Search

Sermons

Assunto 12: A Fé do Credo dos Apóstolos - Os Princípios Elementares de CRISTO

● Sermão sobre o Santo Filho 10 - O Batismo de Jesus e a Remissão de Pecados

(Lucas 1:5-17)
“Tenho pois muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da Palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; para que conheça a certeza das coisas de que já estás informado. Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Aarão; e seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade. E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem de sua turma, segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso; e um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João; e terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe; e converterá muitos dos filhos de Israel ao seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos; com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.”
 
 

Quem é João Batista?

 
Deus enviou Seu Filho Jesus Cristo como Aquele que “salvaria Seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21). Para levar os pecados da humanidade, o próprio criador do universo encarnou através da virgem Maria e veio a essa terra como o cordeiro do sacrifício. O ministério de Jesus começou com Seu batismo. Quando Jesus fez 30 anos, Ele foi batizado por João Batista.
Quem é João Batista? Jesus mesmo testifica que ele é o representante de toda a humanidade. Mateus 11:11-13 declara: “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior que João Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.” Jesus disse que dentre todos aqueles nascidos de mulher nenhum era maior do que João batista. Aquele que, era maior do que todos os profetas da terra tais como Isaías, Ezequiel, e Habacuque, e maior do que Moisés no Antigo Testamento, não era ninguém mais do que João Batista, o representante de toda a humanidade.
No Antigo Testamento, os escolhidos dentre os varões descendentes de Aarão eram ungidos como sumo sacerdotes. Como os sumo sacerdotes que passavão os pecados do povo de Israel para os bodes impondo suas mãos sobre a cabeça deles como os representantes dos Israelitas, para apagar os pecados da humanidade Deus teve que levantar João Batista como o representante de toda a humanidade e o fez passar os pecados do mundo. Deus enviou João Batista a essa terra como o último profeta. E o último sumo sacerdote não foi outro senão João Batista.
Como Deus se certificou de passar os pecados de todas as pessoas desse mundo somente através dos descendentes de Aarão, Ele escolheu um descendente de Aarão como prometido – isto é, João Batista, o maior de todos os nascidos de mulher – e o enviou a essa terra seis meses antes de Jesus para levar muitas pessoas à “prudência dos justos; com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto” (Lucas 1:17).
Dessa maneira, Deus levantou João Batista como o representante da humanidade, e através dele Deus passou nossos pecados para Jesus. João Batista veio antes de Jesus como uma testemunha, e na Palavra devemos aprender como ele deu testemunho.
Como Aarão passou os pecados do povo de Israel ao bode no Dia da Expiação, João Batista batizou Jesus Cristo e assim passou todos os pecados da humanidade a Ele. Isto testifica para nós como todos os nossos pecados foram apagados.
  
 

O Mistério do Batismo de Jesus

 
Como dito antes, Jesus foi batizado por João Batista, como descrito em Mateus 3:13-17. Porque as pessoas geralmente são batizadas sem saber seu sentido, o batismo é feito muito descuidadamente a todo aquele que decorou os Dez Mandamentos, prometeu guardar o domingo que é o dia do Senhor, e está disposto a reconhecer Jesus como seu Salvador. Aqueles que são batizados com o claro entendimento do verdadeiro significado do batismo são extremamente raros.
Vindo a essa terra, Jesus foi batizado por João Batista, e devemos entender porque Ele teve que ser batizado. Devemos questionar porque Jesus, que não tinha pecado, teve que ser batizado. Mas aqueles que não receberam a remissão de pecados não se sentem curiosos sobre o batismo de Jesus nem são capazes de entendê-lo de maneira alguma. O mistério desse batismo só pode ser conhecido por aqueles que receberam a remissão de pecados.
Jesus é o Sumo sacerdote do Reino dos Céus. E João Batista é o representante e sumo sacerdote de toda a humanidade. João Batista tinha a autoridade de transferir todos os pecados da humanidade, e Jesus, o Sumo Sacerdorte Celestial, aceitou que esses pecados fossem passados a Ele oferecendo Seu corpo como oferta para o sacrifício diante de Deus, e apagando assim os pecados de toda a humanidade.
Mateus 3:15 afirma: “deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça.” Jesus foi batizado no rio Jordão, o rio da morte. Batismo quer dizer passar adiante, ser mergulhado, limpar, enterrar, ou transferir, e tem o mesmo significado da imposição de mãos do Antigo Testamento. Assim como os pecados eram passados à oferta do sacrifício quando as mãos eram colocadas sobre sua cabeça, todos os nossos pecados foram passados a Jesus quando João Batista O batizou. Em outras palavras, porque todos os pecados da humanidade foram passados a Jesus é que Ele foi queimado como oferta de sacrifício em nosso lugar e também condenado. O ritual pelo qual Jesus assim recebe de João todos os pecados da humanidade é o batismo.
Jesus veio a esse mundo para ser batizado e cumprir toda a justiça pela humanidade e para perdoar os pecados de todos os seres humanos sem exceção. Jesus foi batizado porque Ele era humilde? O caso nunca foi esse. Jesus disse a João: “deixa por agora.” Porque Jesus veio a esse mundo para levar os pecados da humanidade, Ele disse: “vocês passarão seus pecados para mim e eu os aceitarei, pois meu dever é me tornar o bode expiatório diante de seus olhos e assim perdoar todos os seus pecados.”
Por causa dos nossos pecados, estamos destinados ao inferno, atormentados, iludidos por Satanás, mas Jesus veio salvar pessoas como nós, para nos tornar justos e nos fazer filhos de Deus.
Quando Jesus foi batizado e saiu das águas, o Espírito Santo desceu como uma pomba e testificou que Ele era o Filho de Deus. O Espírito Santo é Aquele que dá testemunho, afirmando que Deus mesmo testificou que Seu Filho Jesus recebeu sobre Si os pecados da humanidade através do batismo.
Porque os pecados da humanidade foram realmente passados a Jesus, Deus nos diz que não somos mais pecadores. Se Jesus não tivesse levado todos os pecados quando Ele veio a essa terra, nós ainda continuaríamos sendo pecadores não importa quão ardentemente crêssemos nEle. Tendo apagado todos os nossos pecados, Deus está nos dizendo: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16:31). É crendo que recebemos a vida eterna.
João 1:29 diz: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João batista continuava a anunciar às pessoas que todos os pecados da humanidade haviam sido passados a Jesus através do Seu batismo. Não foi nenhum outro além de João Batista que anunciou: “Ele é o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”
 
 

O que é o Pecado do Mundo?

 
Jesus levou os pecados do mundo. Jesus os levou ao ser batizado. Tendo suportado assim os pecados da humanidade com Seu batismo, Jesus teve que entregar Sua vida na Cruz. Jesus levou sobre Si todos os pecados do mundo. Através do Seu batismo, Ele levou os pecados de nossos pais também, porque eles, também, são pessoas desse mundo. Todos os pecados que cometemos durante toda nossa vida, incluindo aqueles que cometemos sem perceber, são os pecados do mundo. Esses pecados foram também passados a Jesus por João Batista. Os pecados que cometemos na nossa juventude também são os pecados do mundo, e estes também foram passados a Jesus. Jesus não levou somente os pecados de algumas pessoas especiais, mas Ele levou os pecados de todo ser humano.
Porém somente aqueles que crêem nessa verdade, que Jesus recebeu nossos pecados através de João Batista e os perdoou a todos, podem ser salvos. Se nós não crermos nisso, seremos nada mais do que lançados no inferno por esse motivo. Os Portões do Paraíso já foram abertos a muito tempo atrás, mas se nossos corações ainda não crêem na verdade, não podemos ser salvos.
As pessoas vão para o inferno porque não crêem na verdade da água e do Espírito, e porque não a conhecem. Jesus levou todos os pecados do mundo. Todos os pecados que nós cometemos, se na nossa infância, ou quando jovens, ou como adultos, são “os pecados do mundo,” e foram portanto passados a Jesus. Jesus é o Filho de Deus que levou cada um de nossos pecados, sem jamais dividi-los em pecado original ou pecados pessoais.
Os pecados que nós cometemos no meio de nossas vidas e no final delas não são os pecados do mundo? Estes são também os pecados que nós cometemos nesse mundo, e assim Jesus levou esses pecados também. Por seu amor ser grande e eterno, Jesus não divide nossos pecados em original e pessoais mas os recebeu a todos através de Seu batismo.
Se Jesus tivesse morrido na Cruz sem antes receber o batismo quando Ele veio a essa terra, Sua morte então teria sido em vão. Se tivéssemos crido e trabalhado por Ele também seria tudo em vão. Quando os pecados de nossos filhos foram passados a Jesus? Vamos ver.
Se você ainda é solteiro mas vai se casar e ter filhos, os pecados de seus filhos são também os pecados do mundo, e portanto eles, também, foram passados a Jesus. Os pecados de seus netos e de seus descendentes já foram também passados a Jesus, e Jesus fez já fez expiação por todos eles também. As fraquezas da humanidade também são os pecados do mundo. Todavia Jesus levou esses pecados sendo batizado e derramando Seu sangue na Cruz.
Jesus disse em João 8:32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” E é verdade. As pessoas que guardam o sábado apenas como uma doutrina denominacional e crêem que, embora Jesus tenha levado o pecado original, elas ainda devem se arrepender pelos seus pecados diários, não podem senão continuar ainda mais pecadoras. Embora elas tentem viver de acordo com a Palavra de Deus e façam boas obras, por mais que elas tentem, mas difícil fica para elas se dedicarem. Elas podem assim perceber que estão se tornando cada vez mais pecadores diante de Deus.
Em Jesus Cristo, já morremos com Ele para os nossos pecados, e também nos tornamos vivos com Ele. Não existe outra coisa que eu e você tenhamos que fazer agora senão sermos salvos por crer em Jesus, o Salvador dos pecadores que levou sobre Si todos os pecados através do Seu batismo, levando os pecados do mundo até a Cruz e morrendo sobre ela. Crer nessa verdade, o evangelho da água e do Espírito, é a maneira de receber a vida eterna.