The New Life Mission

Sermões

Assunto 18: GÊNESIS

[Capítulo 3-15] (Gênesis 3.1-24) O Batismo de Jesus é a Marca da Salvação

(Gênesis 3.1-24)
“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás. E chamou Adão o nome de sua mulher Eva, porquanto ela era a mãe de todos os viventes. E fez o SENHOR Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles e os vestiu. Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente, o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado. E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.
 
 
Como vocês estão? A salvação é um presente que só Deus pode nos dar. Ela só está disponível para aqueles que reconhecem sua pecaminosidade. A não ser que o pecado de alguém seja exposto, ele nunca merecerá a salvação de Deus, como está escrito: “Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes” (Mateus 9:12). Por exemplo, embora Deus tenha dado a Caim a marca da salvação, Caim não creu até o fim. Enquanto seu pecado estava em oculto, Caim confiou em sua justiça, mas depois que matou seu irmão, ele reconheceu seu pecado. Depois de Caim se levantar contra seu irmão Abel e o matar, Deus disse a ele: “Você não sabe que pecou?” E Caim disse: “Sim, tu tens razão”, então ele ficou desanimado. E como ele ficou desanimado, Deus lhe deu a marca da salvação. No entanto, ele não creu em Deus e se afastou dele.
Deus salvou todas as pessoas. Então aqueles que creem nesta verdade recebem a salvação de todos os pecados e se tornam justos. E já que foram salvos, seu destino é o céu. Mas aqueles que não creem na salvação dada por Deus continuam sendo pecadores por causa da sua incredulidade. E por causa destes pecados de seu coração, no final eles acabarão indo para o inferno. Amados irmãos, vocês creem nisto?
Uma fé legalista é aquela que leva os frequentadores de igreja para o inferno. A fé que crê na Palavra de Deus, por outro lado, é aquela que leva os santos à salvação. Como você tem vivido pela fé? Você ainda não está tentando fazer sua fé ser aceita pelas orações de arrependimento, chorando e gritando e oferecendo o fruto da terra como Caim? Esta fé é exatamente a descrição da fé legalista. Devemos saber que esta é uma falsa fé que Satanás traz até nós. Ele tenta nos enganar e nos fazer tropeçar e cair. Ele nos faz cair em depressão, dizendo: “O que você tem de tão especial assim? Veja como você é miserável”. Ao expor nossa fraqueza carnal, Satanás sempre nos lembra dos pecados que cometemos e nos faz olhar para eles para nos fazer tropeçar e cair por causa deles. Se aceitássemos nossa fraqueza e voltássemos para a Palavra de Deus, isso seria um bom final. Mas novamente Satanás induz as pessoas a continuar com as boas obras para cobrir sua fraqueza. Porém a pessoa não é aceita por Deus. Depois de ver os seres humanos tentando cobrir sua fraqueza por si próprios e se esforçando para se recuperar, Deus não disse que estávamos fazendo o certo, ao contrário, ele sacrificou um animal e vestiu Adão e Eva com túnicas de pele, dizendo: “Vocês não podem fazer nada para receber a salvação, por mais que tentem; eu mesmo os salvarei. Ao vestirmos as túnicas de pele feitas por Deus, nós precisamos reconhecer que este animal morreu em nosso lugar.
Nosso Senhor derramou o sangue porque foi batizado. Está escrito: “Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades” (Isaías 53:5). Encontramos aqui então uma resposta de fé adequada para a razão pelo qual Jesus foi pendurado no madeiro. Jesus derramou seu sangue na cruz, ressuscitou dos mortos e agora está assentado à destra do trono de Deus porque levou todos os pecados do homem ao vir a esta terra e ser batizado por mim e por você. Precisamos entender bem por que Jesus foi pendurado na cruz. Foi assim que ele nos salvou.
Você não precisa se desesperar por causa das suas falhas quando olhar para si mesmo. Quando você olhar para suas falhas, não busque forças para superá-las. O que você mais precisa é conhecer sua fraqueza perante Deus e implorar pela salvação dele. Primeiro, reconheça sua miserabilidade. “Eu sou falho e pequei”. Você certamente pecou tanto em sua vida como as nuvens do céu. Devemos admitir que somos assim e olhar para o Senhor. O Senhor veio a esta terra e foi batizado para nos salvar. Naquele momento, os pecados do mundo passaram para ele, e a verdade é que os nossos pecados também. Eu espero que você medite nestas palavras. Os pecados de seus filhos também passaram para ele. Embora não saibamos quando este mundo vai acabar, todos os pecados cometidos até o fim do mundo também foram passados para ele. Quando cremos em Jesus Cristo, que nos salvou com o evangelho da água e do Espírito, nós somos salvos de todos os pecados. Ao gravar em nosso coração a obra que o Salvador realizou, nós fomos salvos. Devemos dedicar todo o nosso coração à Palavra de Deus.
Não devemos viver pela nossa fé legalista. Está escrito que a figura da salvação é o batismo que Jesus recebeu de João Batista. Jesus foi condenado a ser pregado numa cruz por ter levado todos os pecados do mundo ao ser batizado por João Batista. Ele disse: “Está consumado!” (João 19:30) antes de dar seu último suspiro. Ele salvou a todos nós com seu batismo (a água) e com seu sangue na cruz. Portanto, o evangelho da água e do Espírito é muito claro e correto. Nosso Senhor é a verdade e o caminho para o céu. Que tipo de caminho para a verdade e para o céu o Senhor preparou para nós ao vir a essa terra? Jesus nos salvou ao nascer nessa terra, levou todos os pecados do homem quando tinha trinta anos ao ser batizado, morreu ao ser pregado na cruz e ressuscitou dos mortos ao terceiro dia. Esta salvação que Jesus nos deu é a verdade mais correta e o caminho certo para o céu.
Os pluralistas religiosos insistem que a salvação pode ser alcançada em qualquer religião. A maioria dos cristãos declara que podemos ser salvos tendo fé somente no sangue da cruz, que a salvação existe em qualquer religião e que podemos receber o Espírito Santo através de ferventes orações; mas tudo isso é mentira. Não é isso que acontece. Ninguém pode ser salvo se não for por Jesus Cristo e seu evangelho da água e do Espírito. Deus não nos deu outro nome para a nossa salvação além do nome de Jesus Cristo. (Atos 4:12). O Espírito Santo é um presente que Deus deu àqueles que receberam a remissão de pecados.
Amados irmãos, está escrito: “Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo” (1 Pedro 3:21). Já que Jesus levou todos os nossos pecados ao ser batizado, este batismo é uma figura da salvação. E por ele também ter sido condenado a morrer na cruz, você e eu não seremos mais condenados, pois cremos em seu batismo e no sangue da cruz. E apesar da nossa fraqueza, nós estamos sem pecado, embora pequemos todos os dias. Eu tenho esta fé. Eu tenho fé na Palavra de Deus. Pela fé nós recebemos a salvação. Você também crê nisso? Somente os que creem na Palavra é que podem morar no Jardim do Éden. Isso significa que somente os que crêem na Palavra de Deus é que podem entrar no céu.
Nosso coração pode ficar sem pecado se não crermos que Jesus foi batizado? Não passa de mentira dizer que não tem pecado quando não se crê no batismo de Jesus. Você comete pecados? Sim, claro. E não é verdade que você não pode entrar no céu porque comete estes pecados? Então não é verdade também que você não pode entrar no céu porque não crê no batismo de Jesus e no sangue da cruz?
Se você está tentando receber a salvação dos pecados fazendo boas obras, então você está se esforçando em vão. Por favor, não se esforce em vão. Jesus foi batizado e morreu na cruz por nós para nos salvar. E eu espero que você creia nisso e receba a salvação. Eu espero que você não vá para o inferno por ser obstinado como Caim.
Aqueles que se afastam de Deus se tornam fugitivos e errantes como Caim. Eles não podem entrar no céu. Somente os que creem na Palavra de Deus é que podem entrar no céu. Somente os que creem no batismo e no sangue da cruz é que podem receber a remissão dos pecados. Amados irmãos, eu acredito que vocês creem na verdade. Eu quero que vocês creiam em Deus independente de ser alguém ou ninguém.
O Senhor salvou a todos neste mundo, incluindo a nós, de todos os pecados. Deus apagou os pecados de Caim também. Mas ele não aceitou a sua Palavra, o abandonou e se tornou fugitivo e errante. A terra de Node era um lugar amaldiçoado. E quando um habitante de Node se aproximava de Caim, ele tinha que se esconder, pensando: “Ele vai me matar”. E quando as pessoas que vinham de longe se aproximavam em grande número, ele também se escondia, pensando: “Eles estão vindo porque sabem que eu pequei”. As pessoas tendem a sentir medo das outras mesmo quando não pecaram. Ser um errante é ter um coração desconfiado e, por esta razão, levar uma vida difícil e cansativa. Mas se alguém crê em Deus, ele desfrutará de paz e conforto ao lado dele, seu coração será fortalecido com o de um leão, e ele receberá as bênçãos de Deus.
Embora nossas atitudes sejam falhas diante de Deus, eu sou grato por não termos mais pecado. E este coração grato nos levará a viver com Deus para sempre. É por isso que, desde o momento em que nascemos de novo crendo no evangelho da água e do Espírito, nós queremos seguir o Senhor e fazer sua obra. Já que somos filhos de Deus nascidos de novo, o desejo de servir o Senhor nasce por si próprio. Você também é assim? Somos assim porque temos amor pelo Senhor dentro do nosso coração.
99,9% dos cristãos deste mundo têm uma fé legalista. Isso é lamentável. Porém este evangelho da água e do Espírito está se espalhando pelo mundo aos poucos. Recentemente nós traduzimos alguns de nossos livros para o alemão, o espanhol e o francês. Agora só falta a arte da capa e eles serão logo impressos. A Alemanha é o país onde Martinho Lutero viveu. Martinho Lutero foi o homem que declarou: “Mas o justo viverá da fé” (Romanos 1:17). A França foi o lar de João Calvino. Calvino foi um homem que escreveu comentários sobre toda a Bíblia baseados nos chamados cinco pontos do Calvinismo. Na Espanha, o catolicismo é a religião nacional, e este país já esteve contra Deus. Quando o rei Tiago da Inglaterra ordenou que os teólogos traduzissem a Bíblia do original para o inglês, a Espanha enviou a armada espanhola para destruí-los totalmente. No mar, onde os exércitos da Inglaterra e Espanha se encontraram, Deus fez imensas ondas se levantar, e sem lutar, toda a armada espanhola afundou. Foi Deus quem matou todos eles. Assim, a versão da Bíblia do rei Tiago passou a existir.
Esta versão foi traduzida para o chinês, e da versão chinesa foi feita a tradução para o coreano. Então esta versão da Bíblia que lemos agora é extremamente fiel. Os teólogos coreanos estudaram por 40 anos e recentemente publicaram uma nova versão da Bíblia traduzida, mas a nova versão não se compara a versão antiga que temos hoje. Deus nos deu uma boa versão da Bíblia, que é a versão mais exata da Palavra de Deus. Porque Deus nos ama, ele nos permitiu ter a Palavra que mais se assemelha ao texto original.
Deus tirou as vestes feitas de folha de figueira de Adão e Eva e os vestiu com túnicas de pele de animal. As vestes de folha de figueira apontam para a fé legalista. Elas fazem a pessoa se cansar porque não podem cobrir totalmente a vergonha e duram alguns dias no máximo. Portanto, os que vivem com sua fé baseada em boas obras irão para o fogo que não apaga nunca, embora tenham fé em Jesus.
Temos que crer no evangelho da água e do Espírito. Quando cremos na Palavra de Deus como ela é e não ficamos ansiosos, independente de quando o Senhor virá. Eu dou graças ao Senhor que nos salvou.