Search

مسیحی ایمان اُتے عام سوالنامہ

مضمون 1: پانی تے رُوح نال نویں سریوں جمنا

1-22. Tenho lido os livros que você teve a gentileza de me enviar e achei interessantes alguns de seus conceitos sobre o batismo de Jesus. Você pode me dizer o que ensina sobre a relação do nosso batismo com o batismo, morte e ressurreição de Jesus Cristo?

Em primeiro lugar, devemos prestar atenção aos “de batismos” conforme está escrito em Hebreus 6:2. Segundo a Bíblia, existem três batismos diferentes; o batismo de João Batista para arrependimento, o batismo que Jesus recebeu de João Batista e nosso batismo nas águas como ritual.
O batismo que recebemos é uma confissão da nossa fé no batismo de Jesus. Isto é, somos batizados para confessarmos a nossa fé de que cremos que Jesus foi batizado para tirar todos os nossos pecados e também morreu na cruz para expiá-los. Agora, você pode entender Mateus 3:15 onde diz: “Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça”. Aqui, “assim” significa que o próprio Jesus foi batizado por João Batista, representante de toda a humanidade, assumindo todos os pecados do mundo.
Foi o plano profundo de Deus resgatar-nos da inevitável armadilha do pecado. O Senhor Deus “o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53:6) e nos concedeu Sua justiça. “Justiça” aqui significa “Δικαίωση (dikaiosune)” em grego, que também significa “equidade e justiça”. Diz-nos que Jesus suportou a iniquidade de toda a humanidade da maneira mais imparcial e justa ao ser batizado na forma da imposição de mãos.
Fomos salvos pela nossa forte fé no batismo, na morte na cruz e na ressurreição de Jesus. O poder da circuncisão espiritual (Romanos 2:29) de Seu batismo, que cortou todos os nossos pecados de nossos corações, lavou os pecados em nossos corações. Portanto, o Apóstolo Pedro disse ao povo: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). 
Todos os pecadores deveriam obter a remissão dos pecados(Tirou o Pecado) em seus corações crendo no nome de Jesus. Qual é o significado do Seu nome? “lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21). O nome Jesus significa ‘o Salvador’ que salva Seu povo de todos os seus pecados. Como Ele nos salvou de todos os nossos pecados? Jesus nos salvou de todos os nossos pecados através do Seu batismo e morte na Cruz.
Quando os Apóstolos de Jesus Cristo pregaram o evangelho, eles forneceram uma compreensão clara do batismo de Jesus e da cruz, por isso ensinaram o verdadeiro evangelho e depois batizaram aqueles que acreditaram nele. Assim, somos batizados para confessar externamente que acreditamos no batismo e na morte de Jesus profundamente em nossas mentes. Quando somos batizados, confessamos: “Obrigado, Senhor. Você levou todos os meus pecados através do Seu batismo, morreu por mim e ressuscitou para me salvar. Eu acredito no Teu evangelho”. Somos batizados nas águas pelos ministros como símbolo da nossa fé no batismo de Jesus e na Sua morte na Cruz, assim como Ele foi batizado por João Batista. Assim, os santos da igreja primitiva foram batizados como prova de suas crenças, após confessarem sua fé no evangelho e terem a redenção, a remissão dos pecados(Tirou o Pecado). 
O ritual do batismo não é uma condição necessária para ser salvo. Embora seja muito importante ter clareza sobre a nossa fé, o nosso batismo nas águas não tem nada a ver com a nossa salvação. Nós só podemos ser salvos crendo no evangelho da água e do sangue. A Bíblia afirma que somos batizados em Jesus Cristo (Romanos 6:3, Gálatas 3:27) quando cremos no Seu batismo.
Então, como poderíamos ser “batizados em Cristo Jesus”? A razão pela qual o nosso velho eu, a carne, pode ser unida a Jesus e crucificada com Ele é porque é necessário acreditar no batismo de Jesus para que isso seja possível. Consequentemente, como Jesus levou todos os nossos pecados através do Seu batismo, Sua morte foi o julgamento pelas nossas iniquidades. Portanto, também morremos na Cruz com Ele. Em outras palavras, a nossa carne, que não pode deixar de cometer pecados até a morte, morreu para o pecado e fomos salvos de todas as nossas iniquidades em união com Jesus através do Seu batismo. 
Aqueles que estão unidos a Jesus através do Seu batismo e morte também estarão unidos com a Sua ressurreição. Sua ressurreição não apenas nos ressuscita da morte contra o pecado, mas também nos faz renascer como filhos santos de Deus, puros e sem pecado diante de Deus.
Se não tivéssemos passado os nossos pecados para Ele, desconfiando do Seu batismo, a Sua morte e ressurreição poderiam ter sido sem sentido, não tendo nada a ver com a nossa salvação. Aqueles que passaram todos os seus pecados para Ele com fé estão unidos com a Sua morte na Cruz, permitindo-lhes renascer como justos. No entanto, aqueles que não passaram os seus pecados para Ele, por não acreditarem no Seu batismo, não têm nenhuma relação com a Sua morte e ressurreição. 
Assim como um casal é legalmente reconhecido através de uma cerimônia de casamento, o batismo dos crentes é confiável. O batismo dos santos é uma proclamação externa dessa crença interior. Quando proclamamos a nossa crença no Seu batismo e na Cruz diante de Deus, dos santos e do mundo, a nossa crença se torna mais imutável. 
Tendo entendido mal o verdadeiro significado do batismo que Jesus recebeu por João Batista, não deveríamos acreditar que poderíamos ser salvos sem acreditar no Seu batismo e no seu significado. É simplesmente um truque astuto do diabo. Podemos receber a remissão de pecados(Tirou o Pecado) e ser bem-vindos ao Céu se crermos verdadeiramente no batismo de Jesus em nossos corações, em vez de crermos em nossos próprios batismos.