Search

שאלות נפוצות על האמונה הנוצרית

נושא 2: רוח הקודש

2-2. O Espírito Santo habita em uma pessoa nascida de novo, todo o tempo, se esta crê no evangelho da água e do Espírito, ou Ele vem sobre ela sempre que pede ajuda?

O Espírito Santo é o Ajudador, em outras palavras, é o Espírito da verdade, que Deus deu para todos os justos que nasceram de novo da água e do Espírito, desde que Jesus Cristo foi batizado por João Batista, morreu na Cruz e ressuscitou. (João 15:26). Efésios 1:13 diz: “Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”. O Espírito Santo vem sobre o justo que recebeu perdão por todos os seus pecados crendo em Jesus Cristo e os sela como filhos de Deus.
Em João 14:16, o Senhor diz: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”. Os discípulos de Jesus receberam o perdão por todos os seus pecados, crendo que Jesus levou todos os pecados do mundo por meio de Seu batismo. Foi por isso que João Batista disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”. (João 1:29).
“Os pecados do mundo” são todos os pecados que as pessoas deste mundo têm cometido, do início até o fim do mundo. Ele aceitou todos os pecados de uma vez, morreu na Cruz, ressuscitou e, portanto, nos fez justos para sempre. Em Hebreus 10:12-14, está escrito: “Jesus, porém, tendo oferecido, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à destra de Deus, aguardando, daí em diante, até que os seus inimigos sejam postos por estrado dos seus pés.
Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados”.
O Senhor foi batizado por João, foi crucificado e então ressuscitou, e, portanto, nos fez justos para sempre. Nós fomos perdoados por todos os nossos pecados, de uma vez por todas, e nos tornamos filhos de Deus, através de Jesus, e sua verdade é imutável, para toda a eternidade. Aqueles que se tornaram justos, por meio da fé, não têm pecados em seus corações. Apesar de as pessoas não poderem evitar pecar, devido a sua fraqueza, elas não têm pecados para sempre, porque Jesus levou seus pecados. Portanto, não podem tornar-se pecadores novamente.
O Espírito Santo habita eternamente nos corações dos justos que foram santificados. Nós não podemos, mas pecamos devido às nossas insuficiências; mas, se nos tornássemos pecadores todas as vezes que pecássemos, o presente de Jesus Cristo, que nos fez justos para sempre, seria jogado fora e Ele teria que morrer por nós novamente, depois de já ter recebido nossos pecados. Este é o pecado da blasfêmia ao Espírito Santo. (Hebreus 6:4-8; 10:26-29).
Dessa forma, o Espírito Santo habita nos justos que receberam o perdão por seus pecados e nasceram de novo crendo no evangelho da água e do Espírito. Paulo disse: “Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. (2 Coríntios 6:16).
O Espírito Santo sempre habita nos filhos de Deus que foram santificados para sempre. A palavra “habitar” não significa que Ele voa sobre nós e só então vem sobre nós, quando oramos e clamamos por Ele; do contrário, Ele “sempre habita em nós”. Ele sempre vive naqueles que foram nascidos de novo da água e do Espírito, ensinando-os todas as coisas e os guiando para conhecer as Palavras de Deus. (João 14:26).
Portanto, ninguém, que não tenha o Espírito Santo de Deus, é Dele. (Romanos 8:9). O Espírito Santo habita naqueles que são purificados e sem pecados, ensinando-os coisas celestiais e testificando que eles são filhos de Deus. Não é verdade que o Espírito Santo está perto de nós, vindo até nós como um prêmio por nossos esforços próprios; pelo contrário, Ele sempre habita nos filhos de Deus, que foram nascidos de novo, pelo evangelho da água e do Espírito.
Contudo, muitas pessoas não entendem isso e tentam receber a morada do Espírito Santo com seus corações pecaminosos. Como resultado, pensam que Ele vem sobre eles quando se esforçam em fervorosas orações de arrependimento, mas que os deixa quando eles pecam. Esta é a fé daqueles que não receberam a morada do Espírito Santo. Aqueles, que têm a fé verdadeira, creem que receberam o Espírito Santo como um presente, por meio do perdão de seus pecados. As pessoas devem abandonar seus próprios pensamentos e retornar à fé na Palavra de Deus.