Search

Mahubiri

Assunto 5: A Confissão Adequada de Pecado

[5-1] O que é a Confissão Correta? (1 João 1:9)

O que é a Confissão Correta?
(1 João 1:9)
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar (Eliminou o pecado) os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
 
Um pecador que não nasceu de novo pode receber a remoção completa dos pecados por meio de uma oração de confissão?
Não.
 
1 João 1:9 é um versículo destinado aos justos que nasceram de novo. Este versículo não deve ser usado por pecadores que têm pecado no coração como uma tentativa de receber a purificação dos pecados ao confessarem os pecados cometidos no presente. Entende? Este versículo é para os justos.
Neste mundo, há pecadores que ainda não nasceram de novo e que estão usando 1 João 1:9 como um método de tratar os pecados que cometeram, fazendo orações de confissão. No entanto, será que um pecador que não nasceu de novo pode realmente receber a remoção completa dos pecados apenas por confessar seus pecados em oração? Essa é, claramente, uma questão importante que precisa ser abordada.
Você precisa compreender se o apóstolo João era justo ou pecador diante de Deus para ler 1 João. Vamos perguntar: o apóstolo João era uma pessoa justa, nascida de novo por crer no evangelho da água e do Espírito dado por Jesus, ou ele era um pecador? Se você disser que o apóstolo João era um pecador, então sua fé de hoje, que afirma crer em Jesus, mas ainda se considera um pecador, estaria biblicamente correta. No entanto, se o apóstolo João era um justo que cria em Jesus e havia nascido de novo, então você deve perceber que a fé dele é diferente da sua fé atual. Você deve ter a mesma fé que o apóstolo João.
Todos, o apóstolo João está escrevendo uma carta para os justos ou para os pecadores? O apóstolo João está escrevendo para os justos.
Portanto, não faz sentido que pecadores que ainda não nasceram de novo utilizem as palavras de 1 João 1:8-9. No entanto, os justos confessam os pecados que cometem em sua vida diária diante de Deus e os resolvem acreditando no evangelho da água e do Espírito. Em outras palavras, o Senhor os declara limpos por causa do evangelho gracioso que já apagou os pecados cometidos pelos justos em suas vidas.
A fé do apóstolo João é a seguinte. Em 1 João 5, ele declarou que sua fé é “fé na água, no sangue e no Espírito”. Então, você também crê em Jesus que veio pela água, pelo sangue e pelo Espírito? Ou você crê apenas em Jesus que veio pelo sangue da cruz?
Todos, vocês conhecem e creem apenas no evangelho do sangue da cruz? Se a sua fé atual conhece apenas o evangelho do sangue da cruz, posso dizer que você conhece apenas metade do verdadeiro evangelho. Se você diz que a salvação do pecado é o sangue da cruz + oração de arrependimento, é como se você acreditasse que os pecados são lavados por meio da oração de arrependimento e do sangue da cruz.
Será que o pecado em seu coração desaparece apenas por crer no sangue de Jesus na cruz e fazer orações de arrependimento? Pessoas com esse tipo de fé inevitavelmente permanecem com o pecado em seus corações. Isso acontece porque ninguém pode lavar seus pecados apenas com oração de arrependimento e o sangue da cruz. Esses crentes estão crendo de forma errada porque ainda não conhecem o evangelho da água e do Espírito.
O apóstolo João nasceu de novo ao crer no evangelho que veio por meio da água, do sangue e do Espírito. Mas a sua fé não era apenas em Jesus e no sangue que Ele derramou na cruz? Como alguém pode guiar outros se nem mesmo conhece o verdadeiro evangelho? Um pecador que nunca nasceu de novo tentou ser purificado dos pecados por meio de oração de arrependimento, por isso não pôde receber a remoção completa dos pecados.
Não importa o quanto uma pessoa ore em arrependimento para tentar lavar os seus pecados, os pecados não desaparecem. Se alguém pensa que seus pecados desapareceram, isso é apenas uma fé emocional. A oração de arrependimento pode até trazer uma sensação de frescor ao coração por um dia. No entanto, ela não é capaz de apagar completamente os pecados.
Um pecador que tenta ser salvo do pecado por meio da oração de arrependimento continua sendo pecador antes e depois de crer em Jesus. Isso acontece porque essa pessoa não conhece o evangelho da água e do Espírito, dado por Deus. Se você acredita em Jesus, mas ainda não nasceu de novo, é porque está crendo dessa forma.
Se alguém tenta purificar os pecados que cometeu por meio da oração de arrependimento, isso prova que ainda não nasceu de novo. Você deve decidir corretamente se crerá no evangelho que veio por meio da água, do sangue e do Espírito, como o apóstolo João, ou em uma mistura de pensamentos humanos e emoções pessoais. Um desses é claramente a verdade, e o outro claramente não é.
O verdadeiro evangelho da Bíblia é o evangelho da remoção do pecado, onde Jesus assumiu os pecados do mundo de uma vez por todas por meio do Seu batismo e recebeu o julgamento pelos pecadores na cruz. Portanto, aqueles que creem no batismo de Jesus e no sangue da cruz são salvos de todos os seus pecados de uma vez por todas.
Pelo contrário, se alguém não crê no batismo de Jesus e no sangue da cruz, mas tenta lavar seus pecados por meio da oração de arrependimento, essa pessoa não conseguirá eliminar seus pecados nem mesmo depois de mil anos.
Será que a sua própria oração de arrependimento é o método para ser salvo dos pecados que você comete diariamente? É nisso que você crê e conhece? Na Bíblia, arrependimento significa deixar de lado crenças erradas e voltar-se para o verdadeiro evangelho; e para os justos, significa reconhecer seus atos pecaminosos e se voltar para a luz, relembrando esse evangelho da verdade pela fé.
Atualmente, um pecador deve confessar da seguinte maneira: “Deus, eu tenho pecado no coração e estou destinado ao inferno. Deus, eu quero ser salvo do pecado. Por favor, salva-me de todos os meus pecados. Eu ainda não nasci de novo e estou destinado ao inferno.” Essa é a confissão correta.
Isso mostra como a confissão de uma pessoa justa, que já foi salva diante de Deus, é diferente da confissão de um pecador que ainda não foi salvo.
Atualmente, os pecadores que se escondem na doutrina da oração de confissão receberão o julgamento ardente por seus pecados. Você deve ter a mesma fé que o apóstolo João teve. Caso contrário, se um pecador que ainda não nasceu de novo se esconder na oração de confissão dos justos, ele não escapará do terrível castigo, pois o salário do pecado é a morte. Todos os pecadores que não creem no evangelho da água e do sangue dado por Jesus não devem se esconder sob a palavra ‘confissão’, mas devem retornar ao verdadeiro evangelho da água, do sangue e do Espírito, que o apóstolo João acreditava, e ser salvos dos pecados do mundo por meio da fé.
Os pecadores não sabem o quão terrível é o castigo pelo pecado. Eles não conhecem o pecado sobre o qual Deus falou às pessoas. Deus disse que o pecado é não crer no evangelho do novo nascimento que Jesus nos deu por meio da água, do sangue e do Espírito.
Todos aqueles que creem em Jesus, mas ainda não nasceram de novo, devem confessar diante de Deus: “Sou um pecador destinado ao inferno”, em vez de dizer “Lava os meus pecados.” Se você aceitar no coração, pela fé, o evangelho que o salvou por meio do batismo de Jesus no rio Jordão e da cruz, receberá a remoção de todos os seus pecados de uma vez por todas. Esta é, de fato, a confissão correta que um pecador deve fazer para ser salvo de todos os seus pecados diante de Deus.
A verdadeira confissão para que um pecador receba a purificação dos pecados deve ser assim: Suponha que um espião do inimigo esteja em nosso país e decida se render ao perceber como o país está indo bem e ao entender que foi enganado. Ao entrar em uma delegacia e se confessar simplesmente: ‘Eu sou um espião do país inimigo’, esse espião pode ser totalmente perdoado por todos os crimes cometidos como espião.
Da mesma forma, todos os pecadores podem ser salvos se confessarem que ainda não nasceram de novo e crerem no evangelho que Deus cumpriu por meio da água e do Espírito, para remover os pecados do mundo através de Jesus. A salvação dos pecadores foi completada por meio do evangelho da água e do sangue, pelo qual Jesus salvou os pecadores.
Atos 4:12: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Deus fez com que Seu Filho Jesus recebesse o batismo de João para assumir todos os pecados deste mundo de uma vez por todas, e salvou, de todos os pecados, os pecadores que creem nessa verdade, de uma vez por todas.
O Senhor eliminou completamente todos os pecados do mundo que as pessoas cometem em ações e no coração, pecados que cometem até a morte. Devemos receber a remoção dos pecados de uma vez por todas, crendo no verdadeiro evangelho. É assim que recebemos a salvação de todos os pecados da nossa alma. Crendo no evangelho da água e do Espírito, a verdade por meio de Jesus Cristo, tornamo-nos justos de uma vez por todas. A verdadeira verdade é que Jesus assumiu os pecados do mundo de uma vez por todas por meio do Seu batismo, morreu na cruz de uma vez por todas, ressuscitou ao terceiro dia e agora está sentado à direita do trono de Deus Pai.
Todos nós devemos fazer esta confissão: “Deus, eu nasci com pecado no ventre da minha mãe e sou uma pessoa que peca até a morte, e por causa dos pecados que cometi, eu estava destinado ao inferno. Mas Jesus veio com a água, o sangue e o Espírito, e Se tornou o meu Salvador.” Aqueles que creem em Jesus e nasceram de novo são os que creram no evangelho que veio com a água e o sangue. Aqueles que aceitam a verdadeira salvação são os que receberam o Senhor em seus corações.
Ao vivermos neste mundo, não somos nós aqueles que pecam todos os dias? Como está escrito em Mateus capítulo 3, Jesus tomou sobre Si todos os pecados que as pessoas cometem até a morte por meio do Seu batismo. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).
Se o Senhor tivesse tirado apenas o pecado original e nos dissesse para resolvermos sozinhos os nossos pecados pessoais, teríamos vivido em meio à dor. No entanto, como Jesus já resolveu todos os pecados que cometemos ao longo da vida por meio do Seu batismo e do Seu sangue, fomos libertos do pecado. Quando cremos e somos gratos pelo batismo e pelo sangue que Jesus nos deu, o Espírito Santo vem sobre nossos corações.
Você crê em Jesus? Você compreende o evangelho da salvação dEle? Com certeza, os seus pecados foram transferidos para Jesus Cristo. Como os pecados do mundo foram transferidos para Jesus por meio do batismo, Ele carregou todos os pecados e foi julgado na cruz em nosso lugar. Esse evangelho é o verdadeiro evangelho.
 
 
O Verdadeiro Significado de 1 João 1:9
 
Qual é a verdadeira confissão dos justos?
É confessar seus próprios pecados e crer que Jesus já removeu todos esses pecados por meio do Seu batismo e do Seu sangue.
 
1 João 1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar (Eliminou o pecado) os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Isso significa que, quando um justo que crê no evangelho que veio com a água e o Espírito, como João, confessa seus pecados, o Senhor já assumiu os pecados do mundo por meio do batismo que recebeu de João Batista e foi julgado na cruz por eles. Portanto, todos os pecados que comete já foram lavados. Assim, ao confessarmos nossas próprias transgressões e crermos no evangelho que o Senhor já purificou, o problema do pecado em nossa consciência é resolvido.
Porque já foi lavado, aqueles que nasceram de novo só precisam fazer a confissão correta sobre os pecados que cometeram. Assim, os pecados dessa pessoa são purificados. Porque há o mérito da salvação por o Senhor ter sido batizado e ter derramado Seu sangue por essa pessoa no passado, aqueles que já nasceram de novo crendo nesse mérito têm todos os seus pecados já lavados, por mais imperfeitos que sejam.
Este versículo bíblico se torna uma palavra verdadeiramente abençoada para os justos. No entanto, se um pecador usar esse texto com fé, inevitavelmente irá para o inferno devido a um mal-entendido. Portanto, este versículo é uma passagem representativa que tem levado a maioria dos cristãos que ainda não nasceram de novo a muitos mal-entendidos e falsas doutrinas.
Há um provérbio coreano que diz: ‘Um xamã inexperiente mata as pessoas.’ Isso significa que um xamã sem habilidade finge ser bom no que faz, mas acaba arruinando tudo.
Neste mundo, é princípio que qualquer coisa só pode cumprir seu papel adequado quando é completamente aprendida, dominada e quando se torna proficiente ou habilidosa. O mesmo se aplica ao mundo da fé em Deus. Aqueles que ensinam a Palavra de Deus devem ensinar a verdade registrada com precisão, e aqueles que aprendem devem crer exatamente como foram ensinados.
Se alguém que ensina a Bíblia ensina de forma incorreta, e se um crente acredita de maneira errada, isso resultará em juízo diante de Deus e em condenação ao inferno. A Bíblia afirma que somente aqueles que nasceram de novo podem ensinar corretamente aos aprendizes. Assim como até o melhor remédio pode se tornar veneno e matar se for receitado de maneira errada, o mesmo acontece com o ensino da Palavra de Deus. O fogo é essencial, mas, se for usado por crianças ou por pessoas com transtornos mentais, pode causar grandes desastres.
Devemos entender corretamente o texto bíblico e saber como reconhecer e confessar adequadamente a confissão do justo e a confissão do pecador, conforme registrado na Palavra. 1 João 1:9 significa que, quando um justo confessa seus pecados do dia a dia diante de Deus, o Senhor o declara sem pecado por meio da confissão e da fé, porque Ele já eliminou todos os nossos pecados no passado.
No entanto, é um conhecimento incorreto pensar que alguém que alega crer em Jesus, mas ainda não nasceu de novo, recebe o perdão cada vez que confessa os pecados cometidos no dia a dia. Não é verdade?
Como os pecados de uma pessoa que ainda não nasceu de novo poderiam ser lavados apenas por confessar diante de Deus quando peca em sua vida cotidiana? Deus é um Deus justo. Deus salvou aqueles que creem no batismo e no sangue de Seu Filho unigênito de todos os pecados do mundo, fazendo com que Ele recebesse o batismo e derramasse Seu sangue para remover os pecados do mundo.
Portanto, quando uma pessoa justa confessa os pecados cometidos no dia a dia, o Senhor já eliminou todos esses pecados por meio do batismo e do sangue derramado na cruz, assim, todos os pecados que essa pessoa justa cometeu no cotidiano foram removidos.
 
Este sermão também está disponível como e-book. Clique na capa do livro abaixo.
RETORNE AO EVANGELHO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO [Nova Edição Revisada]