Search

শিক্ষা

Assunto 12: A Fé do Credo dos Apóstolos - Os Princípios Elementares de CRISTO

● Sermão sobre o Espírito Santo 8 - Provai os Espíritos Para Ver Se Eles São de Deus

(2 Tessalonicenses 2:7-12)
“Porque já o mistério da injustiça opera: somente a um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja a vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.”
 
 
O verso 7 da passagem acima diz: “Porque já o mistério da injustiça opera: somente a um que agora resiste até que do meio seja tirado.” Isso se refere a Satanás divulgar a autoridade do diabo atuando através de seu próprio poder (diferente das obras do Espírito Santo), algo que Deus não deseja.
Aqueles que são dominados pelo iníquo são, para colocar de uma forma mais abrangente, aqueles que têm “a fé dos feiticeiros”, não a dos cristãos. Estes são aqueles que se dedicam apenas ao dom do exorcismo, de outras línguas, profecias, curas, e outras obras. Eles dão mais importância para aquilo que afirmam do que para aquilo que vêem, ou a qualquer poder espiritual que eles alegam ter recebido. Mas Deus disse que acabaria com essas obras que impedem a verdade.
2 Tessalonicenses 2:9-10 atesta: “a esse cuja a vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.”
As obras de Satanás são manifestadas, por exemplo, no meio daqueles que alegam ter recebido poder para curar. Alguns cristãos, incluindo pastores, oficiais da igreja, e leigos, vão a todo tipo de encontros para preencher seu vazio de poder, de uma reunião de oração num determinado monte a encontros do movimento pentecostal e reuniões especiais com imposição de mãos. Essas pessoas se apegam a Deus fervorosamente, jejuando e pranteando diante dEle. O propósito deles é ter seus ministérios aprovados pelo homem, acreditando que a ministração apropriada só pode vir quando acompanhada pelo tipo de poder pentecostal que é mostrado na Bíblia. Mas quando as pessoas tentam desesperadamente ser revestidas assim pelo poder de Deus, o diabo se faz passar por Jesus e concede a eles seu poder satânico.
 
 

Como o Mistério da Injustiça Opera?

 
Judas 1:11 afirma: “Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e perecerão na contradição de Coré.” O que, então, é o caminho de Caim. Caim foi expulso da presença de Deus depois de Deus o ter castigado. Foi um afastamento de Deus. E se afastar de Deus é não crer no evangelho da água, do sangue e do Espírito dado pelo Senhor.
Aqueles que são dominados por Satanás trabalham por dinheiro. A passagem acima continua: “eles...foram levados pelo engano do prêmio de Balaão.” Os pastores que são dominados por Satanás estão ministrando ultimamente para fazer dinheiro. Aprisionados por Satanás, eles fazem as obras dos falsos profetas. Esses falsos profetas adoram quando seu rebanho traz muito dinheiro para ofertar em suas igrejas. Eles dão sua bênção ao seu rebanho somente quando eles dão muito dinheiro, e quando eles não fazem isso, esses falsos profetas então não os abençoam. Desse modo, aqueles que ministram quando estão dominados por Satanás ultimamente só fazem isso por dinheiro.
Se você der muito dinheiro, eles então farão de você um diácono ou presbítero o mais rápido possível. Mas se você não der dinheiro suficiente, então de maneira alguma você poderá se tornar um presbítero.
As pessoas a quem a passagem acima se refere trabalham apenas por dinheiro. Quem são eles? A passagem diz respeito a Balaão, um profeta do Antigo Testamento, que levou o povo de Israel para o mundo ao vendê-los por dinheiro. Pessoas que são como Balaão, e que operam com o poder de Satanás, são aquelas que trabalham apenas por dinheiro.
A passagem finalmente nos diz que essas pessoas “perecerão na contradição de Coré.” Essas pessoas formam seus próprios grupos e se colocam contra a Igreja de Deus. Pessoas que amam o dinheiro no fim se tornarão aqueles que se levantarão contra Deus.
Judas 1:12 declara: “estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, dessarraigadas.”
Aqueles que vêem somente o lado financeiro das pessoas são mestres em enganar os outros e peritos em roubar o dinheiro de seus seguidores. Porque os servos de Satanás são tipo de pastores que estão interessados somente em alimentar a eles mesmos, eles não se preocupam muito com as almas daqueles que os seguem. Mesmo sendo pessoas que crêem em Jesus, muitas delas estão apenas sendo exploradas e não têm paz de espírito, com uma constante ansiedade por causa de seus pecados e ficando loucas por causa de suas preocupações.
Os servos de Satanás são os pentecostais inclinados à religiosidade que implantam uma falsa fé através de mentiras quando recebem poder de Satanás. E sempre que essas pessoas falam da Bíblia, elas se envolvem com mentiras, pois não têm vergonha alguma. Por essa razão, a Bíblia os descreve como “ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações” (Judas 1:13).
Quando os últimos dias desse mundo chegar, demônios irão trabalhar mais duro ainda, e assim os servos de Satanás irão também exercer mais poder. Nos tempos do fim, antes de Jesus voltar, Satanás vai trabalhar com afinco até mesmo dentro das igrejas. Assim, demônios irão atuar mais implacáveis ainda, expulsando demônios e profetizando.
O mais importante é que aqueles que ainda não nasceram de novo mesmo que creiam em Jesus conheçam e creiam no evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor, e assim recebam a remissão de pecados e o dom do Espírito Santo. E por ter o Espírito Santo, eles terão a vida eterna. Mas os pretensos servos de Deus dominados por Satanás procuram somente bênçãos carnais, poder para curar, falar em línguas e operar milagres como seu único desejo e propósito. É por isso que essas pessoas sempre passam por experiências terríveis providas por Satanás.
No mundo de hoje, quando alguém começa a falar em outras línguas numa dessas famosas casas de oração, pessoas ao redor dele o aplaudem por estar fazendo aquilo. E aqueles que não podem falar em línguas são especificamente reunidos numa sala onde eles serão ensinados por um professor a falar em línguas, repetindo: “glória, glória, glória.” Quando eles tentam pronunciar essa palavra mais rápido, o que eles falam se torna algo incompreensível, balbuciando palavras estranhas como um toca-fitas funcionando muito mal (ao tentar falar mais rápido, a língua das pessoas ficam enroladas). Quando 80 por cento delas perde a razão e suas línguas estão totalmente enroladas, como alguma delas poderia ter uma pronúncia correta? É porque as pessoas recebem a imposição de mãos de pessoas fanáticas que estão possuídas por demônios que elas mesmas ficam possuídas por esses demônios que agem através delas e habitam em seu corações.
Não seja enganado pelas obras dos demônios, mas creia que o verdadeiro Espírito Santo trabalha nos corações e em todas as áreas daqueles que crêem no evangelho da água e do Espírito escrito na Bíblia. Até agora, as obras de iniquidade dos demônios são reveladas no meio daqueles que vão em busca da fé pentecostal.
 
 

Mas Mesmo que Você Se Arrependa Naquele Dia

 
Mateus 7:22-23 também afirma: “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”
Muitas pessoas acreditam que agir como profeta em nome do Senhor, expulsar demônios, e fazer maravilhas em Seu nome são todas obras de Deus e do Espírito Santo. Existem pessoas no Cristianismo hoje que afirmam que expulsar demônios é obra do Espírito Santo, porque muitas pessoas acreditam que quando milagres são trazidas por alguns ministros para dar testemunho, elas acreditam que todas são obras do Espírito Santo.
Mas a Palavra diz que tais coisas não são obras do Espírito Santo. Ela mostra claramente que tais poderes para expulsar demônios, sinais, milagres, e maravilhas são obras de Satanás. Além disso ainda, as pessoas acreditam que essas são obras do Espírito Santo. As obras de Satanás acontecem àqueles que serão destruídos, e pessoas que vão atrás de tais sinais e milagres não podem ser salvas. Portanto, a Bíblia nos adverte, dizendo: “Amados, não creias a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1 João 4:1)