aqueles que irão para o Céu. Esta esperança do Céu é realidade. Neste tempo todas as coisas imperfeitas se tornarão perfeitas e as coisas que estão para se decompor, nunca mais irão decair. As palavras: “Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória” (1 Coríntios 15:42), serão cumpridas no seu tempo através de Jesus Cristo.
Vamos nós, que temos a habitação do Espírito Santo, ter esperança! Você deve se lembrar de que, apesar de todas as coisas fracas e mortas, este não é o fim. Nós devemos ter a crença na esperança de que nosso Senhor Jesus renovará todo o mundo. Devemos viver na esperança do novo Céu e nova Terra. Tendo esta esperança, nós estaremos aptos a pregar o evangelho da água e do Espírito.
Nós temos a habitação do Espírito Santo porque fomos salvos dos pecados do mundo. Da mesma forma, o Espírito Santo, dentro de nós, está aguardando pelo retorno do Senhor Jesus. Ele intercede a Deus, o Pai, a nosso favor, para vivermos com esperança e fé, sem desapontarmos o nosso coração.
 

Devemos viver em esperança no Espírito Santo

Onde é o lugar dos justos? Será no 5Milênio  que o Senhor Jesus irá reconstruir a Terra, quando Ele vier novamente, e também o Reino do Céu. Portanto, nós devemos ser pacientes o suficiente para aguardarmos a chegada deste dia. Devemos crer que o Senhor Jesus fará nossos corpos perfeitos, quando este mundo acabar. Nós devemos ter a esperança por um amanhã glorioso.
Quando o Senhor Jesus vier a este mundo pela segunda vez, de acordo com Sua promessa, Ele descerá do Céu e ressuscitará os mortos em Cristo primeiro. Em seguida, Ele transformará todos os santos, os vivos e os ressuscitados, dando corpos eternos e incorruptíveis, e levará todos os santos às nuvens para o encontro com o Senhor Jesus nos ares. (1 Tessalonicenses 4:16-17, 1 Coríntios 15:51-53).
Ele fará todas as coisas novas, após derramar as sete taças da sua ira nos pecadores remanescentes. Irá estabelecer Seu Reino na Terra renovada e reinará por mil anos com aqueles que têm parte na primeira ressurreição. (Apocalipse 20:4-5). Após o Milênio, Ele julgará todos os mortos e os lançará em um lago de fogo. (Apocalipse 20:11-15). Então, guiará o Seu povo para a Cidade Celestial, a Nova Jerusalém, e habitará com eles para sempre. (Apocalipse 21:1-4).
Tendo a habitação do Espírito Santo, Paulo tinha a mesma esperança que nós temos. Nós vivemos com a mesma esperança em nossas mentes, esperando pelo Milênio e pelo Reino do Céu. Aqueles que não são nascidos de novo perecerão com a queda do mundo, mas nós, cristãos nascidos de novo, iremos possuir o novo Céu e nova Terra. Esta esperança realmente irá se tornar realidade. Nossos corpos se tornarão perfeitos e nós viveremos e reinaremos com Jesus Cristo por mil anos no novo mundo. Aguardando ansiosamente por este dia, podemos ter esperança e viver sem medo neste mundo.
Vamos ser pacientes e esperar. Apesar de nossa vida ser cansativa, nossas esperanças se tornarão realidade, porque nós cremos em Deus. Aqueles, sem esperança, não são mais do que pessoas mortas. Por favor, tenha esperança e mantenha seus sonhos, crendo na Palavra de Deus.
Assim como o nosso perdão foi real, as mudanças em nossos corpos também serão reais, e é real para toda criatura receber a vida eterna. Nossa esperança também é real. Tenha fé no que você acredita. Aqueles que têm esperança podem ser belos e felizes, mas aqueles sem qualquer sonho não têm felicidade. Nós podemos levar vidas felizes, porque temos a esperança pelo Milênio e pelo Reino do Céu, o novo Céu e nova Terra.
Os justos devem ter esperança e pregar esta esperança no Espírito Santo. Nós devemos esperar que nosso evangelho se espalhe através do mundo todo. Se você tem uma fé firme, irá perceber que o mundo não é tão grande assim. Apesar de nosso início ter sido insignificante, nós seremos aptos a pregar o evangelho por todo o mundo, se tivermos esperança. Assim como Paulo disse, nós devemos crer.
Aqueles com esperança são fiéis em suas obras de pregar este belo evangelho. Nós devemos esperar que o evangelho se espalhe nesta era de ausência de esperança. Devemos pregar o belo evangelho para os cansados, para as pessoas sem esperança, pobres e humildes. Devemos libertá-los da escuridão, pregando a esperança do Reino do Céu, onde apenas aqueles que forem perdoados de seus pecados, por crerem no evangelho da água e do Espírito, podem entrar. Nós devemos inspirá-los a ter a esperança de que o mundo de Deus virá subitamente, como um ladrão, após este período de dificuldades.
Servos e santos, que são nascidos de novo, por favor, preguem este evangelho até o fim da Terra, mantendo firmemente sua esperança pelo Céu. Não importa quão rapidamente este mundo caia, aqueles com esperança nunca perecerão porque têm algo eterno por trás de suas vidas terrenas. Eles certamente têm uma segunda vida, dada a eles pelo Senhor Jesus.