Search

שאלות נפוצות על האמונה הנוצרית

נושא 2: רוח הקודש

2-9. Como o Espírito Santo aparece distintamente no Velho e Novo Testamento?

O Espírito Santo é o mesmo Deus, independentemente do tempo. Portanto, Sua natureza divina não muda, não importa se nós lemos sobre Ele no Velho ou Novo Testamento. Contudo, é verdade que Ele atuou de forma distinta no Velho e Novo Testamento, pela providência de Deus, a fim de salvar a humanidade de seus pecados.
No Velho Testamento, Deus derramou o Espírito Santo nos homens de Deus por métodos especiais, a fim de que falassem Suas Palavras, mostrassem Sua vontade por meio de maravilhas e fizessem Seu trabalho. Por exemplo, o Espírito do Senhor começou a se mover sobre Sansão, o juiz, portanto, fazendo muitas obras poderosas por meio dele. (Juízes 13:25, 14:19). Em outras palavras, o Espírito Santo veio somente sobre as pessoas eleitas, no tempo do Velho Testamento.
Contudo, no tempo do Novo Testamento, designando o Dia de Pentecostes como o ponto inicial da vinda do Espírito Santo, Deus enviou o Espírito Santo para todos os santos que receberam o perdão de pecados por meio de sua fé no evangelho da água e do Espírito. E Ele permite que o Espírito Santo habite neles para sempre.
Portanto, após a vinda do Espírito Santo, no primeiro pentecostes, todos os justos que pecaram e foram perdoados, por crerem no evangelho da verdade, podem receber o Espírito Santo. (Atos 2:38). Pedro veio à casa de Cornélio, um gentil e centurião de Roma, e pregou o evangelho do batismo de Jesus e Seu sangue na Cruz. Enquanto Pedro estava pregando o evangelho, o Espírito Santo veio sobre todos que ouviam as Palavras de Deus. (Atos 10:34-45). Isto prova que, no momento em que ouve e crê no evangelho do batismo de Jesus e em Sua Cruz, a qual Jesus cumpriu, a pessoa receberá o Espírito Santo como presente.
Deus derramou o Espírito Santo para habitar em todos os justos, que foram perdoados por todos os seus pecados, crendo no verdadeiro evangelho. O Espírito Santo, no Velho Testamento, desempenhou o papel de guiar o povo até Jesus Cristo e, no Novo Testamento, testemunha a justiça de Deus e permanece como garantia por ela. A justiça de Deus significa que Jesus perdoou todos os pecados do mundo, por meio de Seu batismo e Seu sangue na Cruz. E o Espírito Santo permanece como uma garantia do evangelho da salvação e ajuda a todos a crerem Nele.