The New Life Mission

Sermões

Assunto 18: GÊNESIS

[Capítulo 15-3] (Gênesis 15:1-7) A Justiça que Abraão Recebeu de Deus

( Gênesis 15:1-7 )
“Depois destas coisas veio a Palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a Palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça. Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.”
 
 
No texto bíblico deste capítulo Deus disse a Abraão para olhar para cima e ver se conseguia contar o número das estrelas do céu. Então Deus disse a ele: “Assim será a tua descendência.” Está escrito na Bíblia que Abraão creu no Senhor e isso lhe foi imputado por justiça.
Eu estou falando da justiça que Abraão recebeu de Deus. Como Abraão recebeu esta justiça? Ele a recebeu por crer na Palavra que Deus tinha dito a ele. A justiça que Abraão recebeu foi por causa de sua fé em Deus. Assim nós também podemos ser justos diante da presença de Deus se tivermos a mesma fé que Abraão teve.
Contudo, aqueles que não conhecem ou se recusam a crer no evangelho da água e do Espírito dizem: “Veja! Deus não imputou por justiça a fé de Abraão quando ele creu na Palavra de Deus embora ele não conhecesse o evangelho da água e do Espírito?” Eles dizem que a pessoa só está sem pecado se ela crer em Jesus como Salvador, apesar de ainda haver pecado em seu coração. Mas a fé de Abraão é diferente da fé desse tipo de pessoa. A Palavra declara: “E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.”
No evangelho de João está escrito que a pessoa recebe a salvação e a vida eterna se ela crer somente em Jesus. Por isso, a maioria dos cristãos de hoje crê que são salvos porque declaram Jesus Cristo como seu Salvador. Contudo, se tornar um justo na presença de Deus não é tão simples assim. Aos pecadores Jesus disse: “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5).
O que temos que ter em mente é que dizer que crê somente em Jesus sem conhecer sua justiça não é ter a verdadeira fé na presença de Deus. Nós realmente nos tornamos justos para Deus quando entendemos e cremos no evangelho da água e do Espírito. A verdade é que ainda seremos o povo de Deus e justos independente de sermos falhos, se crermos na Palavra que diz que Jesus Cristo veio a este mundo e foi batizado por João Batista a fim de apagar todos os nossos pecados, morreu na cruz e ressuscitou dos mortos ao terceiro dia.
  
 
Você Tem ou Não Tem Pecados em Seu Coração?
 
Aqueles que não creem no evangelho da água e do Espírito, que é a justiça de Deus, às vezes pensam assim: “O que acontece quando a pessoa cai no pecado depois de receber a remissão de seus pecados? Esta pessoa se torna pecadora novamente? Então como alguém pode dizer que é justo se não tem uma firme convicção de sua condição sem pecado?” Eles realmente têm problema com isso.
Eles ficam preocupados com estas coisas porque não conhecem e nem creem no evangelho da água e do Espírito que é a justiça de Deus. Isso tudo porque eles não creem neste verdadeiro evangelho que contém a justiça de Deus. E diferente de Abraão, eles não possuem a fé correta de crer na Palavra de Deus.
Abraão é o pai da nossa fé. Quando cremos em toda Palavra de Deus, somos considerados justos, ou seja, pessoas íntegras sem pecado diante de Deus. Como podemos ser aprovados como povo de Deus? Nós podemos ser aprovados como povo de Deus crendo no evangelho da água e do Espírito exatamente como Deus nos falou.
No passado Deus disse a Abraão: “Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar” (Gênesis 15:5), isto significa: “Eu tornarei o número dos seus descendentes tão numeroso como as estrelas do céu.” Abraão creu na Palavra de Deus porque foi o próprio Deus que a disse. Nós não somos pessoas que creem no evangelho da água e do Espírito assim também? Não podemos ser purificados pela lei de Deus, mas os nossos pecados já não foram apagados de uma só vez pela fé que crê no evangelho da água e do Espírito? Todos nós com certeza recebemos a remissão dos nossos pecados de uma vez por todas pela fé que crê na justiça de Deus.
Existe pecado na consciência de alguém que crê no evangelho da água e do Espírito, que é a justiça de Deus? Não, não existe um sequer. A pessoa se torna sem pecado quando está firmada na fé que crê no evangelho da água e do Espírito da forma como está nas Escrituras. Satanás não pode causar nenhum dano a sua fé se você crê no evangelho da água e do Espírito. Um ser humano pode cometer pecado durante sua vida neste mundo porque tem falhas e fraquezas e também porque seu ego é grande. Nessas horas, ou seja, quando sentirmos que nossas falhas estão nos vencendo, temos que lembrar do evangelho da água e do Espírito e da justiça que Abraão recebeu de Deus no passado quando ele creu em sua Palavra.
Não podemos esquecer da Palavra do evangelho da água e do Espírito e ter absoluta fé na justiça de Deus. Portanto, não importa as falhas que tenhamos e o quanto Satanás nos acuse, devemos derrotá-lo com a nossa fé que crê no evangelho da água e do Espírito, que é a justiça de Deus. Devemos ficar firmes na fé que crê na justiça de Deus. Um justo crê na justiça da Palavra de Deus, cuida da alma dos outros, proclama esta fé e permanece firme nela apesar da opressão e da acusação do diabo.
Nós devemos crer nisto já que as Escrituras nos dizem que o Senhor nos salvou de todos os nossos pecados se cremos no evangelho da água e do Espírito, que é a justiça de Deus, embora ainda sejamos fracos na carne. Um justo pode dizer que ficou sem pecado por crer no evangelho da água e do Espírito e que pode estar na presença de Deus com esta fé fazendo a justa obra de Deus. Ninguém pode fazer a obra de Deus a não ser que tenha fé no evangelho da água e do Espírito.
Sem a fé no evangelho da água e do Espírito, nós viveríamos uma vida de escravos sendo explorados e oprimidos pelo diabo constantemente. É esta fé que crê no evangelho da água e do Espírito, que é a justiça de Deus, que vence o diabo. A pessoa só é considerada justa quando tem fé na Palavra de Deus. Nós nos tornamos justos por termos fé na Palavra da justiça de Deus assim como Abraão. Nós podemos ser as ferramentas da justiça e servos de Deus quando alcançarmos esta fé que crê no evangelho da água e do Espírito; e também nos tornamos poderosos no Senhor e não morremos por causa dos nossos pecados. Portanto, eu quero que vocês sempre se lembrem que Abraão buscou a Palavra de Deus pela fé.
 
 
Devemos Manter Nosso Coração Aberto
 
Nós recebemos a remissão dos pecados em nosso coração por conhecermos e crermos no evangelho da água e do Espírito, que é a justiça de Deus. O que devemos fazer depois?
Vamos ler a Palavra no livro de Êxodo capítulo 21 versículos de 1 a 6: “Estes são os estatutos que lhes proporás. Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça. Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele. Se seu Senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu Senhor, e ele sairá sozinho. Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu Senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre, Então seu Senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu Senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.”
A Palavra nos diz que quando um hebreu comprava um servo, este servo o servia após seis anos, depois era libertado no sétimo ano, mas se este servo não quisesse ficar livre mas quisesse viver com seu Senhor, o Senhor furaria sua orelha com um furador.
 
 
Devemos Furar a Orelha do Nosso Coração
 
Devemos ouvir atentamente o que Deus está nos dizendo. Devemos prestar atenção na Palavra de Deus para nos tornamos seus servos. Precisamos ouvir com atenção as ordens que Deus dá aos santos através da igreja. Deus disse aos hebreus para furar a orelha do servo com um furador como sinal de que ele se tornou seu verdadeiro servo. Isto significa que quando fazemos determinadas obras espirituais, devemos obedecer a orientação dos servos de Deus mais antigos de sua igreja. Somente desta forma conseguiremos viver como servos de Deus fazendo a obra do mestre.
Os servos de Deus têm que ter ouvidos espirituais atentos. Porque a fé se manifesta no coração e a pessoa pode discernir a vontade do Senhor e viver segundo esta vontade somente quando obedece fielmente as ordens de Deus. Você só poderá compreender a vontade de Deus quando compreender o significado das palavras destes servos mais antigos, e só poderá viver segundo a vontade de Deus quando você conhecê-la. É importante um servo ouvir atentamente o que lhe dizem. Um justo também deve ter sua orelha furada. O justo deve tirar todos os resíduos de sujeira do seu coração. A pessoa precisa analisar e ver se a porta do seu coração não está trancada e deve abri-la bem se não estiver bloqueada.
Precisamos ouvir atentamente o que o Senhor está nos dizendo e devemos fazer isto enquanto estes sermões sobre a Palavra de Deus são pregados, prestar atenção ao que o Senhor está dizendo, abrir as portas do nosso coração, crer e buscá-lo pela fé. O Senhor disse que a fé vem pelo ouvir (Romanos 10:17). Portanto, não podemos alcançar a verdadeira fé se não compreendermos muito bem a Palavra de Deus.
A fé não vem até nós se não ouvirmos bem o que os mais antigos na fé dizem a nós. Por isso não devemos desistir da nossa fé pois buscaremos insistentemente a Deus mesmo sendo falhos. Precisamos ouvir atentamente o que Deus está nos dizendo. Devemos ouvir esta Palavra e crer nela porque nela há fé e verdade. Eu quero que vocês não se esqueçam disto.
Precisamos ouvir com atenção todas as palavras destes servos de Deus mais antigos mesmo quando fazemos a obra de Deus. É importante fazer a obra de Deus fielmente, mas mais importante é entender as palavras dos servos mais antigos e obedecê-los. Certamente acabaríamos morrendo se não compreendêssemos as palavras destes servos mais antigos e as interpretássemos da nossa maneira fazendo o que quiséssemos. Não seria o fim de tudo se o seu superior lhe dissesse para parar de trabalhar e ir embora? Isto seria o fim de tudo. Eu quero que vocês não se esqueçam disto.
O limite da sua força ou sua falha não é um problema. A coisa mais importante é você ouvir atentamente o que o Senhor está dizendo e crer nisto. Somente assim você poderá seguir o Senhor até o fim. Os que vierem após você também o seguirão pela fé quando você ouvir atentamente e seguir as palavras dos mais antigos na fé. Eu quero que você abra os ouvidos do seu coração para a Palavra da justiça de Deus e creia nela.