布道

Assunto 9: Romanos

[Capítulo 1-4] O Justo Vive por Fé (Romanos 1:17-18)

( Romanos 1:17-18 )
“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça”.
 

Nós devemos viver por Fé

Está escrito, “O justo viverá por fé”. Nós vivemos ou não por fé? O único caminho pelo qual o justo vive é por meio da fé. A fé permite que o justo viva. Nós podemos viver e prosseguir em todas as coisas quando nós cremos em Deus. Apenas o justo vive por fé. A palavra “apenas” significa que ninguém, exceto o justo, pode viver por fé. Mas e os pecadores? Os pecadores não podem viver por fé. Você vive por fé agora? Nós devemos viver por fé.
Leva um longo tempo para aprender sobre a verdadeira fé. O que nós temos que perceber é que nós vivemos quando nós cremos em Deus e morremos quando nós não cremos. Nós temos que perceber que é o destino do justo viver por fé.
Os pássaros têm asas, mas se eles não puderem usá-las, cairão e serão mortos por bestas que habitam na terra. Portanto, os justos estão destinados a viver por fé. Deus determinou que os justos vivessem por fé. Se eles falharem em viver por fé, seus espíritos morrerão.
A vida de um Cristão e o verdadeiro caminho começa com a fé. Como os justos fazem para viver em sociedade depois que são nascidos de novo da água e do Espírito? Nós devemos saber que o único caminho para nós é vivermos por fé.
Você entende? É a vida do justo. Sem fé, nós morremos e não temos poder para lidar com as dificuldades. Se uma pessoa que não vive por fé, nem usa a fé, atravessar dificuldades, ela morrerá no final. Quando alguém tem fé em Deus e confessa, “Senhor, eu creio em Ti”, então esta pessoa viverá em razão da fé em Deus, mesmo sendo fraca e incompetente. Deus ajuda a pessoa e trabalha na medida em que a pessoa crê Nele.
 

Quando sentimos nossas limitações, aprendemos sobre a Fé

Eu quero que você pense se você tem vivido ou não uma vida de fé. Uma pessoa não vive por fé logo depois que ela nasce de novo. Ela vive pelas situações inicialmente, então ela não aprende como viver por fé. Por quê? Porque a pessoa pode viver nesta Terra fazendo dinheiro com seus próprios braços e pernas e para isso é desnecessário usar a fé em Deus. Mas nós sentimos as nossas limitações quando imaginamos se podemos viver com nossa própria força e esforços físicos. Nós sentimos que não podemos viver. Então como nós devemos viver? Nós devemos viver por fé. Nós nunca poderemos realmente viver ao menos que tenhamos a fé e a crença em Deus.
Nós devemos viver por fé mesmo em situações mais simples, dizendo, “Senhor! Eu creio em Ti, por favor, me ajude”. Quando nós cremos em Deus em nossos assuntos mais triviais, dizendo “Senhor, Eu creio em Ti, eu creio que Tu podes me ajudar, eu creio em Ti”, nós provamos que podemos viver por fé, mesmo em coisas que parecem menores.
Nós só podemos experimentar nos tornarmos mais fortes e termos esperança de que coisas serão feitas quando nós cremos. 
Contudo, quando não cremos em Deus, não percebemos que Deus permite que isso seja feito, então nós perdemos porque não experimentamos a fé. Nós não podemos resolver os problemas, apesar de eles poderem ser facilmente solucionados por fé. Viver por fé é bom em todos os sentidos, por isso nós temos que aprender como viver por fé.
As pessoas no Antigo Testamento viveram por fé e também é próprio das pessoas no Novo Testamento serem salvas pela fé. Como nós podemos ter confiança em nossa salvação? Nós nos tornamos justos pela crença no que Jesus Cristo fez? Sim, nós nos tornamos. Deus nos ajuda quando nós vivemos crendo Nele. Inicialmente, creia simplesmente em Deus e peça qualquer coisa que você procura, e, então, Deus irá te ajudar. Deus nos dá outras coisas, assim como Ele nos deu a salvação. A fé está disponível em todas as áreas da nossa vida. Ela é a vida. A vida do justo é a fé. Fé é vida. É o mesmo que o sangue para a carne. Quando uma pessoa nascida de novo não tem fé, seu espírito morre da mesma forma que um ser humano morre quando a sua carne não tem sangue. Nós devemos crer em Deus e confessar, “Deus, eu creio em Ti. Eu creio que o Senhor irá me ajudar a resolver os meus problemas”.
É a fé que busca em primeiro lugar o Reino de Deus, antes de nós procurarmos o que nós precisamos e crermos que Deus certamente responderá às nossas orações. Nós devemos viver por fé. O justo não pode viver senão por fé. O que nós temos na carne acabará um dia enquanto vivemos na Terra. E nós iremos encontrar perigo ou situações inevitáveis algum dia. Nestes dias, a coisa mais importante que nós iremos precisar é da fé em Deus; a fé que Deus nos salvou e que nos ajudou a crer que Ele é bom.
Além disso, nós também precisamos ter fé que Deus nos dá o que nós precisamos e pedimos em oração, se for da vontade de Deus. A fé nos leva a viver em Sua Graça quando o que nós temos na carne já está exaurido. A fé em Deus se torna um poder motivador para nós cumprirmos o que nós desejamos perante Deus.
 


Nós devemos usar a Fé nos assuntos mais simples


Como nós temos que viver? Nós temos que orar dessa forma. “Deus, eu creio em Ti. Eu sou fraco, portanto, me ajude Senhor”. Eu não estou falando sobre nossa fraqueza original. Vamos viver por fé, dizendo, “Eu preciso disso ou daquilo na minha vida diária. Por favor, me ajude Senhor. Eu creio que o Senhor irá fazer isto por mim”. Uma pessoa que vive por fé deve buscar a Deus, começando pelas pequenas coisas. Por exemplo, “Senhor, eu não tenho pasta de dente. Por favor, me dê uma pasta de dente. Eu creio em Ti”. Portanto, nós experimentamos que Deus nos responde quando nós cremos e o buscamos.
Como os pecadores vivem? Os pecadores vivem por sua própria força, mas o justo vive por fé. Nós podemos usar a fé em nossas vidas quando nós sabemos que o justo vive por fé. Nós não vivemos pelo que temos, mas por fé. Você percebe? “O justo viverá por fé”. O que o justo mais necessita é da fé, mas nós só usamos a fé quando estamos no fim dos nossos recursos.
Nós só usamos a fé quando toda a nossa força e recursos foram utilizados. Contudo, nós devemos saber que viver por fé é a verdade e é um mandamento de Deus, baseado na Sua promessa, que nós certamente precisamos em nossas vidas. Viva por fé. Creia em Deus e o busque. Então nós poderemos receber e obter o que nós precisamos. Nós devemos aprender como viver por fé por meio das questões mais simples, e, então, gradualmente, nós teremos uma fé mais forte.
Davi matou Golias com cinco pedras pela fé. Ele matou Golias com a fé de que Deus estava com ele, pensando, “Deus, eu creio em Ti. Matá-lo é a Sua vontade”. E ele gritou para Golias, “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos”. (1 Samuel 17:45). Pela fé Abraão, quando foi chamado, obedeceu e saiu para uma terra que ele receberia por herança; e ele se foi, sem saber para onde estava indo.
O justo viverá por fé. Existem muitas expressões como “viver por fé” nos quatro evangelhos. Contudo, quantas pessoas sabem que viver por fé é a vida dos justos, a vida dos Cristãos? Eu não estou falando que nós devemos abandonar todas as nossas forças físicas e outros recursos dos quais dependemos. Eu só te aconselho a abandonar qualquer dependência da sua mente em relação às coisas do mundo e viver por fé. Então, em quem devemos acreditar? Em Deus. Deus age quando nós acreditamos Nele e buscamos o que precisamos. Creia que Ele responde às nossas orações e creia no líder da sua Igreja. Junte-se a uma Igreja e sirva ao Senhor. Você crê? Nós temos que viver por fé porque nós somos os justos.
Nós devemos abandonar todas às nossas dependências terrenas. Nós devemos viver em Deus, buscando e obtendo às coisas pela fé, não importa quão trivial a tarefa possa parecer. Nós devemos viver por fé e experimentá-la. Então, nós podemos reinar com o Senhor Jesus e não sermos ridicularizados pelas pessoas do mundo. Deus disse: “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários”. (Salmo 23:5). Ter uma grande recompensa é ser abençoado diante de Deus. Não é viver segundo o decorrer das situações, mas por fé.
Você já viveu por fé? Um grande número de pessoas nunca viveu por fé, mas existem pessoas que experimentaram as obras do Senhor Jesus quando elas oraram. Nós devemos experimentar isso continuamente, não apenas uma vez. É o modo como o justo deve viver. Nós não devemos confiar nas coisas terrenas, mas devemos crer em Deus. É a vida do justo. Nós devemos viver dessa forma. Apenas pela fé nós podemos viver e receber as bênçãos de Deus.
 


O que nós mais precisamos perante Deus é de Fé


Ter fé parece ser muito difícil, mas na verdade, é fácil. Nada mais é necessário a não ser crer em Deus. Nós só precisamos crer em Deus. As pessoas pensam que é difícil crer em Deus, mas na realidade não é tão difícil assim. Eu chamo meu pai de “pai” e creio que ele é o meu pai porque ele é o verdadeiro pai para mim. O fato de ele ser o meu pai não depende da minha crença nisso. A fé em Deus começa nesse ponto. Eu creio em Deus. Por quê? Porque Deus sempre representa os justos, os ama e se torna seu Pai e Salvador. Em segundo lugar, se cremos Nele, nós iremos pedir o que nós precisamos, assim como uma criança pede para seu pai o que ela precisa. Por último, Deus Pai ouve e responde o que nós buscamos. A fé em Deus começa de uma simples relação de confiança.
Nós temos que viver por fé porque Deus é o Alfa e o Ômega, o início e o fim. Toda a nossa vida está ligada à fé. Nós fomos salvos pela fé e temos sido cuidados por Deus pela fé. É a fé que nos permite dizer, “Senhor, eu creio em Ti. Por favor, cuide de mim”. O que faremos quando nós estivermos fracos e assustados em razão das ciladas de Satanás? Nós temos que crer em Deus dizendo, “Senhor, por favor, me guarde. Eu creio que o Senhor realmente me guarda”, e porque Deus é o nosso Pai, Ele nos guarda. Deus toma conta de nós de alguma forma, ainda quando nós oferecemos orações impróprias, porque Ele nos conhece bem. A coisa mais importante é crer. É muito simples. Apenas use a fé que o Senhor Jesus te deu, e, então, Ele te guiará de fé em fé. É inútil se não crermos, mesmo que Deus exista. Nós só viveremos por fé quando crermos em Deus.
 

De Fé em Fé

Romanos 1:17 afirma, “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé”. Quando nós usamos nossa fé, nós nos tornamos pessoas de fé. Eu quero que vocês entendam isso. Deus não existe para nós se nós não acreditamos Nele, mesmo que Ele realmente exista. Você alcança a fé quando crê realmente que Deus está vivo e nos salvou.
Quando você se torna uma pessoa de fé, todas as coisas de Deus se tornam suas pela fé. O que a Bíblia diz em Romanos 1:17 é que o início e o fim da fé é a própria fé “Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé”. Portanto, nós podemos ser salvos e ser pessoas de fé também se nós cremos que Deus nos salvou. Nós não podemos ser filhos de fé se nós não crermos. Deus responde quando nós buscamos o que nós precisamos em nossas vidas enquanto cremos Nele.
O que o Apóstolo Paulo fala em Romanos 1:17 é muito significante, apesar de ser uma passagem curta. Você entende agora como o justo vive? “O justo vive por fé”. A fé certamente é essencial para os justos, não para os pecadores.
A primeira coisa necessária para os pecadores é crer que Jesus é seu Salvador. Contudo, nós, os Cristãos nascidos de novo, podemos ter fé em nossas vidas. Nós precisamos de uma ou duas coisas para viver? Não. Existem muitas coisas para serem feitas, importantes ou triviais. O justo viverá por fé em qualquer situação. Você entende isso? Nós devemos viver por fé. Nós somos salvos pela fé e somos libertos do mal pela fé. Quando nós oramos pela fé, Deus nos responde. Nós temos que viver por fé e orar mesmo quando estivermos fracos. Em todas as coisas, desde o casamento até na pregação do evangelho, nós precisamos de fé. Quando nós pregamos o evangelho para alguém, a fé nos faz orar dessa forma. “Deus, eu creio que o Senhor salvou aquela alma”. Nós fazemos tudo pela fé.
Nós não podemos pregar o evangelho sem fé. Nós só podemos pregar o evangelho pela fé. As pessoas são salvas quando nós pregamos o evangelho pela fé. Você já viveu por fé? As pessoas vivem sem fé, sem saber que devem viver por fé, então elas caem quando encontram dificuldades pelo caminho. Elas só buscam a Deus depois que usam toda a sua energia, e no final, sempre falta algo. Elas não confiam na fé e relutam em viver, como elas mesmas dizem, “Eu reluto em viver porque eu não posso morrer”.
Mas os justos vivem suas vidas de fé espontânea e positivamente; eles creem, buscam e recebem as respostas. Pensamentos e crenças inúteis se tornam presentes quando nós não temos fé, e assim, nós não podemos caminhar com a Igreja. Como nós podemos andar com o Senhor Jesus sem ter fé? Há alguma coisa para se acreditar na carne? Nada. Como nós podemos viver? Nós não podemos ter fé se não cremos em Deus. Nós podemos seguir à Igreja quando nós vivemos por fé. Você percebe isso? Você crê em Deus? Então busque o que você precisa. Creia em Deus, e então tudo irá ficar bem. O único problema é não perceber que nós devemos viver por fé.
Eu agradeço a Deus que nos faz viver o restante das nossas vidas por fé.