Perguntas Frequentes sobre a Fé Cristã

Assunto 1: Nascendo de Novo da água e do Espírito

1-28. É isso o que eu creio e ensino, mas o que me parece é que você só está dando mais ênfase ao batismo de Jesus, que é frequentemente ignorado. Afinal de contas, o que é tão diferente no evangelho da água e do Espírito?

‘Ser salvo’ significa receber a remissão de todos os pecados. E também significa nascer de novo. Quando um pecador se torna justo ao crer no evangelho da vida, dizemos que ‘ele nasceu de novo da água e do Espírito por meio da salvação em Jesus’. O Espírito Santo vem sobre aqueles que foram remidos e nasceram de novo, e testifica que eles são filho de Deus. Por isso, no final tudo é a mesma coisa; receber o Espírito Santo, ser redimido, nascer de novo, ser filho de Deus e se tornar justo. 
Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (João 14:6). Isso quer dizer que só através de Jesus, o unigênito de Deus, podemos entrar no Seu Reino. Portanto, temos que entender como Jesus purificou todos os nossos pecados e nos aceitou como o Seu povo que merece entrar no Seu Reino. 
Entretanto, muitos cristãos acham que podem ser salvos apenas invocando o nome de Jesus. Eles creem em Jesus sem nem mesmo abrir a Bíblia, sem saber o que Ele fez para salvá-los de todos os seus pecados. Deus é Espírito e Santo, em quem não há variação ou sombra de mudança, mas mesmo assim nós vivemos em pecado. Nós só podemos entrar no Reino de Deus por meio de Jesus, e só podemos crer Nele pela fé na “lei do Espírito de vida”. (Romanos 8:1-2). 
Muitos não sabem nem mesmo o que Jesus fez para nos salvar; ao contrário, eles creem Nele cegamente e em vão, dizendo “Senhor, Senhor!”. Eles acham que já estão salvos, mas ainda têm pecado no coração. Se você ainda tem pecado no seu coração, apesar de crer em Jesus, do que você foi salvo então? 
Se alguém perguntasse: “Como foi que Jesus purificou os seus pecados?”. Muitos responderiam: “Eu acho que Ele purificou os nossos pecados na Cruz”. Quando perguntassem: “Você tem pecado no seu coração?”. Eles responderiam: “Claro que sim. Quem pode ficar totalmente livre do pecado nesta Terra?”.
O nome de Jesus significa “o Salvador que salva o Seu povo dos seus pecados”. (Mateus 1:21). Nós cremos em Jesus para sermos salvos do pecado. Contudo, se ainda temos pecados no coração, mesmo crendo em Jesus, nós ainda somos pecadores, prisioneiros do pecado que serão julgados por isso. O Apóstolo Paulo disse: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. (Romanos 8:1). Sendo assim, se alguém ainda tem pecado no coração, ele ainda não está em Cristo Jesus. Por que pessoas assim continuam pecadoras, não são redimidas e perdem a salvação, mesmo crendo em Jesus? Porque elas creem somente no sangue da Cruz e não passam os seus pecados para Jesus por meio do Seu batismo. Portanto, elas ainda têm pecado no coração, haja vista que Jesus morreu na Cruz independentemente dos seus pecados. 
Para os cristãos, há uma grande diferença entre crer e não crer no batismo de Jesus; alguns são redimidos e se tornam justos crendo no batismo de Jesus, enquanto que outros ainda permanecem pecadores por não ter essa fé. O Espírito Santo não habita no pecador. Ele só habita no justo que nasceu de novo da água e do Espírito. O Apóstolo Paulo disse: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?”. (Romanos 6:3).
Tem muita gente que crê que Jesus tirou os nossos pecados na Cruz, mas se nós não crermos no batismo de Jesus, jamais poderemos confessar que não temos pecado no coração. Se isso acontecer, estaremos contrariando a nossa própria consciência e mentindo para Deus. 
Se nós não passamos todos os nossos pecados para Jesus crendo no Seu batismo, com certeza ainda há pecado no nosso coração. Aqueles que não creem no evangelho do batismo de Jesus e da Cruz se tornarão grandes pecadores por cederem ao legalismo. Portanto, eles podem fazer de tudo, orar no monte, pedir perdão o tempo todo nas reuniões de oração, mas ainda assim haverá pecados em seus corações. 
Jesus disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!”. (Mateus 7:21-23). 
A quem o Senhor se refere aqui quando diz: “Vós que praticais a iniquidade?”. Àqueles que não recebem a perfeita redenção no coração porque creem somente na Cruz. Essa é uma fé rebelde, que não vem de Deus. Quando não cremos que Jesus nos salvou por meio do Seu batismo e da Sua Cruz, estamos praticando a iniquidade. Nós não podemos dizer que temos a fé correta antes de conhecermos e crermos no batismo de Jesus e na Cruz. 
Jesus disse que se alguém quiser nascer de novo, isso só é possível pela água e pelo Espírito. Assim como as pessoas poderiam se ter salvado se tivessem entrado na arca de Noé, você só pode receber a remissão de todos os seus pecados e ter uma vida de fé verdadeira se crer no evangelho da água e do Espírito. Sem o evangelho da água e do Espírito você não pode receber o perdão dos seus pecados nem se tornar filho de Deus.