The New Life Mission

Sermões

Assunto 18: GÊNESIS

[Capítulo 2-9] (Gênesis 2:4-6) Os Pensamentos do Homem São Como o Vapor

(Gênesis 2:4-6)
“Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados. No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, não havia ainda nenhuma planta do campo na terra; nenhuma erva do campo tinha brotado, pois o Senhor Deus ainda não tinha feito chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a superfície do solo”.
 
 
Todos nós vivemos pela graça de Deus e sendo guiados por Ele todos os dias. Nós recebemos o pão espiritual todos os dias, e eu estou feliz por poder compartilhá-lo com você.
Na passagem bíblica acima, nosso Senhor diz: “No dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, não havia ainda nenhuma planta do campo na terra; nenhuma erva do campo tinha brotado, pois o Senhor Deus ainda não tinha feito chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo”.
Por que Deus disse que “não havia homem para lavrar o solo”, já que Ele disse que havia criado os céus e a terra e o homem no sexto dia? Onde estava o homem então? Nós temos que entender nesta passagem que Deus, que é essencialmente bom, quer nos revelar Sua bondade.
O solo nesta passagem é o nosso coração. Jesus é o único que pode cultivar a terra do nosso coração, pois foi Ele quem veio encarnado como a Palavra. Além disso, a Palavra de Deus traz chuva ao solo do nosso coração, o cultiva, e acrescenta a ele a fé que nos leva a servir ao Deus de infinita bondade. Deus quis preparar o solo do nosso coração antes de Jesus Cristo vir ao nosso mundo humano. No princípio, só havia um vapor que subia da terra. Por isso, o texto que diz: “Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a superfície do solo”, simboliza o estado do coração de quem não tem Jesus Cristo. Em outras palavras, os pensamentos daqueles que não nasceram de novo dominam seu coração.
Antes de a Palavra do Senhor vir a nós, nosso coração era dominado pelos nossos próprios pensamentos. Quando alguém não conhece a Palavra do Senhor, ele não sabe nada sobre seus pecados também, e nem sabe o que é a Verdade. Ele não tem a menor idéia de quem ele é como ser humano, de onde veio, para onde vai, qual o significado da sua existência, quais são seus pecados, o que é a justiça de Deus e o Seu juízo. Por isso, primeiro nós temos que buscar a Palavra de Deus, entender por meio dela como o homem é maligno e como seus pensamentos são diferentes dos pensamentos de Deus.
 
 
Nós Temos que Entender como o Pensamento do Homem é Inútil
 
Está escrito: “Nenhuma erva do campo tinha brotado... um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a superfície do solo”. Isso nos mostra que nosso coração era cheio de maldade. O homem se levantou contra Deus por causa dos pensamentos que surgiram em seu coração. Contudo, nosso Senhor cuidou do coração do homem e o tornou um solo cultivável, onde todo tipo de plantas e árvores pudesse crescer. Assim como o vapor era completamente inútil para a plantação, os pensamentos do homem atrapalhavam o plano de Deus e impediam que Sua Verdade entrasse em seu coração. Nós temos que entender que nossos pensamentos humanos não trazem nenhum benefício a nós. Só Jesus Cristo pode tirar toda a maldade do coração do homem e prepará-lo para que nasçam plantas e árvores.
Se o Senhor não cultivar o coração o homem, ele jamais poderá fazer isso. Não há ninguém neste mundo, senão Jesus Cristo, que pode realmente expor toda a maldade do coração do homem e transformá-lo. Por causa da sua natureza, todo ser humano nasceu em pecado. E já que seu coração está entulhado de pedras e todo tipo de sujeira, nosso Senhor, que é o Deus absoluto, veio para cultivar seu solo e torná-lo produtível.
Algumas pessoas gostam do vapor porque ele tem uma essência mística e romântica. Mas, na verdade, ele fez mal à saúde pois afeta as vias respiratórias. Do mesmo modo, os seus pensamentos que são como vapor não são bons para sua saúde espiritual. Você já deve ter percebido que pensamentos que são vazios como o vapor surgem em sua mente quando você está em casa sem fazer nada. Nós temos que entender que os nossos pensamentos são totalmente maus. Só se Jesus vier a essa terra, trazer chuva ao nosso coração e cultivá-lo é que coisas boas como plantas e árvores poderão crescer nele então. No entanto, quem não reconhece a maldade da sua mente e não crê no Deus absoluto não pode voltar para o evangelho dado por Ele, o evangelho pelo qual é possível nascer de novo da água e do Espírito. O meu desejo é que todos vocês entendam isso.
 
 
Nós Temos que Rejeitar Nossos Pensamentos
 
Os filósofos falam dos seus próprios pensamentos. Mas eles não conseguiram trazer nenhum benefício ou solução para a humanidade. O que os filósofos dizem nada mais são do que hipóteses. Sendo assim, o que eles ensinam não pode salvar as pessoas, cujos pensamentos são maus, nem levá-las a conhecer o verdadeiro evangelho. Em outras palavras, os ensinamentos que vem do pensamento humano não podem trazer benefício algum a alguém.
Todo pensamento humano que vem daqueles que ainda não nasceram de novo só serve para desviar as pessoas e fazer com que elas não nasçam de novo. Estes não querem saber o que é o evangelho da água e do Espírito de Jesus nem crêem nele quando o pregamos para eles. E tudo o que eles fazem no final acaba se tornando o instrumento da sua própria destruição. Em sua mente, o ser humano inventou a dinamite e a energia nuclear para o bem, mas agora essas invenções estão sendo usadas para destruir ele mesmo. É por isso que nós temos que entender que os pensamentos que surgem no nosso coração só nos fazem mal e não nos trazem benefício algum.
Alguém só pode iniciar sua vida de fé quando nega seus próprios pensamentos primeiro. Melhor dizendo, para termos uma vida de fé correta, temos que rejeitas nossos pensamentos e obedecer à Palavra de Deus. Quando Deus criou os céus e a terra, tudo veia à existência conforme Ele ordenou.
Jesus disse: “Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai o agricultor”. A Palavra da Verdade começou a regar nosso coração agora e as plantas começaram a nascer porque Jesus Cristo é o Agricultor que habita nele e cultiva seu solo. Quanto mais lemos a Palavra de Deus e a aprendemos, e quanto mais rejeitamos nossos pensamentos e cremos nela, mais passamos a conhecer a Deus.
Para ser bem sincero, o homem sempre viveu sem dar a mínima importância para o plano de Deus e a Sua vontade. Por sermos totalmente maus, nós só temos pensamentos que nos magoam. Isso é o mesmo que o vapor, que é prejudicial à saúde das pessoas. Por isso, quando aceitamos a bondade absoluta de Deus e cremos nela, ou seja, quando aceitamos a Palavra de Deus, é que finalmente recebemos algo bom. Se sua mente está toda confusa agora, isso significa que você de fato não pensa segundo a Palavra de Deus nem crê nela, mas está seguindo seus próprios pensamentos sem saber que eles são totalmente malignos.
Os pensamentos carnais não trazem nenhum benefício. Os pensamentos de alguém só trazem problemas que, no final, se tornam piores ainda. Quando o homem, que é totalmente mal, dá lugar aos seus próprios pensamentos, ele acaba piorando as coisas e atolado na lama, fazendo planos ele mesmo, e também construindo e destruindo seus castelos. No final, eles acabam não crendo em Jesus e indo direto para o inferno. Todo aquele que não sabe viver pela fé inevitavelmente acabará no caminho da destruição assim.
Os próprios pensamentos de alguém podem beneficiá-lo? Não, não podem. Ao contrário, só a Palavra de Deus pode dar ao homem a salvação, a vida eterna, resolver seus problemas e conceder-lhe bênçãos. Aqui está a razão pela qual o homem tem que rejeitar seus pensamentos maus.
Só nosso Senhor pode preparar realmente o solo do nosso coração. Quando nós recebemos o Senhor em nosso coração, conhecemos Sua palavra e cremos nela, é a partir daí que o solo do nosso coração é transformado e cuidado. As pedras são removidas, o solo é fertilizado e nosso ego é subjugado assim como a terra é pisada. Depois disso, só a semente da Palavra de Deus é plantada em nosso coração. A Palavra de Deus tem que entrar no coração do homem sem ser adulterada, exatamente como ela é. E temos que guardá-la e crer em toda a sua pureza. Só então Jesus Cristo irá trabalhar em nosso coração.
É Deus quem cultiva nosso coração e trabalha nele. O Senhor do homem e seu Pastor não é nenhum outro senão Jesus Cristo. Nada que vem da mente do homem pode cultivar seu coração corrompido – nenhum livro deste mundo, nenhuma filosofia humana, nenhuma doutrina cristã, nenhuma religião ou qualquer outra coisa pode fazer isso. Quem é que pode transformar nosso coração então, mesmo nossos pensamentos sendo totalmente maus? Nenhum outro a não ser nosso Senhor Jesus Cristo. A bíblia é a Palavra da Verdade que o Senhor nos falou. Quando nós confiamos na Palavra do Senhor então, Ele começa a cultivar nosso coração e faz brotar plantas, árvores, flores e frutos.
Nada mais pode cultivar o coração do homem a não ser a pura Palavra de Deus. Só essa Palavra pode cultivar o coração do homem, e só Jesus Cristo, nosso Senhor e Rei dos reis, pode realmente cultivar nosso coração. Você crê que a bíblia em si contém a absoluta bondade de Deus?
Nós vemos escrito no livro de Atos: “Ora, estes foram mais nobres do que os de Tessalônica, pois de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas de alta posição, e não poucos homens” (Atos 17:11-12). Quando Paulo e Silas foram pregar aos judeus na sinagoga em Beréia, eles encontraram algumas pessoas muito nobres ali. Está escrito que as pessoas em Beréia receberam a Palavra de bom grado. Nós temos que examinar a nós mesmos para vermos se realmente somos como aquelas pessoas ou não. Aqueles cujo coração é cultivado e guiado por Deus são exatamente assim.
Os crentes aceitam de bom grado a Palavra de Deus em seu coração dizendo sim, mas só se ela for mesmo a Palavra de Deus. Pessoas assim procuram ver o que a Palavra quer dizer realmente; elas são guiadas por Deus pela fé, fazem com que muitos voltem para o Senhor, se tornam obreiros do Senhor, O seguem e obedecem a Ele pela fé, e se tornam Seus verdadeiros servos.
Aqueles cujo coração foi preparado pelo Senhor podem entender mais profundamente o que a Palavra de Deus de fato quer dizer e sua fé está firmada somente nela. Eles nunca se tornam escravos dos seus pensamentos, mas os rejeitam ou os submetem à Palavra de Deus. São pessoas assim que o Senhor cuida.
O que acontece quando um agricultor cuida da terra? Ela produz árvores e frutos. Quando aceitamos a absoluta bondade de Deus em nosso coração totalmente corrompido, ele daí por diante passa a crer nela e pela fé dar plantas, flores e árvores. O solo do nosso coração passa a produzir frutos para Deus.
Meus amados irmãos, nosso Senhor é quem prepara nosso coração que é totalmente maligno. Portanto, temos que confiar no Senhor, porque nosso coração tem que ser guiado pela Sua Palavra. Meu mais sincero desejo é que todos vocês rejeitem seus pensamentos, creiam na Palavra de Deus, a guardem e a obedeçam, e assim sejam preparados pelo Senhor para Sua preciosa obra. Deste modo, nosso Senhor irá cultivar o solo do seu coração, vocês se tornarão obreiros preparados para fazer a obra de Deus, e somente nós veremos o Senhor glorificado.