Perguntas Frequentes sobre a Fé Cristã

Assunto 1: Nascendo de Novo da água e do Espírito

1-6. Orações de Arrependimento Podem Purificar Nossos Pecados?

Orações de arrependimento jamais podem purificar os nossos pecados porque a redenção não é alcançada pelas obras. Por outro lado, para que nossos pecados sejam purificados por completo e para sempre, nós temos que crer no batismo e no sangue de Jesus, e que Ele é Deus. A verdadeira redenção é dada àqueles que creem que Jesus purificou todos os nossos pecados e nos deu uma nova vida sendo batizado e derramando o Seu sangue na Cruz.
As orações de arrependimento podem purificar os nossos pecados diários então? Não. Todos os pecados que cometemos na nossa vida já foram purificados há 2000 anos quando Jesus os levou através do Seu batismo. Todos os nossos pecados foram purificados para sempre com o batismo de Jesus e o Seu sangue na Cruz. 
Até os pecados que cometemos depois de aceitarmos Jesus são purificados pela fé na salvação do batismo, a verdade da redenção. Jesus se tornou o nosso Salvador e já levou todos os pecados que cometemos até morrermos. Ele veio a este mundo e foi batizado, “pois assim” (Mateus 3:15) convinha cumprir toda a justiça tirando todos os nossos pecados. O Filho de Deus cuidou dos nossos pecados ao ser batizado. 
O batismo de Jesus tinha o sentido de “purificar”. Nossos pecados foram totalmente purificados e fomos libertos de todos eles porque eles foram passados para Jesus em Seu batismo. 
Batismo também significa “ser imergido, enterrado”. Já que todos os nossos pecados foram passados para Jesus, Ele teve que morrer por nós, pecadores. Aqueles que creem que todos os seus pecados foram transferidos para Jesus por meio do Seu batismo se tornaram sem pecados para sempre. 
A verdadeira fé é crer de todo coração que todos os nossos pecados, até mesmo os pecados que nós cometemos agora e no futuro, já foram transferidos para Jesus há 2000 anos, quando Ele foi batizado por João e ‘assim’ cumpriu toda a justiça de Deus.
Se Jesus não tivesse purificado todos os nossos pecados há muito tempo, eles não poderiam ser purificados de outro jeito. Lembre-se que Jesus purificou todos os nossos pecados muito tempo atrás. 
A verdadeira fé e salvação espiritual hoje significam levar nossos pecados a Jesus e termos a certeza de que eles já foram purificados, dizendo: ‘Tu purificaste estes pecados também, não foi?’. Isso é o mesmo que crer Nele e ser grato a Ele. Foi por isso que Ele veio a esta Terra, foi batizado, morreu na Cruz e ressuscitou ao terceiro dia, se tornando assim o nosso Salvador. 
Bem-aventurados aqueles cujos pecados são purificados crendo no batismo de Jesus que purificou todos os nossos pecados. Esta é a verdade da purificação dos pecados diários. A verdadeira fé é crer em Jesus, que tirou todos os pecados do mundo com o Seu batismo.