The New Life Mission

Sermões

Assunto 23: A Epístola aos HEBREUS

[Capítulo 11-7] (Hebreus 11:7) A vida de fé

(Hebreus 11:7)
“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”.
 
 
O que significa viver pela fé?
 
Deus em sua Palavra nos diz que Noé foi um herdeiro da justiça que deixou seu legado por fazer uma boa obra. A fé de Noé era tanta que o levava a confiar totalmente na Palavra do Deus invisível e crer nele. E ter fé é justamente confiar na Palavra de Deus e obedecer a ele. Por isso que Hebreus 11.7 diz que “pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”.
Noé creu no que Deus lhe disse e preparou uma arca ao ser avisado das coisas que ainda não se viam. Em seus dias, as pessoas eram violentas e cruéis. Os fortes oprimiam a matavam os fracos, e só sobrevivia quem conseguia se adaptar à época em que vivia. Não havia lei, e muito menos algo como proteção aos fracos. Somente os fortes sobreviviam. A violência no mundo chegou a tal ponto que as pessoas não tinham como sobreviver. Por fim, Deus disse que condenaria o mundo com as águas e assim o destruiria. Ele disse a Noé: – Construa uma arca para você e sua família e entrem nela. Eu destruirei o mundo com as águas, mas vocês estarão a salvo.
Ele então obedeceu a Deus e construiu uma arca segundo ele o instruiu. Como você sabe, a arca é uma grande nau de madeira. Deus mandou Noé construir uma arca e entrar nela. E ser liberto do pecado é a mesma coisa. Noé, avisado das coisas que ainda não se viam, construiu uma arca para salvar sua família e os animais da terra. E por sua obediência se tornou um herdeiro da justiça. Ao olharmos para sua vida, vemos como ele confiou em Deus e o seguiu. A Bíblia diz que Noé confiou no Deus invisível e fez tudo conforme a sua Palavra com temor e respeito.
A Bíblia traz um registro daqueles que viveram pela fé em Deus. Naquela época era impossível ter um coração puro e viver pela fé. Mas como é possível viver sem fé em Deus? Como podemos viver pela fé se não há virtude, moralidade e todo o cenário do mundo está mudando? Quem vive pela fé é como Noé. Ele era um homem justo como nós e confiava totalmente no Deus invisível e no que ele lhe dizia. A verdadeira fé é crer em Deus como se estivéssemos vendo-o, que ele está vivo e cumprirá sua vontade.
Deus nos disse que agora destruirá o mundo com fogo. E se temos fé realmente, precisamos crer que suas palavras são verdadeiras. Também temos que preparar uma ‘arca’ pela fé, como fez Noé. Viver pela fé significa confiar no Deus invisível, crer nas suas palavras e viver de acordo com elas. A Bíblia diz que Noé fez tudo que Deus lhe disse. E ele disse a Noé: – Traga um casal de cada espécie de animal para que eu conserve sua vida – e ele o obedeceu. E vocês podem ter certeza de uma coisa: os dias em que vivemos hoje são mais malignos do que os de Noé.
 
 
Hoje vivemos como Noé
 
Apesar de não podermos ver a Deus com nossos olhos, nós o seguimos pela fé, como fez Noé, pois cremos que ele existe e suas palavras são verdadeiras. Isso é confiar na justiça de Deus. A conclusão que chegamos então é esta: fé é confiar, obedecer à Palavra de Deus e levar uma vida de obediência a Deus como fez Noé. ‘Fé é viver como Noé e Abraão; é confiar em Deus como eles fizeram. Isso é fé’. Você está entendendo? Fé, na verdade, é ter certeza. Ter convicção do que é invisível, isso é fé.
Já que somos seres humanos, é difícil vivermos pela fé por causa das nossas fraquezas. Mas quem crê mesmo em Deus se afasta daqueles que não creem na sua justiça. A Bíblia diz que Noé construiu uma arca. Mas não devemos interpretar sua atitude literalmente apenas, mas também termos a mesma fé que ele. Todo aquele que confia no Deus invisível e obedece à sua Palavra pertence à sua família. Mas quem é a nossa família? Nossos irmãos não são aqueles que nasceram de novo crendo no evangelho da água e do Espírito? Família não são apenas aqueles que têm o mesmo sangue, pois os que estão conosco na Igreja de Deus e creem neste evangelho são nossa família espiritual.
Somos parte da família de Deus quando temos fé nele. Todos vocês têm família, não têm? Ao olhar para sua família humana e espiritual, quem você escolheria, aqueles que vivem pela fé ou os que não vivem? Neste caso, os que vivem pela fé estão com Deus. Quem vive pela fé, vive como Noé e confia em Deus como Abraão.
Viver pela fé é viver como Noé e Abraão, que obedeceram à Palavra de Deus. Viver pela fé é ter uma vida como nossos pais na fé. É assim que devemos viver, não é verdade? Algo que jamais devemos esquecer é que embora nossas fraquezas sejam algo natural, não devemos permitir que isso nos leve a fazer alguma coisa que prejudique a Igreja de Deus.
Todos nós precisamos entender que temos fraquezas. Eu tenho um irmão mais velho que não aceita a Palavra de Deus, por mais que eu mostre a ele as verdades nela contidas. Mesmo assim, eu aproveito cada oportunidade que tenho para pregar para ele. Ele não tem nada contra mim, mas rejeita a Palavra de Deus e sua justiça. Eu oro sempre por ele e o aconselho a crer no evangelho da água e do Espírito. Mas a verdade é que não posso conviver com meu irmão porque ele não crê na justiça de Deus. Agora, se não cresse, eu poderia muito bem conviver com ele segundo os padrões humanos.
Você também não pode conviver com sua família se crê na justiça de Deus e eles não. Embora seja sua família, você não pode conviver com eles. E o motivo é muito claro, sua fé é muito diferente da deles. Eu vou dizer novamente, viver pela fé é o mesmo que viver para a justiça de Deus. Noé construiu uma arca, estocou comida e levou os animais para dentro dela porque temeu a Deus e fez o que ele mandou. Deus disse que iria destruir o mundo com o dilúvio porque o homem se tornou mal ao extremo. Mas ele disse que agora vai destruir o mundo queimando-o por completo. E assim como fez com Noé, ele está nos dizendo agora que devemos nos preparar para a salvação espiritual. Deus mandou Noé construir uma arca para salvar sua família, as pessoas e todos os animais. Então ele o obedeceu e a construiu. E ao fazer isso, Noé espalhou pelo mundo novas sementes de vida.
O mesmo vale para nós. Assim como Noé construiu uma arca pela fé, também temos que fazer isso pela fé e anunciar o evangelho da água e do Espírito a todos neste mundo. Quando fizermos isso, traremos muita gente para dentro da arca. Quem tem uma fé assim agrada a Deus em sua vida. Mas só que não vivem como os monges que, supostamente, têm um grande conhecimento das coisas de Deus porque meditam, oram e jejuam todos os dias. Não, eles vivem como Noé e Abraão. Nós estamos pregando no mundo o evangelho da água e do Espírito que traz a perfeita salvação.
 
 
Estamos construindo arcas no mundo inteiro
 
Deus disse a Noé para levar para a arca alimento suficiente para ele e sua família. E nós, do mesmo modo, estamos estocando alimento pela fé através da mídia eletrônica e publicando nossos livros. E muitos estão se alimentando do pão da vida através das nossas publicações. E isso reflete a vida de fé no Senhor, pois é justamente assim que devemos viver pela fé. Fé é ver o que é invisível e viver como se isso fosse real; é ver o que nossos olhos humanos não conseguem ver.
Até a destruição do mundo é algo claro para o homem de fé, pois ela que o permite ver isso. Espiritualmente falando, somos mestres na pregação do evangelho da água e do Espírito na dimensão da fé. E hoje vivemos pela fé. Noé não foi o único que viveu pela fé em Deus, pois é assim que vivemos também. Você concorda ou pensa diferente e acha que não temos mesmo outra escolha senão fazer isso. Será que você não tem pensado assim: – Eu já teria deixado a igreja se tivesse certeza que seria bem sucedido no mundo. Eu só estou aqui porque não me dei bem lá fora. Se você pensa assim, com certeza não tem vivido pela fé. Seu coração e sua mente estão corrompidos e precisam ser curados.
Rejeite seus pensamentos carnais, exercite sua fé em Deus e confesse com firmeza: – Eu posso ter sucesso no mundo e ser muito bem acolhido por ele, mas eu escolho sofrer com o povo de Deus que tem anunciado a justiça de Deus. Eu quero viver para o reino de Deus. Por isso que eu faço parte da Igreja de Deus. Eu quero viver como Moisés. Você tem que tomar esta decisão e viver para a justiça de Deus. Há uma grande diferença entre servir a Deus pela fé e fazer isso forçado e relaxadamente. Só poderemos viver pela fé se confiarmos em Deus, mesmo sendo ele invisível.
Alguns irmãos da igreja que são empresários vendem seus produtos porque eles são rentáveis. – Se eu agir assim, isso me trará muito lucro. É assim que eles pensam ao gerir seu negócio. E isso é ter certeza do que está fazendo. Estamos fazendo esta obra porque cremos que ela dará frutos, não porque não temos outra escolha senão fazê-la, não é verdade? Tudo que fazemos é pela fé.
Tendo isso em mente, devemos fazer a obra na igreja, sempre nos lembrar que nossa obra fará com que o evangelho seja anunciado ainda mais e levará muitos a receber a salvação do pecado. Até quando cozinhar e servir à mesa, faça isso pela fé e diga: – Eu cozinho e sirvo à mesa para meus irmãos porque assim suas forças serão renovadas para que eles façam a obra e muitos recebam a remissão de pecados. Tudo que fazemos é pela fé. E tudo que não é de fé é pecado. E isso é o que diz a Palavra de Deus: “Tudo o que não é de fé é pecado (Romanos 14.23)”.
O apóstolo Paulo diz em sua carta que tudo que não é de fé é pecado. Por isso que todos nós vivemos pela fé. E tudo que fazemos também é pela fé. Você deve conhecer o louvor que diz: “Jesus me guiará por todo o caminho até o fim da minha jornada”. Andar pela fé é algo que fazemos passo a passo; e a obra de Deus também é feita pela fé. A verdadeira fé está sempre em movimento, em atividade. E já que cremos em Deus, temos que viver pela fé. E como confiamos nele, tudo que fazemos também deve ser pela fé. Irmãos, temos que tirar a sujeira do nosso coração. Só assim poderemos ter fé, se tivermos um coração sincero. A Bíblia diz: “Tira da prata as escórias, e sairá vaso para o fundidor (Provérbios 25.4)”.
Toda a sujeira é retirada da prata quando ela é derretida. E assim deve ser nossa fé, pura. Somos pessoas de fé que confiam na justiça de Deus. Então devemos tirar a sujeira da nossa mente, ou seja, tudo que nos impede de ter uma fé pura. Os pensamentos carnais coabitam com a fé em nosso coração. Mas devemos tirar dele estes pensamentos. A fé é tudo que precisamos.
Alguns anos atrás nos preparamos para publicar os livros da Missão e tê-los na mídia eletrônica. E estamos fazendo isso até hoje. Mas quando foi que começou? Foi há quinze anos. Não podíamos ver com nossos olhos humanos como seria o evangelismo através da publicação dos nossos livros, somente pela fé. E quando chegou a hora, tudo que visualizamos pela fé se concretizou e tem dado certo até hoje. Isso é colocar a fé em prática.
Por isso que eu pedi aos irmãos para embalar muito bem as fitas com meus sermões quando nos mudamos para outro prédio. Estes sermões são um tesouro para a alma. E eles não são apenas gravados em fita, mas em vídeo também. Quem não sabe do que estou falando deve pensar que eu sou um doido varrido. Eu me lembro que perdi algumas fitas. Apesar de todo o trabalho que tivemos para embalá-las, uma caixa extraviou e nunca mais foi achada. Mas encontramos algumas delas quando estávamos reformando nosso templo em Inje. E eu tenho certeza que há coisas muito úteis dentro dela. Eu peço a vocês que vejam o que há nelas, pois pode ser algo muito útil para nós no futuro.
Eu sei que não há mais pecado no seu coração porque vocês receberam a remissão de pecados quando creram no evangelho da água e do Espírito. Sua fé já é madura e agora eu tenho que pregar para vocês sobre discipulado, já que todos neste mundo precisam ouvir meus sermões com o puro evangelho. Por isso que precisamos transcrever todos os sermões gravados em fitas e publicá-los em forma de livros. Mais do que isso, temos que estar unidos na fé que temos na justiça de Deus. Noé construiu a arca pela fé e estocou comida para alimentar sua família e todos os animais.
Nossa vida de fé hoje em dia é muito difícil, pois não estávamos levando uma vida religiosa. Muitos já receberam a remissão de pecados crendo no evangelho da água e do Espírito, não é verdade? Eu ouvi dizer que o clima em alguns países da África como o Quênia é agradável ao longo de todo o ano. E por falar em missões junto aos africanos, vários missionários construíram suas bases lá e levavam uma vida confortável. Mas como está o clima hoje em dia? Ele mudou radicalmente. A situação política em muitos países africanos virou um caos e muitas pessoas inocentes foram assassinadas. E muitos animais como caprinos e bovinos têm morrido por causa da incessante seca. Mas no Quênia uma média de oito pessoas recebe a remissão de pecados por semana. E além do Quênia, também recebemos notícias que há uma média de oito pessoas que recebe a remissão de pecados em outros países do continente. Agora, isso não significa que somente este número de pessoas tem aceitado Jesus. O número pode chegar a 80 ou até mesmo 800; não sabemos. Então agora é a melhor hora para pregarmos o evangelho ali.
Estamos pregando o evangelho da água e do Espírito para aqueles que estão morrendo física e espiritualmente. Depois de ler nossos livros, muitos têm confessado crer no Senhor como seu Salvador e creem que ele apagou todos os seus pecados com o evangelho da água e do Espírito. Hoje em dia somos como Noé. Todos nós somos como Noé e Abraão. Por isso que muitos são gratos a nós. Eles escrevem cartas desejando que ‘Deus abençoe nossa organização missionária e o Rev. Paul C. Jong’. No entanto, estas cartas não são apenas para mim, e sim para todos nós. Quando eles oram para Deus nos abençoar, na verdade suas orações são por todos nós. Mas se eles nos amaldiçoarem, então seremos amaldiçoados.
Somos o povo da fé. Somos como Noé, Abraão e todos os outros homens de fé. Eu creio que vocês são como nossos pais na fé. Vocês são obreiros de Deus, que apoiam o ministério do evangelho da água e do Espírito, pois receberam a remissão de pecados crendo neste evangelho perfeito. Não há ninguém mais valioso do que vocês. É assim que eu me vejo perante Deus. Mas todos nós somos valiosos para ele, pois vivemos pela fé na sua justiça.
Pregamos o evangelho da água e do Espírito para que todos recebam a remissão de pecados e tenham uma nova vida. Hoje vivemos pela fé em Deus e na sua justiça. E continuaremos a caminhada da fé na sua presença. Precisamos aprender como é recompensador e importante pregar o evangelho da água e do Espírito. E não podemos esquecer o quanto esta obra é valiosa. Somente quando fizermos isso é que teremos orgulho da nossa fé e permaneceremos firme nela. Eu oro a Deus que os abençoe física e espiritualmente.