Search

คำสอน

Assunto 3: Evangelho da Água e do Espírito

[3-9] Podemos Ser Salvos Crendo na Obra do Batismo que Jesus Recebeu e no Derramamento do Seu Sangue (Isaías 53:4-10)

Podemos Ser Salvos Crendo na Obra do Batismo que Jesus Recebeu e no Derramamento do Seu Sangue
(Isaías 53:4-10)
“Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.”
 
 
Quero fazer esta pergunta: As igrejas que existem no mundo hoje estão cumprindo corretamente suas funções? Para desempenhar corretamente a função da igreja conforme descrito na Bíblia, a igreja deve ser um lugar que testifica a obra de salvação de Jesus Cristo, permitindo que as pessoas possam receber a remoção dos pecados em seus corações. Além disso, a igreja deve cumprir o papel de sal para o mundo. Para isso, a igreja de Deus deve realizar a obra de lavar todos os pecados cometidos pelos descendentes de Adão, e isso é possível ao testificar a obra justa de Jesus Cristo. Assim, as pessoas poderão ouvir a Palavra do evangelho da água e do Espírito pregada pela igreja de Deus e receber a remoção dos pecados em seus corações por meio da fé.
As igrejas que existem hoje, no século 21, devem ser um lugar que apresenta às pessoas a Palavra sobre o batismo que o Senhor recebeu e a Palavra sobre Seu sacrifício na cruz. Em outras palavras, devem cumprir o papel de guiar as pessoas a removerem seus pecados pela fé, testificando a Palavra do batismo que Jesus Cristo recebeu de João. No entanto, infelizmente, ao contrário da Igreja Primitiva, a maioria das igrejas hoje não está conseguindo realizar a obra de espalhar o evangelho da água e do Espírito Santo.
As igrejas de hoje perderam a verdadeira Palavra do evangelho que os apóstolos da Igreja Primitiva criam, e isso as tornou presas de fraudadores espirituais. Como resultado, pregam apenas doutrinas falsas, tendo perdido a Palavra do evangelho da salvação. Aqui, os fraudadores espirituais são aqueles que pregam apenas o sangue da cruz, excluindo a obra de Jesus que tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João Batista. Especialmente, eles estão se aproveitando dos bens materiais, do tempo e da dedicação dos membros da igreja. Eles estão usando a cruz de Jesus como fachada para roubar sua alma e seus bens materiais.
Eles enganam espiritualmente sua congregação em nome de Jesus, então seus seguidores inocentes se tornaram suas presas. Eles não são aqueles que encontraram o Senhor e nasceram de novo. Eles espalham mentiras para os crentes em Jesus e satisfazem apenas seus desejos da carne dentro de sua denominação.
A verdadeira Igreja de Deus deve ser capaz de purificar os corações das pessoas do pecado. A Igreja de Deus deve ser capaz de curar aqueles que foram feridos em seus corações por cometer pecados no mundo.
 
 
Você Creu no Evangelho de Jesus, Que Tomou Sobre Si os Pecados do Mundo ao Ser Batizado por João?
 
Você acreditou apenas em Jesus que foi crucificado na Cruz?
Se for assim, você é apenas um religioso mundano.
 
Hoje, você deve considerar se é apenas uma pessoa religiosa que crê somente na cruz de Jesus, ou se é um verdadeiro crente que vive tendo sido purificado dos seus pecados pela fé no batismo que Jesus recebeu de João e no Seu sangue derramado na cruz. Devemos considerar se é errado pensar que nossos pecados são lavados ao acreditarmos em Jesus, que foi crucificado e derramou seu sangue, como nosso Salvador. Tais pessoas afirmam ter sido salvas dos seus pecados pela fé no sangue de Jesus, mas, na realidade, continuam vivendo neste mundo como pecadores, por causa do pecado que ainda permanece em seus corações. Essas pessoas, até hoje, nunca ouviram a Palavra do Senhor que diz que Jesus foi batizado por João e tomou sobre Si os pecados do mundo para lavar os seus pecados, e por isso continuam vivendo como pecadores até agora.
Se você crê em Jesus como seu Salvador, mas ainda permanece como pecador, quão lamentável isso é! Aqueles que têm pecado em seus corações são pecadores que nunca verdadeiramente encontraram Jesus.
Hoje em dia, os cristãos procuram resolver seus próprios pecados por meio de orações de arrependimento. Aqueles que têm essa crença pensam que o sangue que Jesus derramou na cruz os purificou de seus pecados. No entanto, após se arrependerem e com o passar do tempo, percebem que o pecado ainda permanece em seus corações e que ainda são pecadores. Se você está levando uma vida de fé crendo apenas no sangue de Jesus crucificado, precisa verdadeiramente encontrar e crer em Jesus Cristo, que veio por meio da água e do sangue, para que possa receber a verdadeira lavagem dos pecados.
Se você crê em Jesus como seu Salvador, mas ainda tem pecado em seu coração, como pode afirmar diante de Deus que não é um pecador? Se você está vivendo como pecador, com o pecado ainda em seu coração apesar de crer em Jesus, precisa encontrar e crer no evangelho da água e do Espírito, registrado na Palavra de Jesus, para ser purificado dos seus pecados. Quando você encontra e crê no Senhor que lavou os pecados do mundo ao ser batizado por João, você é purificado dos seus pecados.
Se você creu apenas no sangue de Jesus na cruz e achou que poderia ser santificado por seus próprios esforços, deixe essa crença de lado por um momento e esperamos que você encontre a verdade da Palavra, onde Jesus foi batizado por João e purificou os pecados do mundo. Se você está tentando ser salvo crendo apenas em Jesus crucificado, como a salvação poderá ser alcançada? Você precisa conhecer pessoalmente Aquele que conduz à porta da salvação e também se tornar alguém que encontra e crê no evangelho da água e do Espírito.
Se você deseja ser santificado por seus próprios esforços, precisa entender o mistério do batismo que o Senhor recebeu e ter os seus pecados lavados pela fé. Você precisa saber o quanto é fraco e inadequado. Também deve perceber que possui uma natureza pecaminosa que inevitavelmente atua dentro de si e o leva a pecar, e compreender que o Senhor é o seu Salvador, que lava os seus pecados por meio da Palavra do batismo que Ele recebeu de João.
Devemos viver confiando na Palavra do evangelho da água e do Espírito que o Senhor nos deu enquanto vivemos neste mundo. Você e eu devemos saber que somos fracos e insuficientes, incapazes de evitar pecar. Portanto, devemos ter a fé que aprende e acredita na Palavra do ministério batismal do Senhor, através do qual Jesus tomou sobre Si todos os nossos pecados ao ser batizado por João. É então que você encontrará o caminho para ter os seus pecados lavados.
Agora, você e eu devemos saber e crer que Jesus é Aquele que lavou todos os nossos pecados de uma vez por todas. Devemos entender que a doutrina da santificação ensinada pelas denominações deste mundo é apenas uma doutrina vã, que não pode ser alcançada sem fé na obra de Jesus. Quando o Senhor vê você crendo nessas doutrinas cristãs e se esforçando por elas, Ele o considera uma ovelha perdida.
Se você reconhece diante do Senhor que é uma ovelha perdida, deve encontrar o Jesus que ressuscitou dentre os mortos, depois de ter sido batizado por João para tomar sobre Si os pecados do mundo e ser crucificado. Você e eu devemos nos tornar aqueles que recebem a remoção dos pecados crendo no Senhor, que tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João e foi crucificado para nos salvar.
 
 
Jesus Foi Batizado por João Batista
 
Por que Jesus foi batizado?
Foi para tomar sobre Si os pecados do mundo de uma vez por todas e para sempre.
 
Jesus Cristo, aos 30 anos de idade, foi batizado por João no rio Jordão para carregar os pecados do mundo (Mateus 3:13-17). Ele tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João, e, sendo crucificado e ressuscitado, resolveu eternamente os pecados daqueles que desejam nascer de novo. Podemos receber a remoção eterna dos pecados crendo no ministério de Jesus Cristo, que veio a este mundo.
Vivíamos como instrumentos de Satanás por causa dos nossos pecados. No entanto, devemos entender que o único que nos salvou dos nossos pecados e nos tornou justos é Jesus Cristo, nosso Salvador. Jesus é o Salvador que veio a esta terra para salvar todos os pecadores dos pecados deste mundo e fazê-los nascer de novo por meio do batismo que Ele recebeu. Jesus aceitou os pecados do mundo ao ser batizado, foi crucificado, ressuscitou dentre os mortos e, assim, tornou-Se o Salvador eterno para todos os que creem n’Ele.
Portanto, devemos ter a esperança de que todos os nossos pecados podem ser lavados por meio da fé no batismo que Jesus recebeu de João e no Seu sangue derramado na cruz. O Senhor deseja que sejamos lavados de todos os nossos pecados.
A leitura bíblica de hoje, em Isaías 53:4, diz: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.” Neste versículo, podemos nos encontrar com Jesus Cristo, que levou nossas moléstias e carregou as nossas dores. Essa passagem nos mostra que o nosso Senhor tomou sobre Si os pecados da humanidade de uma vez por todas por meio do batismo que recebeu de João e, consequentemente, foi crucificado, derramou Seu sangue precioso e ressuscitou dentre os mortos.
Jesus foi batizado por João para tomar sobre Si os pecados do mundo e salvar todos os pecadores dos pecados do mundo. E Ele foi crucificado, derramou Seu sangue, ressuscitou dos mortos e Se tornou o Salvador de você e de mim, que cremos n’Ele agora. Isso significa que Jesus Se tornou o Salvador eterno para aqueles que creem nesta verdadeira Palavra de salvação.
Deus criou os céus e a terra com Sua Palavra e, no sexto dia, criou o homem e o colocou no Jardim do Éden. No entanto, Adão e Eva pecaram contra Deus porque lhes faltava fé na Palavra de Deus. Devemos lembrar que, antes de pecarem, viviam em um relacionamento íntimo com Deus.
No entanto, Adão e Eva foram tentados por Satanás e pecaram contra Deus, e assim a comunicação deles com Deus foi interrompida. Isso aconteceu porque comeram do fruto do conhecimento do bem e do mal, que Deus havia proibido, criando uma barreira de pecado entre Deus e a humanidade. Como resultado, o pecado, que é contrário à santidade de Deus, entrou em seus corações, e eles foram finalmente expulsos do Jardim do Éden.
A partir desse momento, os descendentes de Adão nasceram como pecadores, com doze tipos de natureza pecaminosa herdada de seus pais. Dessa forma, tornaram-se pecadores que sempre cometem pecados enquanto vivem neste mundo.
 
 
Quando Deus Planejou a Salvação para a Humanidade?
 
Deus planejou a salvação antes de o homem ser criado?
Sim, essa salvação seria cumprida em Jesus Cristo.
 
Portanto, os pecadores diante de Deus precisavam desesperadamente de um Salvador que os livrasse de todos os seus pecados. Agora, eles devem ouvir sobre a obra do batismo de Jesus e do derramamento do Seu sangue, e aceitar a salvação que Ele nos deu em nossos corações.
Deus Pai tinha um plano de salvação para fazer de Seu Filho, Jesus Cristo, a oferta sacrificial pelos nossos pecados. Deus criou os seres humanos à Sua imagem desde o princípio da criação. E o Deus Triúno desejava tornar povo de Deus aqueles que creem que Jesus lavou os pecados do mundo por meio do batismo que recebeu de João e foi crucificado. A salvação que Deus Pai queria realizar consistia em que Seu Filho, Jesus Cristo, tomasse sobre Si e lavasse os pecados do mundo ao ser batizado por João, fosse crucificado e ressuscitasse dentre os mortos. No plano de salvação de Deus, o batismo que Jesus recebeu de João e Seu sangue na cruz já estavam planejados. Esse plano foi estabelecido para fazer dos pecadores o povo de Deus.
Deus criou os seres humanos à Sua própria imagem. Depois que Adão e Eva pecaram contra Deus, Ele determinou que todas as pessoas nascessem como pecadoras, herdando desde o nascimento 12 tipos de pecado em seus corações (Marcos 7:20-23). Ele também plantou no coração das pessoas o desejo pela santidade e pela eternidade, como a Sua.
Quando todas as pessoas se tornaram pecadoras, Deus Pai decidiu providenciar a salvação por meio de Seu Filho, Jesus Cristo. Deus Pai queria cumprir Sua vontade fazendo com que Seu Filho Jesus assumisse os pecados deste mundo sendo batizado por João, e fazendo com que Ele fosse crucificado, derramasse Seu sangue e ressuscitasse da morte. E Ele concedeu o dom da salvação eterna aos corações daqueles que creem no batismo que Seu Filho Jesus Cristo recebeu de João e no derramamento de Seu sangue na cruz.
Deus Pai permitiu que todos os que creem na obra salvadora de Seu Filho, Jesus Cristo, recebessem a verdadeira salvação. Deus revestiu com a verdadeira salvação aqueles que creem na obra justa de Jesus Cristo.
Deus, tendo compaixão dos pecadores, quis tornar-Se o Salvador daqueles que creem na Palavra da Verdade que salva de todos os pecados. Por isso, Ele fez com que Seu Filho Jesus fosse batizado por João para tomar sobre Si os pecados do mundo, fosse crucificado e ressuscitasse dentre os mortos.
Deus fez de Jesus Cristo a oferta sacrificial pelos nossos pecados — por nós, que nos tornamos pecadores ao transgredir diante de Deus.
 
 
Jesus Tomou Sobre Si os Pecados da Humanidade de Uma Vez por Todas por Meio do Batismo que Recebeu de João
 
Por que Jesus teve que ser batizado por João?
Foi para que Ele carregasse os pecados do mundo em Seu próprio corpo.
 
Está escrito em Mateus 3:15: “Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.” Jesus disse a João: “Ao ser batizado por você, tomarei sobre Mim os pecados do mundo, e isso se tornará o ato justo de remover todos os pecados.”
O batismo que Jesus recebeu de João foi um ato por meio do qual Deus transferiu os nossos pecados para o corpo de Jesus. Jesus tomou sobre Si os pecados do mundo de uma vez por todas, através do batismo que recebeu de João, para ser crucificado e levar, em nosso lugar, a condenação pelos nossos pecados. Jesus foi batizado por João, crucificado na cruz e ressuscitou dos mortos para se tornar o Salvador de nós, os que cremos. Tudo isso aconteceu porque Deus quis nos salvar dos pecados do mundo. Foi um ato para cumprir o amor misericordioso de Deus por nós.
Jesus obedeceu ao plano de salvação de Deus Pai para nos salvar dos pecados do mundo, ao ser batizado por João no rio Jordão, tomar sobre Si os pecados do mundo, ser crucificado e ressuscitar dos mortos. Quando Jesus foi batizado por João no rio Jordão, Ele disse: “Porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça.” Assim, ao receber o batismo de João, Jesus tomou sobre Si os pecados do mundo de uma vez por todas, e então, ao ser crucificado na cruz, derramar Seu sangue precioso e ressuscitar dos mortos, Ele se tornou o Salvador para nós que hoje cremos n’Ele.
O batismo que Jesus recebeu de João foi o cumprimento da obra de Deus para carregar e purificar os pecados da humanidade. Deus fez com que Seu Filho Jesus fosse batizado por João, crucificado, derramasse Seu sangue e ressuscitasse dos mortos; assim, concedeu a remoção eterna dos pecados àqueles que creem nessa Verdade. O Senhor se tornou o nosso Salvador ao tomar sobre Si todos os nossos pecados por meio do Seu batismo e ao levar, em Seu próprio corpo, a condenação pelos nossos pecados em nosso lugar.
 
 
Foi Um Anjo Que Desafiou a Autoridade de Deus
 
Tanto os anjos quanto os seres humanos têm livre-arbítrio?
Sim, ambos têm.
 
O anjo caído que se rebelou contra Deus é Satanás, como o conhecemos hoje. Você pode então perguntar onde nas Escrituras está registrado o anjo caído. Está escrito em Isaías 14:11-15, no Antigo Testamento: “Derribada está na cova a tua soberba, e, também, o som da tua harpa; por baixo de ti, uma cama de gusanos, e os vermes são a tua coberta. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.” O Senhor disse que puniria o anjo caído.
Aqui, no versículo 11, está escrito: “Derribada está na cova a tua soberba, e, também, o som da tua harpa.” Deus criou os anjos para O louvarem, mas este caiu e se tornou um pecador. E no versículo 11, Deus lhe disse: “Derribada está na cova a tua soberba, e, também, o som da tua harpa.” Os “harpa” mencionados aqui eram usados para louvar a Deus, e Deus disse que ele caiu no Sheol juntamente com esses instrumentos. Este versículo mostra que o anjo louvava a glória de Deus ao lado do Seu trono. Ele louvava a glória de Deus tocando instrumentos, mas se rebelou e caiu no Sheol.
Aquele anjo incitou seus companheiros anjos a se tornarem adversários de Deus. Deus decidiu lançá-los no Hades juntamente com as harpas que usavam. Deus preparou o Hades para julgar os pecados dos anjos que se opuseram a Ele e das pessoas que foram enganadas por eles. E Ele decidiu lançá-los no Hades juntamente com os anjos. O fato de que Deus lançou no Hades aqueles que se opuseram a Ele é uma mensagem que ainda se aplica a nós, seres humanos, hoje.
“E, também, o som da tua harpa.” Os anjos caídos foram forçados a parar o que estavam fazendo. Devemos perceber que Deus preparou o Sheol e está esperando por esses caídos que hoje afirmam que há salvação em todas as religiões do mundo. Eles não temem o Deus Todo-Poderoso e pensam n’Ele de maneira não piedosa; não poderão escapar do julgamento de Deus. Você não deve esquecer que, se ignorar o Deus Todo-Poderoso e Sua Palavra e os aceitar de forma vã, cairá no Sheol que Ele preparou.
Você acredita que, além de Jesus Cristo que veio até nós, existe outro Salvador no universo? Deus é Aquele que vive para sempre e é digno de todo louvor. No entanto, se as criaturas pensarem e acreditarem que há alguém além de Jesus que pode salvar a humanidade do pecado, elas comparecerão diante do trono de julgamento de Deus e serão julgadas por seus pecados. Eles devem perceber que seus pensamentos e ações são pecado diante de Deus, abandonar isso e voltar para Deus crendo na justiça de Deus e na Verdade da salvação que Ele concedeu.
Caso contrário, você se sentará no mesmo lugar de destruição que o anjo caído. Deus disse ao anjo caído: “Por baixo de ti, uma cama de gusanos, e os vermes são a tua coberta. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva!” Lúcifer significa uma estrela brilhante no céu. Refere-se àquele que louvava a Deus no céu. No entanto, esse anjo, em seu orgulho, cobiçou a glória e a posição de Deus e, como resultado, foi amaldiçoado por Ele.
“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva!” Por que os anjos que viviam no glorioso Céu, louvando a Deus, caíram no Sheol? Foi porque eles não creram na santidade e na justiça de Deus e, em vez disso, alimentaram pensamentos de se tornarem o próprio Deus. Eles também fizeram com que o homem, criado por Deus, caísse em pecado e se tornasse adversário de Deus e, por isso, foram colocados sob a justa maldição preparada por Ele.
 
 
Aqueles Que Não Aceitam as Obras Justas de Jesus em Seus Corações São Arrogantes
 
Quem é arrogante diante de Deus?
São aqueles que não creem na Palavra de Deus.
 
Ainda hoje, as pessoas não querem crer na Verdade de que Jesus, o Salvador dos pecadores, tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João no rio Jordão, foi crucificado e condenado em nosso lugar, e assim salvou aqueles que creem. Tais pessoas, no fim, estarão debaixo do justo julgamento de Deus. Deus diz que Seu julgamento aguarda aqueles que se opõem à Palavra da salvação que Ele quer dar. O julgamento de Deus é justo. Está escrito em Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Vivendo neste mundo, cometemos muitos pecados, e estes certamente serão julgados. Por isso, Deus Pai enviou Seu Filho, Jesus Cristo, até João para ser batizado e carregar os pecados do mundo, para que aqueles que creem possam ser lavados de seus pecados. Jesus tomou sobre Si os pecados do mundo de uma vez por todas quando foi batizado por João e, em seguida, foi crucificado, derramando Seu sangue precioso para salvar todos os pecadores dos pecados do mundo, de uma vez por todas. Passamos a entender que Deus dá a verdadeira salvação àqueles que creem nesta Palavra de salvação em seus corações. Devemos saber e crer que a obra de salvação do Senhor por nós é a verdadeira Verdade da salvação.
Devemos perceber que o justo julgamento de Deus aguarda aqueles que não creem que o batismo que Jesus recebeu de João e o derramamento de Seu sangue na cruz foram a obra de salvação para lavar os nossos pecados. Devemos crer que Deus considera tais pessoas como opositoras à Sua justiça e as julgará de acordo com isso. Devemos perceber que, embora Deus seja o Deus de amor, Ele punirá aqueles que não aceitam e não creem no amor da salvação que Deus ofereceu à humanidade.
Deus Pai realizou a obra de nos salvar dos pecados do mundo de uma vez por todas por meio de Seu Filho, Jesus Cristo. Deus Pai planejou conceder a salvação eterna aos que creem por meio do batismo que Jesus recebeu de João e do derramamento do Seu sangue. Jesus concedeu a bênção de nos tornarmos filhos de Deus àqueles que creem na obra do batismo que Ele recebeu de João e no Seu sangue derramado. Deus Pai concedeu a verdadeira salvação àqueles que creem na Verdade da salvação que Jesus cumpriu ao receber o batismo e derramar Seu sangue na cruz. No entanto, Ele disse que aqueles que não aceitam essa Verdade da salvação em seus corações, mas a rejeitam (o fato de que Jesus Cristo foi batizado por João e derramou Seu sangue na cruz) serão tratados como pecadores para sempre.
Nosso Deus é santo, e Ele quer que reconheçamos a ordem que estabeleceu, obedeçamos à Sua Palavra e vivamos, com fé, uma vida de glória que Ele nos concede. Por outro lado, Deus determinou julgar os pecados daqueles que estão em união com o anjo arrogante. O anjo caído tentou tomar para si a glória de Deus, mas Deus garantiu que ele não escapasse do julgamento por seu pecado.
Aqueles que não creem no amor justo de Deus serão lançados no inferno juntamente com os anjos caídos. Assim, os anjos mais arrogantes entre as criaturas de Deus, juntamente com seus seguidores, tornaram-se inimigos de Deus e estão condenados à destruição. Ao tentar seduzir os seres humanos para que se tornassem como eles, os anjos arrogantes tornaram-se incapazes de escapar do julgamento de Deus. Como podem os anjos, criaturas de Deus, ousar cobiçar o trono de Deus! De fato, é justo que recebam o julgamento de Deus e sofram eternamente.
Por meio do profeta Isaías, podemos ver que Deus expulsou do céu os anjos que se opuseram a Ele. Dessa forma, vimos como surgiu Satanás e o que acontece com aqueles que se aliam a ele. A lição que podemos aprender com essa Verdade é que, se nos tornarmos como os anjos caídos, seremos destruídos juntamente com eles.
 
 
Para Quem É o Ministério de Jesus?
 
O batismo de Jesus foi para carregar os nossos pecados e transgressões?
Sim. Jesus carregou os pecados do mundo por meio do Seu batismo.
 
Está escrito em Isaías 53:5-6: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.”
Conforme profetizado em Isaías 53, na era do Novo Testamento, Jesus tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João no rio Jordão, foi crucificado, ressuscitou dos mortos e, assim, tornou-Se o Salvador que libertou do pecado aqueles que creem nessa Verdade.
Vamos examinar o ministério de Jesus registrado em Mateus 3:13-17. Devemos entender e crer por que Jesus teve que ser batizado por João, derramar Seu sangue na cruz e ressuscitar dos mortos. Para sermos salvos dos nossos pecados, devemos ter fé no ministério de Jesus com base na Palavra de Deus.
“Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:13-17).
Em Mateus 3:13-17, é mostrado que Jesus pôde lavar os nossos pecados ao aceitar os pecados deste mundo por meio do batismo que recebeu de João. Carregando os pecados do mundo através do batismo recebido de João, Jesus foi crucificado e derramou Seu sangue precioso, concedendo assim a salvação àqueles que creem nesta obra justa. E Ele ressuscitou dos mortos e se tornou o Salvador de todos os que agora creem no Seu amor misericordioso.
Devemos prestar atenção ao fato de que, na era do Novo Testamento, Jesus tomou sobre Si os pecados deste mundo e os lavou ao ser batizado por João. Se Jesus não tivesse sido batizado para carregar os pecados do mundo e derramado Seu sangue na cruz, Ele não teria podido pagar o salário dos nossos pecados. Agora, devemos crer na obra de Jesus para que possamos receber a salvação de todos os nossos pecados.
O nome ‘Jesus Cristo’ significa o Rei dos reis, o Sumo Sacerdote do Céu e o Profeta. Este Jesus veio como o Salvador da humanidade para cumprir Seu ministério e tomou sobre Si os pecados do mundo. Jesus Cristo carregou os pecados do mundo ao ser batizado por João, foi crucificado, morreu e ressuscitou dos mortos para completar a obra da salvação e se tornar o Salvador dos pecadores. Devemos lavar os nossos pecados por meio da fé nessa maravilhosa obra de salvação, na qual o nosso Senhor tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João. E devemos viver pela fé diante de Deus, crendo que Jesus foi condenado em nosso lugar por causa dos nossos pecados ao ser crucificado, e que Ele se tornou o nosso Salvador.
O profeta Isaías profetizou, em 700 a.C., que o Filho de Deus, Jesus Cristo, nasceria nesta terra. Ele sabia que Jesus Cristo seria batizado por João para tomar sobre Si os pecados do mundo e que seria crucificado e derramaria Seu sangue para sofrer o castigo por nossos pecados em nosso lugar. Assim, prevendo em fé a obra do batismo que Jesus receberia de João e a Sua cruz, ele profetizou: “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca” (Isaías 53:7).
O livro de Isaías contém a profecia do profeta Isaías, que previu a história de salvação que Jesus cumpriria. Ao receber o batismo de João, Jesus tomou sobre Seu próprio corpo os pecados do mundo; e assim, Ele carregou a vergonha do pecado que os pecadores deveriam ter suportado. E Jesus, que carregou os pecados do mundo, pôde completar toda a obra da salvação sendo crucificado, derramando Seu sangue e morrendo na cruz (Mateus 11:12, 3:13-15).
Eu o encorajo a considerar profundamente e crer em seu coração no ministério de Jesus, que tomou sobre Si os pecados da humanidade ao ser batizado por João. Qualquer pessoa que crer neste evangelho da água e do Espírito pode ser salva de seus pecados por meio da fé na verdadeira Verdade da salvação.
A obra de salvação que Jesus realizou quando veio a esta terra, sendo batizado por João e crucificado, foi possível porque Jesus obedeceu e se submeteu à vontade de Seu Pai, Deus, como um cordeiro diante do seu tosquiador. Jesus, por meio de Seus 33 anos de vida, decidiu aceitar os pecados da humanidade e carregar o julgamento desses pecados em nosso lugar.
Jesus pôde dizer “Está consumado” na cruz porque havia tomado sobre Si e lavado os pecados do mundo ao ser batizado por João para cumprir Seu ministério. Se Jesus tivesse recusado ser batizado por João, os pecados seus e meus — nós que agora cremos em Jesus como nosso Salvador — teriam se acumulado como montanhas em nossos corações. Então, mesmo crendo em Jesus como Salvador, não teríamos tido nossos pecados lavados. Nossos corações estariam cheios apenas do julgamento de Deus. E o medo dos nossos pecados teria nos consumido.
Mas Jesus, como uma ovelha diante do seu tosquiador, obedeceu à vontade de Deus Pai. Jesus foi batizado por João e crucificado como nossa oferta sacrificial para se tornar o Salvador de todos os pecadores. Portanto, podemos receber a remoção dos nossos pecados crendo na obra de Jesus ao ser batizado por João e na obra do derramamento do Seu sangue na cruz.
Nesta era em que vivemos, devemos nos tornar aqueles que foram lavados de seus pecados por meio da fé na obra do batismo que Jesus recebeu de João. Creio que esta é a fé no evangelho da água e do Espírito que Deus nos deu. Jesus tomou os pecados do mundo sobre Seu corpo ao ser batizado por João para cumprir a salvação de todos os pecadores. Depois, Ele foi crucificado, derramou Seu sangue precioso, ressuscitou dos mortos e Se tornou o Salvador de todos os que creem em Seu ministério de salvação que salvou os pecadores. Devemos ser salvos crendo em nossos corações na Verdade da salvação — aquela que Deus Pai planejou e que Seu Filho, Jesus Cristo, realizou ao sacrificar a Si mesmo para apagar os nossos pecados.
Está escrito em Isaías 53:8-10: “Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido. Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.”
 
 
Muitas Pessoas Tentam Lavar Seus Pecados por Meio de Orações de Arrependimento
 
É correto lavar os pecados por meio de orações de arrependimento?
Não. É necessário lavar os pecados por meio da fé no batismo que Jesus recebeu de João.
 
Os pecados dos seres humanos não podem ser lavados por meio de orações de arrependimento. Algumas pessoas ensinam que é possível purificar os pecados contra Deus através das orações de arrependimento. Elas precisam perceber que estão enganadas por falta de conhecimento correto sobre a obra de Jesus, que foi batizado por João e lavou os pecados do mundo. Como sabemos, os líderes da Igreja Primitiva lavaram seus pecados por meio da fé no batismo que Jesus recebeu de João. Os santos da Igreja Primitiva também criam no batismo de Jesus. Assim, as pessoas da igreja primitiva receberam o batismo de João e, acreditando em Jesus como Salvador, que carregou os pecados do mundo, foi crucificado e ressuscitou da morte, receberam salvação. No entanto, dentro do Cristianismo, houve um acontecimento em que a Verdade do evangelho que os santos da igreja primitiva criam desapareceu.
No ano 325 d.C., o imperador romano Constantino corrompeu a Palavra do evangelho que era crida pelos discípulos de Jesus na Igreja Primitiva. O evangelho que os apóstolos e os santos da Igreja Primitiva criam era que Jesus é o Salvador, que tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João, foi crucificado e ressuscitou dos mortos. No entanto, o Imperador Romano Constantino convocou um conselho religioso para criar o Credo de Nicéia, também conhecido como o ‘Credo dos Apóstolos’, e dentro de seu conteúdo, a Verdade de que Jesus recebeu o batismo de João para lavar os pecados do mundo foi excluída. Eles completaram o ‘Credo dos Apóstolos’ e o reconheceram oficialmente como a fé dos apóstolos.
Eles realizaram o concílio religioso para criar uma religião sincrética e formularam o ‘Credo dos Apóstolos’, omitindo a Verdade de que Jesus foi batizado por João para lavar os pecados do mundo. Depois, proclamaram esse credo ao povo em nome do imperador. O Credo dos Apóstolos que eles anunciaram registrava apenas Jesus que derramou Seu sangue na cruz, ressuscitou dos mortos, subiu ao céu e voltará. No entanto, deixaram de fora a Palavra do evangelho que declara que Jesus tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João e lavou os pecados daqueles que creem nisso. Eles registraram e proclamaram apenas o Jesus da cruz no Credo dos Apóstolos. Com isso, fizeram com que, desde então, os que cressem em Jesus cometessem um erro grave.
Depois do ano 325 d.C., o imperador Constantino tornou impossível para qualquer igreja, seja Católica ou Protestante, crer na Palavra do evangelho que diz que Jesus tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João. Como resultado, os crentes de hoje passaram a conhecer apenas o Jesus crucificado como seu Salvador.
O Credo dos Apóstolos, ao omitir o ministério do batismo de Jesus, dificultou que muitos, nas igrejas católicas e protestantes de hoje, conhecessem essa verdade, mesmo que quisessem. Como consequência, levaram as pessoas a crerem apenas no Jesus crucificado como seu Salvador. Dessa forma, aqueles que criaram o Credo dos Apóstolos fizeram com que a Palavra do evangelho da água e do Espírito fosse removida da nossa fé — a Palavra que declara que Jesus foi batizado por João para lavar os pecados do mundo de uma vez por todas.
Eles agora devem admitir seus erros e testificar com fé a Palavra do evangelho da água e do Espírito — que o Senhor tomou sobre Si os pecados do mundo e os lavou ao ser batizado por João. Devem confessar seus pecados diante de Deus, se converter e crer no verdadeiro evangelho da remoção dos pecados, por meio do qual Jesus carregou os pecados do mundo e os purificou através do batismo que recebeu de João. Fazendo isso, eles também poderão ser salvos de seus pecados.
Muitos cristãos que vivem no século XXI não conhecem a Verdade de que Jesus lavou os pecados do mundo ao ser batizado por João. Por isso, estão exaustos e desmoronando ao tentar apagar seus pecados por meio de suas próprias orações de arrependimento. Os líderes das igrejas de hoje vivem com honra e riqueza, mas suas congregações continuam sendo pecadoras, incapazes de receber a remoção dos pecados. Como seus ensinamentos não contêm a Verdade de que Jesus lavou os pecados do mundo ao ser batizado por João, seus membros vivem como pecadores, mesmo crendo em Jesus. Mesmo crendo em Jesus, não conseguiram receber a salvação e a bênção da remoção dos pecados em seus corações.
No entanto, agora todos nós podemos escapar da armadilha da enganosidade de Satanás e retornar à Palavra do Evangelho do batismo, onde o Senhor tomou sobre Si os nossos pecados e os lavou, e assim receber a remoção dos pecados pela fé. Agora podemos ser purificados até mesmo de nossas falhas. Podemos ter os nossos pecados removidos ao crer na Palavra do batismo que Jesus recebeu de João e na cruz como nossa salvação.
Hoje, a igreja de Deus está pregando a verdade do evangelho de que Jesus tomou sobre Si e lavou os pecados do mundo, e todos os que creem nisso podem receber a remoção de seus pecados e louvar a Deus. Agora, todos aqueles que creem em Jesus ao redor do mundo devem crer não apenas no sangue de Jesus na cruz, mas também no ministério de Jesus, que tomou os pecados do mundo e os lavou ao ser batizado por João. Portanto, devem se tornar aqueles que tiveram seus pecados lavados por Deus e dar graças a Ele. Devemos entregar todos os nossos pecados a Jesus por meio da fé no batismo que Ele recebeu de João, e assim nos tornar aqueles que foram lavados de todos os nossos pecados. Por isso, devemos sempre nos alegrar diante do nosso Senhor e ser agradecidos a Ele em nossos corações.
Espero que você seja salvo de todos os pecados crendo no ministério de Jesus, que tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João, em vez da doutrina cristã em que você acreditou até agora. Depois de tomar sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João, Jesus foi crucificado, derramou Seu sangue, ressuscitou dos mortos e, assim, Se tornou o Salvador de você e de mim. Agora devemos agradecer ao Senhor porque recebemos a remoção dos pecados em nossos corações ao crermos no batismo que Ele recebeu e na Sua cruz.
Isso significa que devemos ser gratos a Jesus por nos permitir receber a remoção dos pecados em nossos corações por meio da fé n’Ele como o Salvador que lavou os pecados do mundo ao ser batizado por João, conforme revelado no Antigo e no Novo Testamento.
No entanto, os seguidores das religiões mistas de hoje afirmam que a salvação pode ser encontrada em outras religiões além da fé em Jesus como o Salvador. Isso é realmente lamentável. Eles dizem isso mesmo que o Senhor tenha dito: “Porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.”
Agora, devemos receber a remoção dos pecados em nossos corações por meio do evangelho da água e do Espírito, testificado no Antigo e no Novo Testamento, para que possamos ser salvos de todos os pecados do mundo. Jesus Cristo recebeu o batismo de João, tomando sobre Si e lavando os pecados deste mundo, portanto, a única coisa que devemos fazer pela fé é crer nessa verdade. Não podemos apagar nossos pecados por nós mesmos. Portanto, a única maneira de termos nossos pecados removidos é crendo que Jesus nos concedeu a salvação ao tomar sobre Si os pecados do mundo por meio do batismo que recebeu de João.
A Verdade de que podemos ser salvos pela fé é que Jesus se tornou nosso Salvador ao ser batizado por João, crucificado e ao derramar Seu sangue — e não há outra forma de crer nessa Verdade. Em outras palavras, para aqueles que desejam ser salvos de seus pecados, não há outro caminho senão crer no batismo que o Senhor recebeu de João e no Seu sangue derramado na cruz.
Jesus Cristo se tornou o nosso verdadeiro Salvador ao tomar sobre Si e lavar os pecados deste mundo por meio da obra do batismo que recebeu de João. Esse ministério de salvação continha o Seu amor que Ele queria dar à humanidade.
Por que as pessoas de hoje não procuram lavar os seus próprios pecados pela fé no ministério de Jesus ao ser batizado por João, mesmo que Ele tenha carregado e lavado seus pecados por meio do Seu batismo?
Devemos crer que Jesus Cristo tomou sobre Si os pecados deste mundo ao ser batizado por João, os lavou, foi crucificado, derramou Seu sangue e ressuscitou dos mortos, tornando-Se o Salvador daqueles que creem nessa verdade. Devemos ser purificados dos pecados em nossos corações por meio da fé tanto no batismo que o Senhor recebeu de João quanto no sangue que Ele derramou, e assim obter a fé para entrar no reino do Senhor. Agora, vamos passar o restante de nossas vidas espalhando o evangelho do Senhor e entrar em Seu reino pela fé.
 
 
Qual é o Evangelho que Devemos Crer?
 
Qual é o evangelho da água e do Espírito que devemos crer?
É o evangelho do batismo e da cruz que Jesus recebeu de João.
 
Os líderes religiosos que vivem nesta terra estão dizendo a você para lavar seus pecados apenas por meio do sangue de Jesus na cruz e da doutrina do arrependimento. E até agora, os crentes que foram enganados por eles têm estado presos nas doutrinas da confissão e do arrependimento, sem conhecer o evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor. Precisamos entender por que eles não conseguem retornar a essa Verdade. Acredito que a razão é que seus líderes não querem deixar seus seguidores irem, pois desejam mantê-los sob seu controle. Esses líderes consideram os que creem em Jesus como sua presa e estão saqueando suas almas. Quando vejo situações como essa, meu coração se enche de tristeza.
Agora estou dizendo aos líderes protestantes e católicos que voltem à Palavra da salvação do Senhor. Estou dizendo a todos eles que lavem seus pecados crendo na verdadeira Palavra de que o Senhor tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João. Você se encontrou com a Palavra da Verdade de que Jesus aceitou e lavou os pecados deste mundo por meio do batismo que recebeu de João, e creu nela?
Todos nós devemos ser lavados dos nossos pecados crendo na verdadeira Palavra do evangelho de que Jesus tomou sobre Si os pecados do mundo e os purificou de uma vez por todas ao ser batizado por João. Isso significa que devemos crer que Jesus Se tornou o Salvador de todos nós ao carregar os pecados do mundo por meio do batismo que recebeu de João, ser crucificado e ressuscitar dos mortos.
Devemos ter nossos corações purificados dos pecados crendo na verdadeira Palavra de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João e os lavou. Muitas pessoas hoje estão enganadas pelas doutrinas cristãs e não conseguem encontrar o verdadeiro evangelho do batismo que o Senhor recebeu de João. Estou pregando a você o verdadeiro evangelho da salvação, o evangelho da água e do Espírito. Estou dizendo que a razão pela qual Jesus foi batizado por João foi para carregar os pecados seus e meus, e espero que você creia nesta Palavra do evangelho e seja salvo.
Agora todos nós devemos crer na Palavra verdadeira de que Jesus foi batizado por João, carregou os pecados do mundo e os lavou, e assim receber a remoção dos pecados pela fé. Jesus foi batizado por João, morreu na cruz e ressuscitou da morte, e assim salvou você e a mim do juízo pelos pecados do mundo. Portanto, devemos crer na obra de salvação do Senhor, ter nossos pecados removidos e receber a vida eterna.
Devemos lavar os nossos pecados crendo que Jesus Cristo foi batizado por João e tomou sobre Si os pecados do mundo. A verdade sobre a remoção dos nossos pecados está contida na obra da salvação que Jesus realizou ao ser batizado por João, carregar os pecados do mundo, morrer na cruz e ressuscitar dentre os mortos.
Para Se tornar o Salvador da humanidade, Jesus lavou os nossos pecados por meio da obra do batismo que recebeu de João nesta terra e do sangue que derramou na cruz. Assim, podemos ser purificados dos pecados de uma vez por todas e nos tornar filhos eternos de Deus crendo na verdade de que Jesus tomou sobre Si e lavou os pecados do mundo por meio do batismo que recebeu de João.
Você está agora ouvindo o verdadeiro evangelho por meio do Antigo e do Novo Testamento, no qual Jesus salvou os pecadores dos pecados do mundo. Podemos ser salvos de todos os nossos pecados ao ouvir e crer na Palavra sobre o batismo e o sangue de Jesus, que contêm o Seu ministério. Jesus é o Senhor da salvação, que tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João. Aqueles que creem que o ministério de Jesus — ao ser batizado por João e derramar Seu sangue na cruz — é a sua salvação, foram salvos de seus pecados.
Agora, você deve crer no Senhor como nosso Salvador, que nos salvou do pecado ao tomar sobre Si os pecados do mundo por meio do batismo que recebeu de João, ser crucificado, derramar Seu sangue e ressuscitar dos mortos. Então, você terá a mesma fé que os santos da Igreja Primitiva.
Você deve ser purificado dos seus pecados pela fé no evangelho da água e do Espírito, conforme está escrito no Antigo e no Novo Testamento. Eu exorto a todos vocês a voltarem à Palavra dos Antigos e Novos Testamentos e serem lavados dos seus pecados acreditando em Jesus como nosso Salvador, que assumiu os pecados deste mundo por meio do batismo que Ele recebeu de João, foi crucificado e derramou Seu sangue, e ressuscitou dos mortos.
É nesse ponto que terminaremos o sermão de hoje. Eu oro sinceramente para que todos vocês se tornem pessoas de fé que creem na obra de salvação do Senhor e recebam as bênçãos de Deus. Espero que, por meio da verdadeira Palavra da salvação dada por Deus, vocês recebam a remoção eterna dos pecados em seus corações e se tornem povo de Deus e Seus obreiros que glorificam o nosso Senhor. Amém, Aleluia!
 
Este sermão também está disponível como e-book. Clique na capa do livro abaixo.
RETORNE AO EVANGELHO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO [Nova Edição Revisada]