As duas testemunhas que aparecem no capítulo 11 são dois servos de Deus a quem Deus levantará especialmente para salvar o povo de Israel no fim dos tempos. Para manter a Sua promessa feita a Abraão, Deus fará com que estes dois profetas, que são enviados para libertar os israelitas do pecado, realizem sinais e milagres, e fará os israelitas, guiados por eles, retornarem a Jesus Cristo e crerem Nele como O Seu Salvador. Estas duas testemunhas pregarão a Palavra de Deus para o povo de Israel por 1.260 dias – ou seja, nos primeiros três anos e meio dos sete anos do período da Grande Tribulação. Divulgando o evangelho da água e do Espírito entre os israelitas e fazendo-os crer nele por meio das duas testemunhas, Deus dará aos israelitas a mesma salvação que Ele deu aos gentios, da mesma forma como estes últimos foram salvos de todos os seus pecados por meio da fé.
Apocalipse 11:4 diz, “São estas as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra”. Existem muitas interpretações diferentes sobre as duas oliveiras; algumas pessoas até mesmo dizem que são as duas oliveiras. As duas oliveiras se referem aos ungidos. Na época do Antigo Testamento, as pessoas eram ungidas quando elas eram escolhidas como profetas, reis ou sacerdotes. O Espírito Santo descia sobre elas quando elas eram ungidas. Assim, a oliveira também se refere a Jesus Cristo, que foi concebido pelo Espírito Santo. (Romanos 11:17).
Contudo, olhando para Apocalipse 11:1 – “Foi-me dado um caniço semelhante a uma vara, e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de Deus, o seu altar e os que nele adoram”. – nós devemos perceber que o foco do capítulo 11 está na salvação do povo de Israel. Em outras palavras, a partir desse momento começará a obra de divulgação do evangelho da água e do Espírito para os israelitas, da sua libertação de todos os pecados através da Graça da salvação dada por Jesus Cristo, e da sua transformação no verdadeiro povo de Deus. Portanto, as duas testemunhas são os dois profetas de Deus a quem Ele levantará no fim dos tempos para salvar o povo de Israel.
Na Bíblia, o candeeiro se refere à Igreja de Deus. Assim, os dois candeeiros se referem à Igreja de Deus fundada entre os gentios e a Igreja concedida aos israelitas. Deus não é somente Deus de Israel, mas Ele também é o Deus dos gentios, pois Ele é Deus de todos. Portanto, entre os israelitas e os gentios Deus estabeleceu a Sua Igreja, e por meio da Sua Igreja Ele faz a obra de salvar almas do pecado até o último dia.
Desde o tempo do Antigo Testamento, os israelitas tiveram profetas estabelecidos pela Lei de Deus, e através deles o povo ouviu a Palavra de Deus. Eles tinham a Lei de Moisés e os Profetas. Dessa forma, eles sabem tudo sobre o sistema sacrificial e as profecias do Antigo Testamento, e é por isso que eles precisam de profetas de Deus que sejam escolhidos do seu próprio povo.
Eles também creem que eles são o povo escolhido de Deus, e, portanto, eles não levam muito à sério quando os gentios pregam para eles a Palavra de Deus. Portanto, somente quando os profetas que creem no evangelho da água e do Espírito e que são escolhidos por Deus surgirem dentre o seu próprio povo eles aceitarão e crerão em Jesus como O Seu Salvador.
É por isso que o próprio Deus estabelecerá dois profetas do povo de Israel e os enviará para os israelitas. Estes profetas realmente farão as muitas maravilhas que os bem conhecidos servos de Deus do Antigo Testamento fizeram antes. Apocalipse 11:5-6 nos fala, “Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretender causar-lhes dano, certamente, deve morrer. Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem”.
Se estes servos de Deus para o povo de Israel não tivessem esse poder, os israelitas não se arrependeriam, por isso é que Deus revestirá as duas testemunhas com o Seu poder. Deus dará para as duas testemunhas o Seu poder especial, para que elas possam pregar toda a Palavra da profecia para os israelitas, testificarem para eles e fazê-los crer que Jesus Cristo é o Seu tão esperado Messias. Vendo as maravilhas realizadas pelas duas testemunhas, os israelitas então ouvirão e retornarão a Jesus Cristo.
Quando as duas testemunhas completarem as suas obras de pregarem o evangelho para os israelitas, o Anticristo surgirá neste mundo, ficará contra a pregação do evangelho, e fará com que elas sejam martirizadas. Apocalipse 11:8 fala, “e o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado”.
Tendo pregado o evangelho para todos os israelitas e completado todas as obras do seu chamado, as duas testemunhas serão mortas no lugar onde Jesus foi crucificado antes. Este fato reforça a interpretação de que estas duas testemunhas são israelitas. Para o povo de Israel, elas são os servos de Deus.
Concluindo, Deus levantará os Seus dois profetas para testificarem a Israel, que se recusou a crer em Jesus Cristo e o rejeitou, e que é como Sodoma e o Egito espiritualmente. Que se recusou a crer que Jesus é de fato o Seu tão esperado Messias. Por meio destas duas testemunhas revestidas com o Seu poder, Deus fará com que os israelitas creiam em Jesus.