Search

Maswali ya kila mara juu ya Imani ya Kikristo

Somo la 1: Kuzaliwa mara ya pili kwa maji na kwa Roho

1-31. Visto que Deus é gracioso e compassivo, Ele não nos consideraria justos, embora tenhamos pecado em nossos corações se apenas crermos em Jesus?

Deus é amor e também é justo. Portanto, Ele julga o pecado com retidão, não importa o que aconteça. “Porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Isso significa que um pecador está destinado ao inferno após ser julgado. Ele distingue os justos dos pecadores, assim como distingue a luz no meio da escuridão. Deus reconhece como justos aqueles sem pecado que crerem que Jesus lavou todos os pecados através do batismo e da morte na cruz.
Porém, aqueles que ainda têm pecado, por não crerem no batismo de Jesus, são pecadores na presença de Deus. São aqueles que não acreditam na água, ou seja, no batismo de Jesus, assim como o povo dos dias de Noé não acreditava. Se Deus considera os pecadores, que ainda têm pecado neles, como justos e sem pecado, então Ele deve estar mentindo e, portanto, não pode julgar ou reinar todas as Suas criações.
Ele disse: “Porque não justificarei o ímpio” (Êxodo 23:7). Os ímpios são aqueles que seguem e dependem mais das tradições das pessoas, deixando de lado o evangelho da água e do Espírito, com o qual Deus nos redimiu de todos os nossos pecados da maneira mais justa e equitativa. Jesus disse: “Do pecado, porque não creem em mim” (João 16:9). O único pecado que resta na terra agora é não crer no fato de que Jesus levou todos os nossos pecados através do Seu batismo e da Cruz, e se tornou nosso Salvador. Este é um pecado contra o Espírito Santo que nunca poderá receber expiação. Aqueles que blasfemam contra o Espírito Santo não têm outra maneira de serem salvos porque não crêem que Jesus lavou todos os seus pecados.
O Apóstolo João disse: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu” (1 João 3:4-6). É ilegal não acreditar que Jesus levou sobre nós todos os nossos pecados através do batismo e da cruz. Ele rejeitará aqueles que cometem tal ilegalidade no último dia.
Aqueles que permanecem em Jesus não têm pecado e são unidos a Ele ao serem batizados Nele. Aqueles que transferiram todos os pecados de suas vidas inteiras para ele, através da fé no Seu batismo, não têm pecado, mesmo que ainda pequem por causa das fraquezas da carne.
Deus declara que aqueles que depositaram seus pecados sobre Jesus e foram santificados pela lei do Espírito da vida são justos. Ele lhes dá o Espírito Santo como um dom. O Espírito Santo nunca vem sobre aqueles que têm pecado em seus corações. Davi disse em seu Salmos: “Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal” (Salmos 5:4). O Espírito Santo de Deus nunca habita nos corações daqueles que têm pecado neles. Mesmo um pecador que não tem o Espírito Santo pode dizer que foi salvo do pecado, de acordo com doutrinas e seus próprios pensamentos. No entanto, como as pessoas sentem remorso na consciência, nunca se pode dizer que estão sem pecado no coração e justificadas pela fé.
Portanto, tal pessoa diz que é um pecador aos olhos dos outros, mas na realidade pensa que é um homem justo diante de Deus. No entanto, Deus nunca considera um pecador justo. O pecador é o objeto de julgamento, e para que o pecador seja salvo, ele deve crer no evangelho da água e do Espírito Santo.