Sermões

Assunto 10: O Apocalipse (Comentários sobre o Apocalipse)

[Capítulo 17-1] O Julgamento da Meretriz que se acha Sentada Sobre Muitas Águas ( Apocalipse 17:1-18 )

O Julgamento da Meretriz que se acha Sentada Sobre Muitas Águas

( Apocalipse 17:1-18 )
“Veio um dos sete anjos que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas,
com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra. Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres. Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição. Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA. Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto. O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher: a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá. Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis, dos quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e, quando chegar, tem de durar pouco. E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição. Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora. Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem. Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele. Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas. Os dez chifres que viste e a besta, esses odiarão a meretriz, e a farão devastada e despojada, e lhe comerão as carnes, e a consumirão no fogo. Porque em seu coração incutiu Deus que realizem o seu pensamento, o executem à uma e deem à besta o reino que possuem, até que se cumpram as palavras de Deus.
A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra”.


Exegese

Versículo 1: “Veio um dos sete anjos que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas”.
Saber quem é a meretriz, a mulher e a besta da passagem principal é essencial para interpretar e entender o capítulo 17. A “meretriz” no versículo 1 se refere às religiões do mundo, enquanto a “mulher” se refere ao mundo. A “besta”, por outro lado, diz respeito ao Anticristo. As “muitas águas” aqui se referem aos ensinamentos do Diabo. A frase: “mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas”, nos fala que Deus julgará as religiões do mundo que se assentam nos muitos ensinamentos de Satanás.

Versículo 2: “Com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra”.
A “prostituição” aqui se refere a amar este mundo e suas coisas mais do que ao próprio Deus. Fazer imagens das coisas do mundo, adorá-las e amá-las como Deus são, de fato, todos os atos de prostituição.
A frase acima: “Com quem se prostituíram os reis da terra”, significa que os líderes deste mundo viveram suas vidas embriagados nas religiões mundanas e que todas as pessoas do mundo também viveram embriagadas com estes pecados que as religiões do mundo oferecem.

Versículo 3: “Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres”.
A frase: “Mulher montada numa besta escarlate”, nos fala que as pessoas deste mundo unirão seus corações com o Anticristo para perseguir e assassinar os santos. Nos mostra que as pessoas do mundo acabarão se tornando servas do inimigo de Deus, fazendo as obras do Anticristo às suas ordens. A besta é o Anticristo que permanece contra Deus. O Anticristo governará muitos reis e também reinará sobre as muitas nações do mundo.
Mas sendo arrogante, o Anticristo não hesitará em blasfemar contra Deus e proferir palavras orgulhosas. Ele blasfemará contra Deus proferindo palavras arrogantes, afirmando que ele mesmo é Deus ou Jesus Cristo, e ele se exaltará como Deus. Seu poder, portanto, alcançará e reinará sobre todos os reis do mundo e todas as suas nações.
Da frase: “Com sete cabeças e dez chifres”, as “sete cabeças” aqui se referem aos sete reis do mundo e os “dez chifres” se referem às nações do mundo.

Versículo 4: “Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição”.
Pela frase: “Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas”, a passagem nos fala que as religiões do mundo, conspirando com o Anticristo, pensarão nele como seu rei. Assim, eles considerarão adequado que todos aqueles que permanecerem contra eles sejam sentenciados à morte, e de fato implementarão seus pensamentos por meio dos seus atos contra os santos.
E para decorar este mundo como um eterno reino de felicidade, eles se adornarão de forma bela com o ouro do mundo, pedras preciosas e pérolas. Mas sua fé é mais interessada em quantos prazeres da carne eles poderão ter enquanto viverem neste mundo. Quando Deus olhar para as pessoas deste mundo Ele verá um mundo cheio de pecados imundos, por isso todos eles aparecerão como abominações diante Dele.

Versículo 5: “Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA”.
Apesar das pessoas religiosas do mundo tentarem se adornar como rainhas, elas serão reveladas, na verdade, como meretrizes. Por outro lado, seu nome, “Babilônia, a grande” nos mostra o caráter orgulhoso, idólatra e opressivo da meretriz, enquanto a palavra “Mãe”, em contrapartida, nos mostra que todas as forças do Anticristo na história se originaram do próprio mundo e que o mundo é a raiz de todo tipo de idolatria e corrupção.
Apesar deste mundo estar adornado com brilhantes e belas jóias, o Anticristo que se opõe a Deus e trabalha no coração dessas pessoas do mundo trabalhará como sua mãe. Assim, nosso Senhor Deus decidiu destruí-los com Suas grandes pragas das sete taças.

Versículo 6: “Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto”.
Os “santos” aqui se refere às pessoas de fé ao longo de toda a história da Igreja que creram no evangelho da água e do Espírito dado por Jesus Cristo. A frase: “Testemunhas de Jesus” se refere àqueles entre os santos que testificaram a verdade de que Jesus é o Filho de Deus e seu Salvador, e que foram especialmente martirizados para defender sua fé.
Este versículo enfatiza que aqueles que perseguirão e matarão os santos não são outros senão os religiosos deste mundo. Eles farão tal maldade com a força de vanguarda do Anticristo. 
João diz aqui que quando ele viu a mulher, ele “admirou-se com grande espanto”. Este mundo realmente é um mundo curioso. Os santos não fizeram nada para danificá-lo e ainda assim este mundo trama com o Anticristo e mata muitos santos. Como poderia este mundo não ser nada além de estranho? Essas coisas certamente serão trazidas sobre os santos pelo povo deste mundo. Porque este mundo estará sob o controle do Anticristo, seu povo, como seus servos, capturarão os santos e os matarão.
Eles, portanto, realmente parecerão muito estranhos para nós. Quando olhamos para as pessoas deste mundo, elas não parecem de fato um tanto estranhas? Quando as pessoas são feitas à imagem de Deus, como elas podem se tornar servos do Anticristo e assassinar outras pessoas – não quaisquer pessoas, mas as inúmeras pessoas que creem em Deus? É porque este mundo é servo de Satanás.

Versículo 7: “O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher”.
A “mulher” aqui se refere às pessoas deste mundo. Este verso nos fala que a besta, chamada de Anticristo, reinará sobre todos os reis do mundo e suas nações, e através deles fará suas obras de permanecer contra Deus, de perseguir os santos e de matá-los. O “Mistério... da besta” se refere à identidade do Anticristo, que é movido pelo comando de Satanás. Ele tornará suas todas as nações deste mundo.
As pessoas deste mundo, tramando com o Anticristo, acabarão como instrumentos de Satanás para massacrar um grande número do povo do Senhor Jesus. Este mundo e o Anticristo são instrumentos de Satanás, escondidos dos nossos olhos por enquanto. Mas quando os primeiros três anos e meio da Grande Tribulação passarem, eles surgirão e matarão os santos.
Pode-se então imaginar como isso será possível, quando este mundo tem tantas pessoas conscienciosas, instruídas e inteligentes, de políticos a educadores, filósofos e doutores. Mas, porque o mundo conspirará com o Anticristo, todas essas coisas, incluindo o massacre dos santos, se tornarão viáveis. Como tal, que este mundo se renda ao Anticristo e mate os santos é a chave para resolver o mistério do Anticristo.

Versículo 8: “A besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá”.
Este versículo nos diz que o Anticristo foi encontrado entre os reis dos tempos antigos, e que embora ele não esteja neste mundo agora, ele virá ao mundo no futuro. Também nos diz que as pessoas deste mundo ficarão muito maravilhadas quando virem o Anticristo emergindo e matando os santos.
O Anticristo cumprirá seus propósitos participando da nova política deste mundo. Ele permanecerá misterioso para as pessoas deste mundo e ainda assim será considerado como maravilhoso. Porque ele assumirá os muitos problemas políticos, econômicos, ideológicos e religiosos deste mundo e os resolverá com sua habilidade, muitas pessoas pensarão nele e o seguirão como a Cristo Jesus que voltará no fim dos tempos. Ele permanecerá, portanto, como espanto diante dos olhos das pessoas do mundo.

Versículo 9: “Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis”.
Este versículo fala que o Anticristo instituirá suas próprias leis para governar as pessoas do mundo e usará essas leis em seu governo para cumprir seus propósitos. O motivo pelo qual o povo do mundo se unirá será para submissão ao governo de Satanás recebendo a marca do Anticristo, e permanecer contra Deus e Seus santos, colocando sua confiança no poder de leis feitas pelo Anticristo.

Versículo 10: “Dos quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e, quando chegar, tem de durar pouco”.
Este versículo nos fala que os reis que permanecerem contra Deus continuarão a revelar-se neste mundo, assim como tais reis surgiram antes. Quando o tempo da Grande Tribulação final chegar, um líder deste mundo surgirá como o Anticristo e irá massacrar os santos. Mas a perseguição deste líder do mundo, que se tornará o Anticristo, durará pouco tempo permitido por Deus.

Versículo 11: “E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição”.
Isto nos fala que o Anticristo vindo a este mundo surgirá como o último dos reis do mundo. Quando o Anticristo surgir dentre os reis do mundo, muitas pessoas o seguirão, pois, ele, tendo recebido o espírito do Dragão, exercerá poder como Deus e realizará sinais e milagres. Os servos de Deus e os santos também serão mortos pelo Anticristo, mas todas essas coisas durarão apenas um curto tempo permitido por Deus. Após essas coisas passarem, o Anticristo será aprisionado no poço do abismo e então será lançado no terrível inferno, e nunca mais será solto.

Versículo 12: “Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora”.
Este versículo nos diz que dez nações unirão seu poder para governar o mundo inteiro. Essas dez nações, assim unidas, exercerão seu poder sobre o mundo com o Anticristo por um curto tempo. O versículo também nos diz que esses reis do mundo ainda não receberam o reino governado pelo Anticristo. Em um futuro próximo, no entanto, esses reis do mundo reinarão com a besta como os reis das trevas por um tempo. Mas seu reinado durará apenas brevemente e, como tal, eles reinarão sobre o domínio das trevas apenas por este curto tempo.

Versículo 13: “Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem”.
Quando chegar a hora, os reis deste mundo transferirão todo o seu poder e autoridade para o Anticristo. Neste momento, a Igreja de Deus, Seus santos e Seus servos serão grandemente perseguidos pelo Anticristo e martirizados. Mas o próprio Anticristo será destruído pelo poder e autoridade de Jesus Cristo e pela espada da Palavra de Sua boca.

Versículo 14: “Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele”.
Embora Satanás procure guerrear contra Jesus Cristo, ele não será páreo para Ele. Os santos também o vencerão em sua luta contra ele. O Senhor Jesus dará aos santos a força para lutar contra e vencer o Anticristo com sua fé. Como tal, os santos não temerão sua luta contra o Anticristo, mas viverão o fim dos tempos em paz e tranquilidade crendo em seu Senhor Deus. Eles então vencerão seus inimigos com sua fé no Senhor Jesus.
Esta vitória dos santos significa que eles defenderão sua fé e serão martirizados. Quando este tempo chegar, os santos vencerão Satanás e o Anticristo abraçando seu martírio com sua fé em Jesus Cristo e sua esperança no Reino do Céu, participando de sua ressurreição e arrebatamento, recebendo o novo Reino de Cristo e, logo após, vivendo para sempre em Glória.

Versículo 15: “Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas”.
As religiões deste mundo enganaram e governaram as pessoas de todas as nações com seus ensinamentos de Satanás. Este versículo nos diz que os ensinos satânicos que operam no meio das religiões deste mundo penetraram em todas as nações e línguas, e que sua influência atingiu uma extensão tão grande que trouxe destruição às almas das pessoas.

Versículo 16: “Os dez chifres que viste e a besta, esses odiarão a meretriz, e a farão devastada e despojada, e lhe comerão as carnes, e a consumirão no fogo”.
O versículo aqui nos diz que as nações deste mundo se unirão ao Anticristo para matar e destruir seu povo religioso. Diz-nos, em outras palavras, que as pessoas deste mundo e o Anticristo vão odiar e abusar das pessoas religiosas, e exterminar todas as religiões do mundo de sua face. Embora as pessoas religiosas do mundo tenham matado os santos antes com o apoio do Anticristo, elas próprias agora serão destruídas por Satanás e pelas pessoas mundanas. Satanás, no final, só usou as religiões do mundo apenas para se levantar como Deus.

Versículo 17: “Porque em seu coração incutiu Deus que realizem o seu pensamento, o executem à uma e deem à besta o reino que possuem, até que se cumpram as palavras de Deus”.
Isto nos diz que as pessoas deste mundo darão seu reino e poder a Satanás. Como tal, eles se tornarão o povo do Anticristo ao receber sua marca voluntariamente, se orgulhar de ser seus servos e também assassinar aqueles que se recusarem a receber sua marca. No entanto, sua perseguição aos santos será permitida apenas pelo tempo que a Palavra de Deus permitir. Durante esse período permitido, o Anticristo derramará toda a maldade de seu coração e se levantará livremente contra Deus e Seus santos.

Versículo 18: “A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra”.
 Deus nos diz aqui que este mundo instituirá um novo conjunto de leis para governar e controlar seus reis, e que os reis do mundo serão governados dentro dos limites dessas novas leis. O poder supremo deste mundo reinará sobre todos os reis do mundo, como se fosse uma pessoa. O mundo, em outras palavras, fará as leis que amarram firmemente todos os reis e se tornará como um deus governando-os.
A “grande cidade” refere-se à instituição política através da qual o Anticristo reinará. Todos neste mundo acabarão tendo que servir à entidade governante do mundo, como se fosse o próprio Deus, e ser governados por ela. Porque os homens se tornarão servos de Satanás, eles serão assim destruídos.
Salmos 49:20 nos diz: “O homem, revestido de honrarias, mas sem entendimento, é, antes, como os animais, que perecem”. Como tal, as pessoas deste mundo devem saber de antemão qual é o plano de Satanás, crer agora no evangelho da água e do Espírito pregado pelos santos desta era, e assim escapar da maldição de se tornarem servos de Satanás e viver revestidos na bênção do Reino eterno de Deus como Seu povo.