Search

ข้อความวีดิโอจากผู้ร่วมงาน

Quem Foi João Batista, que Batizou Jesus Cristo? Perguntas Frequentes Sobre a Fé Cristã:

  • José Galvão
  • Brazil
  • 03/20/2024 5121

Jesus dá testemunho de João (Mateus 11:7-15)

 

⁷ Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? ⁸ Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. ⁹ Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. ¹⁰ Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. ¹¹ Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. ¹² Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. ¹³ Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. ¹⁴ E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir. ¹⁵ Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.

 

Deus deu a Sua Lei e o sistema sacrificial ao povo de Israel por meio de Moisés para que eles pudessem expiar os seus pecados e iniquidades. Ele consagrou a Arão, o irmão mais velho de Moisés, como Sumo Sacerdote, para no décimo dia do sétimo mês oferecer sacrifício para expiação, no Dia da Expiação, para que os pecados do povo de Israel fossem purificados. (Levítico 16).

Deus deixou bem claro que o sacrifício do Dia da Expiação só poderia ser oferecido por Arão e pelos Sumos Sacerdotes da sua descendência que o sucederiam. Deus criou uma maneira de os israelitas expiarem todos os seus pecados pela imposição de mãos de Arão sobre a cabeça do bode emissário. Esta é a Lei que Deus estabeleceu para eles.

Por meio de tudo isso, Ele deixou bem claro que Jesus seria o Salvador da humanidade. Nos dias do Novo Testamento, Deus enviou João Batista, descendente de Arão (1 Crônicas 24:10, Lucas 1:5) e o último Sumo Sacerdote do Antigo Testamento. (Mateus 11:11-13). João Batista, como profeta enviado por Deus, representante da humanidade e Sumo Sacerdote, batizou Jesus para passar os pecados do homem para Ele, o Filho de Deus que salvou todos os pecadores. 

Todos somos abençoados porque podemos passar todos os nossos pecados para Jesus por meio de João Batista. O papel de João Batista era o de servo de Deus e Sumo Sacerdote que representaria o homem e passaria todos os seus pecados para Jesus. João Batista foi o representante da humanidade e seu Sumo Sacerdote enviado por Deus, um mensageiro enviado seis meses antes de Jesus. Por outro lado, Jesus foi o Cordeiro de Deus (João 1:29) que tirou o pecado do mundo quando João Batista, que era o último Sumo Sacerdote, passou os pecados do mundo para Ele por meio do batismo. João Batista era um servo de Deus.

Aquele que conhece o ministério de João Batista, facilmente crerá em Jesus Cristo com a fé correta do Evangelho da Água e do Espírito (João 3:5), porque estão relacionados.

O ensinamento de Deus, em Sua Palavra Escrita, fez que nos Evangelhos, primeiramente, João Batista fosse apresentado, para somente depois, o Senhor Jesus Cristo.

O batismo de Jesus realizado por João (Mateus 3:13-17) veio primeiro que Sua morte sangrando na Cruz, e isso não foi um acaso, havia uma ordem sequencial estabelecida na Lei de Deus para a “Expiação dos Pecados”, que foi totalmente cumprida por Jesus em Seu batismo por João e Sua morte sangrenta na Cruz. A verdade é que Jesus veio expiar os pecados da humanidade, e foi por isso que em Seu batismo e Seu sangue derramado na Cruz, tudo foi consumado, conforme Jesus bradou na Cruz — Está Consumado! (João 19:30).

Que tal aprender o ensinamento da fé do Evangelho da Água e do Espírito tão qual determinado foi por Deus?

Conhecer e crer verdadeiramente com a fé correta, faz de você um filho de Deus, lavado e purificado dos pecados, salvo, justo e nascido de novo, os únicos que verão e entrarão no Reino de Deus.

Acesse o nosso site baixe o livro, ou audiolivro, de número 21, que tem por título “A Relação entre os Ministérios de Jesus e de João Batista Descrita nos Quatro Evangelhos”. — É Totalmente Grátis — www.bjnewlife.org.