Perguntas Frequentes sobre a Fé Cristã

Assunto 1: Nascendo de Novo da água e do Espírito

1-23. Como é que eu posso dizer que sou justo já que eu peco todos os dias?

Nós seres humanos pecamos desde o nosso nascimento até à morte. Na verdade, isso acontece por causa da nossa natureza pecaminosa. É por isso que a Bíblia diz: “Não há um justo, nem um sequer”. (Romanos 3:10). Esta é a razão pela qual o Apóstolo Paulo confessou perante Deus que “fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”.  (Timóteo 1:15). 
A Bíblia diz: “Mas agora se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas. Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos [e sobre todos] os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, e são justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. (Romanos 3:21-24).
Essa ‘justiça’ de Deus significa o batismo que Jesus recebeu de João Batista no Rio Jordão. Quando Jesus foi batizado, Ele disse a João: “Deixa por agora, pois assim nos convém cumprir toda a justiça”. (Mateus 3:15). Ele tirou os pecados do mundo da maneira mais justa e perfeita ao ser batizado por João Batista, o representante de toda a humanidade. Foi por isso que João declarou no dia seguinte: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”. (João 1:29).
O que ‘o pecado do mundo’ significa aqui então? Significa todos os pecados do homem desde Adão e Eva, os primeiros habitantes da Terra, até o último que haverá neste mundo. As pessoas no passado estavam no mundo, as do presente vivem neste mundo, e as do futuro também farão parte deste mundo. Jesus, o Alfa e o Ômega, ofereceu um sacrifício pelos pecados de todos os tempos, levando-os de uma vez por todas por meio do Seu batismo no Rio Jordão e da Sua morte na Cruz. “Pois assim” fomos santificados. 
A Bíblia diz claramente: “Nessa vontade é que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez por todas”. (Hebreus 10:10). Note que este versículo está escrito no presente. Nós somos totalmente santificados e feitos sem pecado a partir do momento que cremos em Deus; é assim agora e sempre será. 
Pelo fato de Deus ser Todo-Poderoso, Ele tem uma visão ampla do princípio e do fim do mundo. Embora o Seu batismo tenha acontecido há mais ou menos 2000 anos, Ele já tirou todos os pecados que o homem cometeu desde o início até o fim do mundo. Foi por isso que Ele disse antes de morrer na Cruz: “Está consumado!”. (João 19:30). Ele tirou todos os pecados do mundo há dois mil anos e morreu na Cruz para purificá-los.
Nós ainda pecamos mesmo depois de termos sido salvos porque a nossa carne é fraca. Porém, Jesus nos redimiu de todos os pecados do passado, do presente e do futuro, levando-os sobre o Seu corpo por meio do batismo e condenando-os na Cruz. Esta é a completa e justa salvação de Deus. 
Se Jesus não tivesse levado consigo os pecados que nós cometeremos no futuro, nenhum homem poderia ser redimido dos seus pecados diários, pois “o salário do pecado é a morte”. (Romanos 6:23). Quando Jacó e Esaú ainda estavam no ventre de sua mãe, Deus os separou em duas nações antes de eles terem feito algo bom ou ruim. Deus amou a Jacó, mas odiou a Esaú, e disse: “O mais velho servirá o mais moço”. (Gênesis 25:23). 
O ser humano foi condenado ao inferno, nasceu pecador e o será até morrer, mas Deus tendo previsto isso, por nos amar muito, purificou todos os nossos pecados de uma vez por todas por meio do batismo de Jesus e da Cruz. Hoje nós temos uma vida abençoada. O profeta Isaías disse: “Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua malícia é acabada, que a sua iniquidade está expiada, e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados”. (Isaías 40:2). O tempo em que fomos escravos do pecado acabou com o evangelho do batismo de Jesus e da Cruz. Portanto, todo aquele que crê no evangelho pode ser liberto de todos os seus pecados. 
“Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento. Então acrescenta: E jamais me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oferta pelo pecado” (Hebreus 10:16-18). 
Deus não nos julga mais pelos nossos pecados diários porque já purificou todos os pecados do homem e condenou todos eles em Jesus. Como resultado disso, nós agora podemos esperar pela vinda do Senhor Jesus e seguir às Suas Palavras porque somos justos que não têm pecado, apesar de ainda pecarmos em nossa vida.