Sermões

Assunto 15: A Epístola do Apóstolo Paulo aos GÁLATAS

[Capítulo 4-4] (Gálatas 4:1-11) Somos Herdeiros de Deus

(Gálatas 4:1-11)
“Digo que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do escravo, ainda que seja senhor de tudo. Ele está debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão, debaixo dos rudimentos do mundo. Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. Porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também feito herdeiro por Deus. Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio por vós, que de algum modo eu tenha trabalhado em vão para convosco.”
 
 
O apóstolo Paulo disse que, embora todos os santos e pastores sejam herdeiros de Deus que herdarão o Seu Reino, eles não são diferentes dos escravos e estarão também sob servidão enquanto estiverem vivendo nessa terra, e por algum tempo ainda sofrerão por causa dos rudimentos deste mundo. “Mesmo vivendo como escravos neste mundo por algum tempo, vocês não devem esquecer que são filhos de Deus que herdarão todas as riquezas de Deus Pai”. Essa mensagem não foi dita somente aos servos de Deus e às pessoas daquela época, mas também a todos nós agora.
Para nos tornar filhos de Deus, Deus Pai fez com que nascêssemos sob a Lei. E então Ele enviou Jesus Cristo sob a Lei e nos salvou a todos nos comprando com o corpo de Jesus Cristo. Dessa forma, Deus nos adotou, nós que cremos nessa Verdade como Seus filhos e filhas.
Na verdade, como o apóstolo Paulo e nossos antecessores na fé, nós também desejamos viver com o Senhor em breve, indo até Ele ou Ele vindo até nós. A nossa grande esperança é herdar e desfrutar a herança que temos no Senhor. Nós cremos piamente que somos aqueles que herdarão e desfrutarão de toda a glória e esplendor que há no Senhor. Algumas pessoas dizem que tudo que foi escrito no Apocalipse é “uma coleção de palavras místicas que não se pode confiar”. E ainda há aqueles que criam argumentos científicos incorretos a fim de que as pessoas não creiam na Palavra de Deus. Eles tratam os que crêem na Palavra como se fossem fanáticos, mas essas pessoas estão completamente erradas.
A Bíblia diz que Abraão seguiu ao Senhor segundo a Palavra de Deus, e todas as pessoas de fé que creram na Palavra de Deus também viveram assim e agora já descansam. Elas estão esperando agora a volta do Senhor, e Deus nos prometeu que quando chegar a hora nosso Senhor nos levará dessa terra e viverá conosco no Reino Milenial. O Senhor nos disse que Ele fará com que os justos desfrutem de toda a Sua glória e esplendor. Nós cremos na Sua promessa. Nós somos com toda certeza herdeiros do Senhor. Eu creio que quando nós entrarmos no Reino Milenial e estivermos diante do Senhor, Ele enxugará nossas lágrimas, nos protegerá, nos abençoará, e nos dará tudo que queremos. E quando nós formos para o Seu Reino depois de termos vivido nessa terra por algum tempo, não há como descrever a glória que teremos e desfrutaremos porque ela será abundante e eterna.
A herança de Deus diz respeito ao Seu Reino. Assim como a oração do Pai nosso diz: “venha o teu reino” (Mateus 6:10), o Reino de Deus já veio ao nosso coração; se vivermos o resto de nossa vida pregando o evangelho, nós entraremos de fato no Reino de Deus, e quando o Senhor voltar, todas as Suas promessas se cumprirão.
Quando então o Senhor voltará? Quando a promessa da volta do Senhor se cumprirá? Não sabemos exatamente quando será. Contudo, o que está muito claro é que Ele com certeza voltará num futuro bem próximo. Nós cremos nisso. Estamos totalmente convencidos de que todo o povo de Deus viverá no Reino do Senhor. Assim como um rio corre para o mar, com o passar do tempo nós estaremos naturalmente mais próximos do dia em que herdaremos o Reino de Deus.
Logo chegará o dia em que você eu tomaremos posse do Reino de Deus e o herdaremos. Mesmo que um relógio esteja quebrado, o tempo está passando, e o tempo de uma maneira ou de outra continuará voando. Não importa quantos dias nós vivamos, o que quer que façamos, o relógio continua andando. Nesse exato momento que nós estamos adorando, o tempo está passando; quando jantamos, quando servimos ao evangelho da água e do Espírito, quando jogamos futebol, quando temos pensamentos bons ou ruins, o relógio continua andando. Com o passar do tempo, o dia da promessa se cumprir chegará, e nós certamente herdaremos o Reino de Deus.
Nós com toda certeza herdaremos o Reino de Deus. Nós cremos que herdaremos todo o esplendor e a glória de Deus vivendo ao lado do nosso Deus Triuno – o Pai, Jesus Cristo, e o Espírito Santo. É disso que o apóstolo Paulo está falando aqui. Paulo freqüentemente mencionava “a fé, a esperança, e o amor” como as três virtudes que os santos deveriam nutrir em seu coração. Na nossa vida atual também tem que haver fé, esperança, e amor, e desses três, a esperança de que a promessa do Reino de Deus se cumprirá no tempo devido nos leva a perseverar com paciência em meio a todas as dificuldades, e a continuar a corrida da fé até cruzarmos a linha de chegada.
Meus amados irmãos, houve um tempo que eu também estava cheio da energia da mocidade, mas o tempo passou tão rápido que eu estou chegando à velhice agora. E por mais que eu tentasse, eu não poderia fazer o tempo parar. Quando eu era jovem, eu não fazia as coisas com pressa, mas estou passando por um momento em minha vida em que o relógio começou a bater rápido demais. Os jovens na Coréia se alistam no exército com 20 anos. Todos eles recebem uma notificação para fazer um exame físico para ser engajados no servido militar, e a partir de então o tempo voa. Antes disso acontecer comigo, o tempo passava bem devagar, mas depois que isso aconteceu, o tempo passou tão rápido que eu cheguei aos trinta, aos quarenta, e aos cinqüenta como uma flecha. Eu costumava pensar: “quando é que eu vou fazer 60 anos?” Mas agora eu já passei dos 50 e pareço ter 60. Embora meu coração ainda seja jovem, com o passar do tempo meu corpo demonstra que eu já passei dos 50. Conforme o tempo for passando agora, eu também não vou cruzar o rio da morte?
Quem estará do outro lado desse rio quando o cruzarmos? O Senhor estará lá esperando por nós. Para onde o Senhor enviará Seus anjos para nos dar as boas vindas? Onde Ele está é o lugar mais maravilhoso que existe chamado Céu. Esse é o melhor de todos os lugares, e já que e Senhor está lá, é esse o lugar mais maravilhoso que espera por nós. Quando chegar a hora, o Reino de Deus será nosso. É essa esperança que nos faz viver.
O tempo passou tão rápido que este ano já acabou. E então, depois que alguns poucos anos se passarem, o Reino de Deus será nosso. É uma alegria tão grande para nós viver nesses últimos tempos. Eu sou muito feliz por ser um dos últimos a fazer parte dessa corrida do evangelho. O Céu pertence a mim e a você. É por isso que somos tão felizes. Nós somos muito gratos realmente por termos recebido a remissão dos nossos pecados, e também recebemos o dom do Céu para desfrutarmos do seu esplendor e da sua glória. Nossa alegria é indescritível, porque com o passar do tempo, todo esplendor e glória, a vida eterna, e todas as bênçãos que há serão minhas e suas. Todas as promessas de Deus se cumprirão com o passar do tempo.
No entanto, enquanto estamos nessa terra, nós temos a obrigação de fazer a obra de Deus, trabalhando com sabedoria publicando e doando nossos livros cristãos para alimentar as pessoas. Recentemente, o primeiro volume da série sobre o evangelho de Mateus foi publicado, e o segundo volume sairá em breve porque já está sendo traduzido. Outro livro sobre a Primeira Epístola de João já está sendo impresso também. Você já leu o primeiro livro da séria sobre Mateus? Não é exagero dizer que vocês agora estão transbordando de livros. Antes, eu costumava ficar feliz quando um livro era publicado, mas hoje em dia, 7 a 8 livros são publicados numa semana. Então, só de olhar para a capa do livro meu coração já se enche de alegria.
Esse ano nós vamos trabalhar mais duro do que nunca. Quando um bebê nasce, sua mãe tem que cuidar dele porque senão ele morrerá de fome. Nossas irmãs provavelmente sabem muito bem que, quando uma mulher dá à luz, seus seios nos primeiros dias produzem um tipo de leite especial chamado colostro. E é imprescindível amamentar o recém-nascido com esse colostro, pois ele contém todos os nutrientes e anticorpos necessários para fortalecer o sistema imunológico do bebê. Os bebês que são alimentados com o colostro crescem saudáveis e fortes.
Se alguém ouviu a Palavra do evangelho da água e do Espírito, a Palavra de Deus, e deste modo recebeu a remissão dos seus pecados, é imprescindível que ele também continue sendo alimentado com a Palavra de Deus. Depois de receber o colostro, as crianças espirituais também têm que ter o leite, e quando elas desmamarem o seu alimento deve ser uma papinha de bebê que cada vez vá se tornando mais sólida. Se nós não suprirmos a necessidade que elas têm da Palavra de Deus, elas não terão nenhum alimento espiritual.
O nosso propósito na Igreja de Deus é pregar o evangelho. Obviamente, alimentar alguém com o evangelho é o mesmo que alimentá-lo com colostro e leite. Além disso, quando nós somos alimentados com uma dieta nutritiva e balanceada, nós podemos crescer muito mais saudáveis. E é por isso que nós precisamos alimentar os santos nascidos de novo no mundo inteiro com uma dieta balanceada da Palavra de Deus. Depois de nós pregarmos o evangelho da água e do Espírito, que é o mesmo que o colostro para os nascidos de novo, precisamos continuar alimentando-os com o pão espiritual, traduzindo e publicando nossos livros de Mateus, 1 João, e Gálatas, assim como do Antigo Testamento. Só assim eles poderão crescer.
Quando eu leio os testemunhos que nos são enviados por e-mail, eu posso ver bem se uma pessoa continua lendo nossos livros ou não. Nós sabemos que dentre aqueles que acessam nosso site freqüentemente, existem mais pessoas que o acessam outras vezes do que os que o visitam pela primeira vez. Os que visitaram nosso site uma vez continuam acessando-o para pedir nossos novos livros ou para baixá-los em forma de e-book. É por isso que eu estou convencido de que temos que continuar publicando e doando ainda mais livros. Meu coração deseja muito isso, mas meu problema é falta de energia. Nós temos que trabalhar mais, porém não temos forças para isso. Mesmo assim, nós continuaremos com nosso ministério de literatura.
Quando as séries do evangelho de Mateus, a Primeira e a Segunda Epístola de João e a de Gênesis forem publicadas uma a uma, muitas almas verão que sua fé aumentará, porque elas no tempo devido serão alimentadas com a Palavra adequada, e serão nutridas através destes livros. Quando você recebeu a remissão dos seus pecados, você também não precisava muito da Palavra? Depois de receber a remissão dos seus pecados, você teve que continuar ouvindo o evangelho da água e do Espírito. Quantas vezes você teve que aprender sobre vários assuntos da indispensável Palavra de Deus para se desfazer das suas idéias erradas? Quanto mais você continuava ouvindo a Palavra de Deus, mais a sujeira do seu coração era removida, mais você entendia a Palavra da Verdade, e agora você também é um só com o Senhor de todo o seu coração.
Está escrito: “e se és filho, és também feito herdeiro por Deus” (Gálatas 4:7). Meus amados irmãos, seus pais carnais são ricos e te deixarão uma fortuna como herança? Dizem que os filhos de pais ricos ficam loucos para que seus pais morram logo, e pensam: “é só esperar o tempo passar que tudo que pertence a eles será meu.” Então é provável que haja muitas pessoas que no seu íntimo desejam que seus pais morram logo, quando eles ficam velhos e doentes. Você deixou de herança algo muito valioso para os seus filhos. Afinal de contas, você não deixou para eles a sua fé? Se você fez isso, você então deu aos seus filhos um presente inestimável. Não existe nada mais valioso que isso.
Todos nós somos filhos espirituais de Deus. Estávamos sob a Lei, mas para nos dar o direito de sermos filhos de Deus, Jesus Cristo remiu todos os nossos pecados ao vir a essa terra, sendo batizado, morrendo na Cruz, ressuscitando dos mortos e derramando o Espírito Santo em nosso coração. Agora que nós temos o Espírito de Deus em nosso coração podemos chamar a Deus: “Aba, Pai”.
Existe alguém entre vocês que está indeciso se chama ou não Deus de Pai? Não, não há ninguém. Existe pecado em seu coração? Não. Nenhuma condenação há para todo aquele que crê no evangelho da água e do Espírito. Você crê no evangelho da água e do Espírito? Se alguém crê no evangelho da água e do Espírito em seu coração, ele pode se considerar um justo sem duvidar. No tempo certo, Deus irá compartilhar conosco todo o Seu esplendor, Sua glória, Seu poder e Sua autoridade. Deus irá compartilhar conosco tudo aquilo que pertence a Ele e ao Senhor. Como uma família, viveremos com Ele para sempre.
Hoje em dia, não há outro lugar onde podemos encontrar tudo isso a não ser na Igreja de Deus. O conceito de família espiritual diz respeito à Igreja de Deus. A Igreja de Deus é a reunião dos santos que nasceram de novo da água e do Espírito e, portanto, se tornaram justos. Eles com certeza herdarão o Reino de Deus. Aqueles que nasceram de novo são o povo de Deus, uma só família, e membros da Igreja de Deus. Portanto, nós temos que estar sempre na Igreja de Deus, crendo que nós receberemos e gozaremos do poder, do esplendor e da glória de Deus. E até mesmo quando nós às vezes somos perseguidos e desprezados pelas pessoas do mundo, e trabalhamos duro para servir ao evangelho nessa terra é que podemos viver pela fé sem que nosso coração seja levado pelas coisas deste mundo, porque somos herdeiros do Reino de Deus.
Meu coração tem uma fé tão inabalável que assim que eu cumprir o meu dever eu me apresentarei diante do Senhor. Eu admiro muito a disposição que o apóstolo Paulo teve quando trabalhava incansavelmente em prol do evangelho, dizendo no final: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2 Timóteo 4:7-8).
Antes de nascer de novo por crer no evangelho da água e do Espírito, o apóstolo Paulo não era diferente dos servos deste mundo. Foi por isso que ele confessou que “estava debaixo de tutores e curadores até o tempo determinado pelo Pai”. Houve também uma época em que ele estava sujeito ao conhecimento elementar deste mundo. E este conhecimento elementar aqui se refere ao conhecimento secular. De fato, os estudos seculares não são dados apenas no ensino elementar. Quando olhamos para as atividades intelectuais deste mundo, podemos ver que elas de fato não são grande coisa. Ter um grande conhecimento secular não passa de ostentação. Deus fez com que vivêssemos sujeitos a esse conhecimento elementar por algum tempo para que pudéssemos encontrar o Senhor na Palavra da Verdade.
Nós somos herdeiros de Deus. Isso significa que junto com o Senhor no Seu Reino nós gozaremos para sempre Seu esplendor, Sua glória, Sua autoridade, Seu poder e Sua beleza. Para se bem sincero, eu às vezes fico pensando se não será muito chato viver assim. Tudo se torna cansativo depois de algum tempo. No começo pode ser até legal se nós praticarmos nosso esporte favorito como ping pong ou futebol, mas se nós ficarmos jogando o dia inteiro isso se tornará algo chato. Duas, três horas jogando pode ser divertido, mas não seria cansativo se nós tivéssemos que correr o dia inteiro? Você alguma vez já achou, por causa do seu pensamento carnal, que seria muito chato viver para sempre, já que viver nessa terra 70 ou 80 anos já está sendo cansativo demais para você?
A Bíblia diz que desfrutaremos do esplendor e da glória do Reino de Deus; e às margens do rio da vida ali, os frutos nascerão no tempo certo. Não haverá preocupação no Céu, mas somente alegria. Por isso é que eu me alegro por essas palavras. Já que Deus disse que a alegria, as bênçãos, e a vida não terá fim, e que não haverá trevas de nenhum tipo no Seu Reino, como é maravilhosa nossa herança! Nós entraremos no jardim transbordando de alegria assim como Ele prometeu ao ladrão na Cruz: “Hoje estarás comigo no paraíso.” Na verdade, nós cremos que ao vivermos pela fé aguardando pelo Seu Reino, no Seu tempo, o Senhor voltará e nos dará a nossa herança, e toda Palavra profética mencionada no Apocalipse se cumprirá em nossa vida.
Embora alguns tenham causado alvoroço entre as pessoas por terem marcado datas específicas para a volta do Senhor dizendo que Ele voltaria naqueles dias, e dizendo que o mundo mudaria no ano 2000, tudo isso não passou de bobagem. Por causa disso as pessoas agora começaram a fechar o coração e a negar a segunda vinda do Senhor. A Igreja Católica em particular nega a segunda vinda do Senhor. De forma bem sagaz, ela fingem revelar e ensinar a verdade, mas no fim, ela leva as pessoas à descrença e as impedem de crer na Palavra como ela é. Isso é que é ser malicioso! Não é uma astúcia muito grande os falsos mestres dizerem que crêem na Palavra de Deus, mas ao mesmo tempo impedir seus seguidores de crer nela?
A Bíblia é a Verdade. Meus amados irmãos, seus pecados desapareceram porque vocês crêem no evangelho da água e do Espírito. Então este evangelho é a Verdade. A Palavra profética de Deus também vai ser cumprir exatamente como ela é, não vai? Ela com certeza se cumprirá. No tempo certo herdaremos o Reino dos Céus. Nós herdaremos todo o esplendor, a glória e a vida que Deus Pai tem para nós.
Nós herdarmos tudo isso para guardá-lo? Não! A Bíblia diz que desfrutaremos de tudo isso. É uma alegria muito grande termos a segurança de que desfrutaremos para sempre dessas preciosas bênçãos. A herança nos dada por Deus é realmente maravilhosa. É por isso que nós não temos inveja das pessoas do mundo quando elas ficam ostentando seus bens materiais. E não as invejamos porque cremos que as coisas deste mundo não valem nada, e também porque temos a esperança da nossa herança futura.
Só há um desejo no meu coração. E é que nós recebamos nossa herança no futuro. Por crer que a promessa de Deus se cumprirá no tempo certo, eu somente espero por este dia. Não há nada mais em que eu tenha esperança a não ser nisso. Por confiar no evangelho da água e do Espírito e crendo que você e eu somos herdeiros do Reino de Deus, eu continuarei pregando esse evangelho com todo o empenho até estar na presença de Deus. Eu não tenho outra esperança. Você tem outra esperança neste mundo? Pode ser que você tenha outra esperança que não seja a herança de Deus, mas eu não tenho. E é por isso que eu sou muito feliz. Eu vivo com esperança, crendo que quando o tempo passar e a hora chegar eu herdarei o Reino de Deus.
Eu dedico toda a minha gratidão a Deus. Assim como o apóstolo Paulo se referiu a si mesmo ao dizer: “como entristecidos, porém sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo” (2 Coríntios 6:10), você e eu também somos ricos.
Nós somos herdeiros de tudo que Deus possui. Aleluia!