The New Life Mission

Sermões

Assunto 21: O Evangelho segundo MARCOS

[Capítulo 5-2] (Marcos 5:25-43) Aqueles que Crêem Somente no Senhor

(Marcos 5:25-43)
“Certa mulher, que havia doze anos tinha uma hemorragia, e que havia padecido muito à mão de vários médicos, e despendido tudo o que tinha, sem contudo nada aproveitar, pelo contrário, indo a pior, ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Dizia ela: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. Imediatamente se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no seu corpo estar curada do flagelo. Jesus, conhecendo que de si mesmo saíra poder, voltou-se na multidão, e perguntou: Quem tocou nas minhas vestes? Responderam-lhe os discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? Porém ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade. Ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz, e sê curada deste teu mal. Estando ele ainda falando, chegaram alguns da casa do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta. Por que incomodas o Mestre? Porém Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas; crê somente. E não permitiu que ninguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. Tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam. Ao entrar, lhes disse: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. Mas riam-se dele. Tendo ele, porém, feito sair a todos, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que vieram com ele, e entrou onde ela estava. Tomando-a pela mão, disse: Talita cumi, que quer dizer: Menina, eu te ordeno, levanta-te. Imediatamente a menina, que tinha doze anos, levantou-se e começou a andar. Então assombraram-se todos com grande espanto. Mas Jesus mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse, e ordenou que dessem de comer à menina.”
 
 
O Senhor derrama Sua graça sobre aqueles que pedem por Sua ajuda. Enquanto Jesus viajava, às vezes um homem cego ou um leproso vinha até Ele e implorava para que fosse curado, dizendo: “Jesus, Filho de Davi! Tem misericórdia de mim!” Jesus então curava esses leprosos e abria os olhos ao cego, abençoando-os com Seus milagres. Essas pessoas vinham até Jesus porque elas criam que somente Ele poderia curar a sua doença. Da mesma forma, se nós realmente buscarmos e seguirmos ao Senhor, Ele virá até nós através de Sua Palavra, do Seu poder e de diversas outras formas. E Ele responderá aos anseios do seu coração com Seu poder e Seus métodos.
Aqui na passagem bíblica de hoje, vemos uma certa mulher que sofria de hemorragia por 12 anos. Apesar dessa mulher já ter visto muitos médicos, ela ainda não tinha sido curada mesmo já tendo gasto muito dinheiro. Provavelmente ela tentou todos os tipos de remédio, independente de seu preço. Um dia, a mulher ouviu que Jesus passaria pelo seu vilarejo. Ela sabia que era de Jesus que ela tinha ouvido falar. Em outras palavras, ela sabia quem era Jesus de tanto ouvir sobre os grandes milagres e sinais que Ele fizera em tantas ocasiões, tal como ressuscitar mortos e curar leprosos e coxos. E ela creu que se Jesus era capaz de fazer esses milagres; ela seria curada somente ao tocar em Suas vestes.
Então, mesmo que ela estivesse cercada por tão grande multidão, ela foi pelo meio da multidão para tentar chegar perto de Jesus. E em meio a tanto tumulto, ela em silêncio tocou nas vestes de Jesus. O seu toque foi tão suave e comum que as pessoas nem se deram conta dele. Ela cria que mesmo esse simples toque poderia curá-la.
 
 
A Hemorragia é uma Situação Onde o Sangue Não Pára
 
Imagine sangrar sem parar. Quando já não há muito sangue em seu corpo, você contrai uma anemia e quando ela piora você pode até morrer. É impossível para alguém que passa por essa situação levar uma vida normal. Então você pode imaginar como essa mulher estava desesperada para ser curada do seu sofrimento. Dado ao fato de ela ter gasto muito dinheiro para achar a cura e como ela deve ter visto muitos médicos, nós podemos imaginar o quanto ela estava desesperada.
A sua condição não melhorou mesmo depois de ela ter provado cada remédio e visto muitos médicos, mas assim que tocou nas vestes de Jesus, a sua hemorragia parou imediatamente. Ela parou de sangrar. Sabendo de tudo isso, Jesus perguntou quem tocou em Suas vestes. Jesus, o Filho de Deus, perguntou isso porque Ele não sabia mesmo quem O havia tocado, mesmo sabendo que tinha saído poder dEle? Ou fez essa pergunta para repreender a mulher por ter tocado em Suas vestes sem permissão? A resposta não é nenhuma das duas. Jesus perguntou isso porque Ele já conhecia a fé daquela mulher, e Ele queria ensinar essa fé para os outros também. Então, depois de ouvir a resposta da mulher, Jesus falou-lhe em meio à multidão: “Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz, e sê curada deste teu mal”.
Todos aqueles que estavam ali porque ouviram rumores sobre Jesus não tinham o tipo de fé que aquela mulher tinha. Eles vieram porque queriam ver se os rumores eram verdadeiros, e se fossem, então teriam seus problemas carnais resolvidos. Se eles realmente cressem que Jesus era o Filho de Deus, eles não teriam se ajuntado e fechado o Seu caminho, pelo contrário, eles teriam deixado o caminho livre para Ele, se aproximado dEle educadamente e pedido a Ele para que os salvasse. Como Jesus sabia o que se passava na mente das pessoas que estavam ali, Ele intencionalmente perguntou quem tinha tocado em Suas vestes para ensiná-los sobre a verdadeira fé. E somente por sua fé essa mulher foi liberta para sempre da aflição que a atormentava há tanto tempo.
Queridos irmãos, se vocês têm um desejo e pedem a ajuda de Jesus com uma fé sincera, então o Senhor os responderá. Essa não é mesmo uma doença incurável para nós seres humanos? Que doença é essa igual a hemorragia da qual aquela mulher sofria que não pôde ser curada por remédio algum? Não é nenhuma outra senão a doença do pecado que está em nosso coração. Eu estou certo que você também já conheceu muitas religiões diferentes em seu desejo de receber a verdadeira remissão de pecados. Você já encontrou muitos líderes religiosos e homens de grande renome, mas você foi realmente curado da sua doença do pecado?
Nenhuma religião desse mundo pode curar a doença do pecado que está em nosso coração. Contudo, se formos para o Senhor e crermos nEle, então Ele pode arrancar todos esses pecados que estão em nosso coração. Se você for diante do Senhor com essa fé, então Ele curará todos os seus pecados. Não há ninguém que vá diante do Senhor e não possa ser curado se tiver fé suficiente como a mulher que sofria de hemorragia. Todos podem ser curados. E é isso que a passagem bíblica de hoje está nos ensinando.
 
 
A Mulher que Sofria de Hemorragia Cria em Jesus como Seu Salvador
 
A mulher da passagem bíblica de hoje cria que ninguém mais além de Jesus poderia certamente curar a sua doença e que ela seria curada tão somente por tocar em Suas vestes. Então ela ansiava de todo o coração ver a Jesus porque ela viu que por crer assim a sua aflição acabaria. Nós também costumávamos ser atormentados por causa da nossa incapacidade de obter a remissão de pecados. Nós íamos para várias religiões para tentar resolver o problema do pecado. Apesar de sermos zelosos, nós não sabíamos que tínhamos que ter fé diante de Jesus. É o que é pior, nós não tínhamos fé alguma. Todavia, quando cremos que poderíamos receber a remissão dos pecados se crêssemos em Jesus, e fomos ao Senhor com o coração aberto e ouvimos o evangelho da água e do Espírito e aceitamos essa Palavra em nosso coração e cremos nela, nós finalmente fomos curados da doença dos nossos pecados.
Está escrito: “Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões,
E moído pelas nossas iniqüidades;
O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele,
E pelas Suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5).
Como diz esse texto, foi porque Jesus pagou pelo preço dos nossos pecados em nosso lugar que a doença desses pecados foi curada. Porque Jesus foi ferido em nosso lugar quando nós é que tínhamos que ser feridos, porque Ele foi moído em nosso lugar quando nós é que tínhamos que ser moídos, e porque Ele foi castigado em nosso lugar quando nós é que tínhamos que ser castigados, nós fomos libertos dos nossos pecados para ter paz e sermos curados. Isso tudo aconteceu somente pelo poder de Jesus.
Se você tão somente vir para Jesus e crer nEle, então assim como a hemorragia da mulher parou, você também será completamente curado da sua doença do pecado desde a raiz. Como o Senhor já fez tudo por você, tudo o que você tem a fazer é somente ir para a Sua presença. Embora nenhuma religião ou filosofia desse mundo possa curá-lo do seu pecado, se você for para Jesus Cristo crendo que somente Ele pode curar a doença do seu coração, você irá mesmo nascer de novo. Em outras palavras, quem dentre vocês for diante do Senhor pela fé, crendo que somente Ele pode curar a sua doença, esse receberá a remissão de pecados. Isso é o que a passagem bíblica de hoje está nos ensinando.
Não há nenhum líder religioso que pode nos curar da doença do pecado, não importa quantos dons ele tenha nem que tenha poderes paranormais. Você pode até encontrar um conforto temporário nesses líderes religiosos, mas eles não podem resolver o problema central do pecado. Você continuará sentindo que o problema do pecado permanece sem solução dentro de você.
Mas se pelo contrário você crer no Senhor, for diante de Sua presença e ouvi-Lo com uma fé inabalável que Ele apagará todos os seus pecados, então certamente você receberá a remissão dos pecados. Isso é o que o nosso Senhor está dizendo aqui. Nosso Deus é tão tremendo que Ele certamente derramará Sua graça sobre aqueles que forem diante dEle com um sincero e profundo desejo de receber a Sua misericórdia. O Senhor certamente também responde nossas orações se colocarmos nossa confiança somente nEle, e crermos nEle com todo nosso coração. A fé que devemos ter não é aquela que diz: “Deus provavelmente responderá a minha oração”, mas aquela que diz: “Deus certamente me responderá!” Se a mulher que sofria de hemorragia não tivesse essa fé, ela não teria sido curada de sua aflição não importa o quanto ela tocasse nas vestes de Jesus.
 
 
O Fato Relacionado da Filha de Jairo
 
A sinagoga judaica, como as igrejas de hoje, era um lugar de reunião, e Jairo era o líder de uma dessas sinagogas. Ele tinha uma filha que estava morrendo de uma grave doença, e como ele cria que Jesus poderia curar a sua filha, Jairo implorou que Jesus fosse até sua casa e estava agora O acompanhando até lá. Foi no caminho que Jesus encontrou a mulher que sofria de hemorragia. E enquanto a mulher estava sendo curada, Jairo ouviu de seu servo que sua filha estava morta.
Ouvindo isso, os que estavam com Jairo disseram-lhe para não levar Jesus à sua casa. Provavelmente eles pensaram que não havia nada mais que Jesus pudesse fazer já que a filha estava morta, ou talvez eles estivessem querendo a graça só para si mesmos. Contudo Jesus não parou, mas continuou indo até a casa de Jairo, dizendo-lhe: “Não temas; crê somente”.
Quando Jesus chegou à casa de Jairo e viu as pessoas chorando muito, Ele disse: “Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme”. Apesar de as pessoas rirem de Jesus por ter dito isto, Ele tomou-a pela mão e disse: “Talita cumi!” A criança então se levantou imediatamente e andou. A tradução da frase “Talita cumi” é “Menininha, Eu te digo, levanta!”
Quando Jesus curou o enfermo Ele não disse que eles seriam curados se guardassem fielmente a lei ou fizessem boas obras. Ele disse-lhes simplesmente para não temer e crer nEle. Isso significa que se você somente crer em Jesus, então os seus desejos se tornarão reais. Até o morto pode ser trazido de volta à vida. Todo e qualquer problema pode ser resolvido. Isso é o que o nosso Senhor está nos dizendo através da passagem bíblica de hoje.
Contudo, o problema é que freqüentemente nós confiamos em algo mais que Jesus. Apesar de sabermos que é inútil buscar ajuda de alguém mais, nós ainda pensamos carnalmente: “Será diferente dessa vez. Estou certo que será diferente”. Então devemos decididamente deixar de lado esses pensamentos e reconhecer que somente Jesus pode resolver os nossos problemas e somente Ele pode realizar os nossos sonhos. E você deve entender que os seus problemas só são resolvidos quando você pedir a ajuda do Senhor, confiar nEle, dizendo: “Senhor, eu creio somente em Ti”. Isso é o que o nosso Senhor está nos dizendo aqui.
Tudo o que temos que fazer é somente crer em Jesus. Temos que crer somente que os nossos pecados desapareceram graças ao sacrifício de Jesus. Jesus veio a esta terra há muito, muito tempo atrás e já apagou todos os nossos pecados ao ser batizado no rio Jordão. Se você somente crer que Jesus tomou todos os pecados cometidos desde o dia que você nasceu até o dia que você morrer, cada pecado cometido tanto no coração quanto em atos, certamente você receberá a remissão deles e se tornará uma pessoa justa.
Como nosso Jesus é todo-poderoso, fiel e verdadeiro, se orarmos a Ele e confiarmos nEle, Ele certamente nos responderá. Contudo, o problema é que ao invés de confiarmos nEle e pedirmos por Sua ajuda, nós colocamos mais a nossa confiança nos mentirosos à nossa volta. Nós vamos nesse ou naquele impostor pedindo por sua ajuda e dando tudo o que temos, e quando isso não funciona, somente então voltamos para Jesus e pedimos por Sua ajuda. Talvez tenha sido por isso que Jesus esperou a filha do líder da sinagoga morrer na passagem bíblica de hoje. Talvez Ele tenha esperado a filha morrer para que Jairo pusesse toda a sua esperança somente nEle.
Qual é a vontade do Senhor para nós? “Se você tem seus próprios meios, tente de tudo o que puder, e se isso não der certo, então peça por Minha ajuda. Aí então Eu resolverei os seus problemas”. É isso que o Senhor está nos dizendo? Não, é claro que não! Ele só nos observa silenciosamente e espera para que confiemos nEle completamente. E Ele intercede ao Pai por nós (Romanos 8:34). Ele está esperando que confiemos nEle. Em outras palavras, o Senhor está esperando que oremos a Ele com suficiente fé.
Nós temos que compreender esse desejo do Senhor. Apesar de estarmos prontos a desistir de nossas expectativas depois de orarmos, nosso Senhor realmente quer nos ajudar. Por isso que Ele é o Deus vivo e o nosso Salvador. Ninguém mais nessa terra pode nos ajudar além do Senhor. Então vamos todos confiar no Senhor, crendo que sem dúvida alguma Ele irá nos ajudar quando precisarmos de Sua ajuda. E certamente nossas orações serão respondidas assim.
Embora muitas de nossas orações sejam respondidas, de tempo em tempo vemos que algumas delas não são respondidas. Isso acontece quando nossas orações não estão no nível da nossa fé. E isso acontece quando temos dúvidas enquanto oramos. O Senhor disse o seguinte em Tiago 1:6-8: “Peça-a, porém, com fé, não duvidando, porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa; homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos”. Em outras palavras, todos que oram mas duvidam, não devem esperar nenhuma resposta do Senhor à sua oração. Essas pessoas são dúbias. Se você orar muito mas sua oração não for respondida, você tem que examinar a si mesmo para ver se você realmente tem fé ou não.
Se sua oração for para satisfazer sua própria ganância, ela também não será respondida. Referindo-se a isso, Tiago 4-3 diz: “Pedis e não recebeis porque pedis mal, para o gastardes em vossos prazeres”. Entre as pessoas que freqüentam a igreja hoje, há algumas que começam a vir no culto matinal e outras que vêm às reuniões de jejum e oração. Mas quando perguntamos pelo que elas estão orando, elas dizem que estão pedindo a Deus para ajudá-las no seu negócio ou para que seus filhos consigam entrar na universidade. Se seu negócio for para a glória do Senhor, ou se elas estão querendo que seus filhos vão para à universidade para servir melhor ao Senhor, Ele aceitará a sua oração com prazer então. Mas se sua oração for motivada pelo desejo de ganhar mais dinheiro para satisfazer seus desejos carnais, e se elas quiserem que seus filhos vão para a universidade para satisfazer seu próprio ego, Deus jamais as responderá. Portanto, você jamais deve orar para satisfazer sua própria ganância.
Nós temos muitos problemas em nossa vida. E é justamente por causa disso que precisamos da ajuda do Senhor. Mas será que cremos em Deus o bastante? Será que confiamos mesmo nEle? O Senhor espera que coloquemos toda nossa confiança somente nEle. É essa fé que Ele espera que tenhamos. A filha de Jairo foi ressuscitada. E isso só aconteceu com uma simples ordem do Senhor: “Talita, cumi! Menina, Eu te digo, levante-se!” Ela ressuscitou como o Senhor mandou.
Todos nós temos muitos problemas e também sofremos muito em nossa vida por causa do pecado. E para encontrarmos uma solução para estes problemas, nós procuramos por muitas religiões e pessoas renomadas, tentamos diferentes métodos, mas ao invés de encontrarmos a solução, nós acabamos sofrendo mais ainda. Em quem devemos buscar a solução para todos os problemas da nossa vida então? Devemos buscar isso de uma forma humana ou no Senhor? Como é que a mulher que sofria de uma hemorragia recebeu a cura? Como foi que a filha de Jairo voltou à vida? Pense no que é a verdadeira solução para os problemas da sua vida.
O que todos nós temos que aprender na passagem bíblica de hoje, é que o problema do pecado jamais pode ser resolvido por homem algum. Qual a solução para o problema dos nossos pecados então? Quando nosso Senhor foi batizado no rio Jordão, Ele levou todos os pecados deste mundo, e foi assim que o problema dos nossos pecados foi resolvido. O Senhor purificou todos os seus e os meus pecados e também foi à cruz. E quando Seu corpo foi crucificado enquanto Ele levava todos os nossos pecados, Ele pagou o preço por todos eles em nosso lugar, embora fôssemos nós que tivéssemos que pagar por eles. Por causa deste sacrifício, o problema dos nossos pecados foi totalmente resolvido. Ele foi resolvido por Jesus.
O Senhor nos amou tanto que entregou Sua vida por nós dessa forma, e agora Ele quer que creiamos somente nEle. E se crermos somente no Senhor, Ele nos dará Suas bênçãos infinitas. Embora você tenha recebido a remissão de pecados, você de fato confia sua vida totalmente a Ele pela fé? Você realmente crê que Ele te ajudará? Você crê que Ele te abençoará? Você realmente crê somente no Senhor? Todos nós temos que examinar a nossa fé.
Amados irmãos, fé é algo que diz respeito a crer na Palavra de Deus. E nós temos que começar a ter mais conhecimento em nossa vida. Nós temos que continuar aprendendo e vivendo neste mundo pela fé. Se você sempre freqüenta a igreja e acha que isso é o bastante, você em pouco tempo perecerá. Quando você ouve a Palavra de Deus, você tem que fazer isso atentamente crendo nela de todo o seu coração. Você crê que as mensagens que eu prego são a Palavra de Deus? Se você não crê nisso, isso significa então que você não crê em Jesus também. Queridos irmãos, eu peço a vocês que crêem neste ensinamento. O que é a verdadeira fé? Ela não é nada mais do que crer na Palavra de Deus. E todos nós temos que ter realmente a verdadeira fé. Também é necessário examinarmos a nossa fé para vermos se ela é verdadeira ou não. Se sua fé é aquela que crê totalmente na Palavra de Deus, Deus então responderá às suas orações segundo a sua fé. Eu tenho plena certeza que Deus te dará tudo o que você pedir a Ele.
Eu aconselho todos vocês a aprender sobre a fé e a verdadeira fé. Você prosperará se tiver fé, mas se você não tiver fé, não conhecê-la nem aprender sobre ela, insistindo em fazer a sua vontade e priorizando seus pensamentos carnais, você então perecerá no final. Embora muitas pessoas tenham tido um encontro com Jesus e O seguido, nem todos que têm um encontro com Ele O seguem realmente, como o único dentre os dez leprosos que foram curados por Jesus e voltaram para agradecer a Ele (Lucas 17:12-17). Isso prova que a maioria deles não tinha a verdadeira fé.
Amados irmãos, nós temos que viver pela fé e entender plenamente quem é o nosso Senhor. Acima de tudo, nossa esperança deve estar somente no Senhor, e temos que viver pela fé confiando nEle, pois assim receberemos Suas incontáveis bênçãos durante a vida toda. Se vocês estão passando por algum problema difícil, vocês têm que confiar no Senhor pela fé. E vocês também têm que procurar aconselhamento com os servos e santos de Deus, para que possamos estar orando com um só coração. Mas se vocês não tiverem fé o bastante, aprendam mais sobre a fé com seus irmãos e procurem a sua ajuda pois assim vocês terão uma vida abençoada.