(Atos 19:1-7)
“E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes então: em que sois batizados então? E eles disseram: no batismo de João. Mas Paulo disse: certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam línguas e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze varões.”
“Você recebeu o Espírito Santo quando você creu?” Mesmo para os cristãos, essa pergunta não soa muito familiar. O Apóstolo Paulo perguntou aos crentes em Jesus citados acima se eles haviam recebido o Espírito Santo quando eles creram, e então testificou a eles como, eles que haviam crido em Jesus sem receber o Espírito Santo, poderiam recebê-Lo. Na passagem acima, mas uma vez dando testemunho do batismo de Jesus, Paulo renovou a fé deles.
Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões superiores da Ásia Menor, veio a Éfeso, e encontrando alguns discípulos, perguntou a eles: “Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes?” A congregação da igreja de Éfeso era completamente ignorante sobre a verdade de que eles haviam recebido o Espírito Santo quando creram em Jesus. Paulo então perguntou a eles: “em que sois batizados então?” Eles responderam que foram batizados no batismo de João.
Paulo, em outras palavras, perguntou a congregação: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram em Jesus?” Essa é a diferença entre Paulo e os cristãos comuns, e é também a grande diferença entre aqueles que conhecem o batismo de Jesus e aqueles que não conhecem. Sobre o Espírito Santo que alguém recebe quando crê em Jesus, os crentes da igreja de Éfeso disseram: “nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.” Através disso, eles queriam dizer: “Como nós poderíamos ter recebido o Espírito Santo se nem mesmo ouvimos falar sobre Ele?” Para eles, que não conheciam o mistério do batismo que Jesus recebeu, a verdade sobre receber o Espírito Santo era completamente nova.
Eles Deveriam Ter Conhecido e Crido no Batismo que Jesus Recebeu
Ouvindo que eles haviam sido batizados somente no batismo de João, Paulo então explicou a eles a relação entre o batismo de Jesus e o Espírito Santo. Eles portanto creram novamente no significado do batismo que Jesus Cristo recebeu. Assim, existe uma grande diferença entre crer em Jesus à medida que se conhece o significado do batismo que Ele recebeu ou apenas crer nEle sem esse conhecimento.
O que, então, é o batismo que João concedeu às pessoas? João disse as pessoas que se arrependessem. Isso significa que ele disse a elas que deixassem seus pecados e se voltassem para Deus. O batismo que João realizou foi somente um batismo de arrependimento que fez com que as pessoas se arrependessem. Mas o batismo que Jesus recebeu de João em Mateus 3:13-17 foi recebido para cumprir a justiça de Deus, e portanto era diferente do batismo de arrependimento de João. O batismo que Jesus recebeu de João foi o batismo para levar os pecados da humaniadade. Assim sendo, a fé deles era diferente da fé de Paulo, porque no batismo que eles receberam não havia todo o conhecimento da verdade.
O que, então, o batismo que cumpriu toda a justiça de Deus significa? Significa que ao ser batizado, Jesus levou todos os pecados da humanidade, dos pecados de Adão aos pecados da última pessoa até o fim da humanidade.
Mateus 3:15 diz: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.”
A justiça de Deus só poderia ser obtida com o batismo que Jesus recebeu e pela da fé que crê no sangue da Cruz.
Por que, então, devemos ser batizados em nome de Jesus? Porque devemos crer em nossos corações que Jesus levou sobre Seu próprio corpo os pecados do mundo ao ser batizado por João. Portanto, aqueles cujos corações foram perdoados de todos os seus pecados ao crer no batismo de Jesus Cristo e no Seu sangue na Cruz devem ser batizados novamente nas águas pela fé. Por quê? Porque pela fé em Seu batismo, todos os pecados de seus corações serão agora perfeitamente apagados, e assim eles se tornarão justos. É por isso que Paulo explicou novamente o batismo de Jesus àqueles que não haviam recebido o Espírito Santo.
O Evangelho de Poder, do Espírito Santo, e de Muita Certeza
Jesus não usou apenas palavras ao dizer: “somente creiam em mim. Eu sou o Salvador. Se vocês crerem, todos os seus pecados então desaparecerão.” Ao contrário, ao ser batizado, Jesus aceitou realmente os pecados de todo o mundo de uma vez por todas, e os levou a todos sobre Si mesmo. Jesus de fato recebeu o batismo de João, e fazendo isso Ele realmente aceitou que os pecados do mundo fossem passados a Ele, indo a Cruz, e suportando o castigo pelo pecado. Seu sofrimento na Cruz fez com que Ele derramasse todo o sangue que havia em Seu coração. E Ele ressuscitou dos mortos três dias depois. Com Seu batismo e Seu sangue, Ele fez desaparecer todos os pecados do mundo, e deu o Espírito Santo àqueles que crêem como um presente. Jesus é o Salvador que apagou os pecados do mundo, e nos deu o evangelho da água e do Espírito que nos capacita a receber a remissão dos pecados. O batismo de Jesus Cristo e Seu sangue na Cruz, em outras palavras, capacitou aqueles que crêem a receber o Espírito Santo.
Para salvar os pecadores de seus pecados, Jesus realmente nasceu nessa terra através do corpo de uma mulher. Quando fez 30 anos, Ele de fato levou sobre Si os pecados da humanidade ao ser batizado. Por causa disso que Ele pôde ser crucificado à medida que levava todos os pecados do mundo e derramava Seu sangue na terra. E ao ressurgir dos mortos, Jesus se tornou o verdadeiro Salvador para todos nós que cremos nEle. Você acredita nessa verdade? Essa verdade não é um tanto diferente daquela que você acreditava antes? Existe uma clara diferença, e é por isso que você deve crer no evangelho da água e do Espírito daqui por diante. Essa pequena diferença é o que capacita e incapacita as pessoas a receber a remissão dos pecados e o Espírito Santo.
O evangelho da água e do Espírito não somente veio em palavras, mas ele veio realmente com poder. O que mais podemos dizer? Quando Jesus aceitou que os pecados do mundo fossem passados a Ele através do Seu batismo, Ele foi condenado na Cruz, e ressurgiu dentre os mortos, e nós devemos antes de mais nada crer nisso. Quando Jesus o Todo Poderoso apagou os pecados do mundo inteiro com Seu batismo de uma vez por todas, e quando Ele derramou Seu sangue, nós então nos tornamos justos apenas por seguir a Doutrina da Santificação Contínua? Não nos tornamos não! O evangelho verdadeiro é o evangelho da água e do Espírito.
Antes de eu encontrar o evangelho da água e do Espírito, isto é, quando eu cria somente no sangue de Jesus, o chamado evangelho era meramente uma história vazia. Entretanto, quando eu cri no verdadeiro evangelho da água e do Espírito, de lá para cá, o evangelho no meu coração tem me dado grande convicção e poder. Paulo também afirma: “Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza” (1 Tessalonicenses 1:5). “Você recebeu o Espírito Santo quando você creu?” Quando você crer no evangelho da água e do Espírito, você receberá o Espírito Santo.