Search

တရားဟောချက်များ

Assunto 12: A Fé do Credo dos Apóstolos - Os Princípios Elementares de CRISTO

● Sermão sobre o Santo Filho 5 : A Prova que Jesus Ascendeu aos Céus

A Bíblia Escrita pela Inspiração do Espírito Santo Testifica essa Verdade.

 
Atos 1:1-2 testifica a ascenção de Jesus dizendo: “Fiz o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar, até o dia em que foi recebido em cima, depois de ter dado mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolherá.”
O Cristianismo não é um religião guiada por teorias, mas é a pura verdade. A Bíblia é dessa forma totalmente confiável. Em particular, o evangelho segundo Lucas não é uma obra do conhecimento subjetivo e superficial do médico Lucas, mas é o registro vivo que “através do Espírito Santo” ele escreveu sobre o ministério de Jesus “até o dia em que Ele foi levado levado ao Céu.” Podemos acreditar em documentos históricos deixados por meros mortais, então como não podemos acreditar na Bíblia que foi inspirada pelo Espírito Santo, que é o próprio Deus?
A passagem acima testifica que Jesus ascendeu ao Céu diante da presença de muitos que testemunharam isso com seus próprios olhos. Atos 1:9 diz: “E quando dizia isto, vendo-o eles, foi levado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o aos seus olhos.” 1 Coríntios 15:6 também afirma: “Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.” Desde que Jesus ressuscitou e mais de 500 pessoas testemunharam isso, Sua ascensão é uma ato irrefutável. E isso foi escrito enquanto muitos daqueles que o testemunharam ainda estavam vivos.
 
 
Que Jesus Voltou do Reino Finito para o Infinito Testifica Sua Ascensão
 
Devemos crer como um curso natural das coisas que o Deus infinito veio a esse mundo finito num corpo carnal, levou nossos pecados ao ser batizado, foi crucificado, ressuscitou dos mortos pelo Seu poder, e, como a glória dessa ressurreição, ascendeu ao Céu voltando do finito para o infinito.
Nós os santos éramos, depois de vir e passar algum tempo nessa terra, para voltar para o Céu, então não há nada estranho acerca disso pois isto é apenas o curso natural das coisas. Da mesma forma, não há nada estranho no fato de Cristo, que desceu do Céu, permanecer nessa terra por algum tempo e então voltar para o Céu novamente, pois isto é somente o curso natural das coisas. Nosso Senhor portanto disse a Nicodemos, a quem Ele explicou os princípios sobre o Céu e que ele não podia entender, como o seguinte: “tu és mestre de Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se for falar das celestiais? Ora ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (João 3:10-13).
 
 
Que Jesus Ascendeu ao Céu Diante do Testemunho de Muitos Confirma a Verdade
 
Em Atos 1:10 é dito: “E estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia...” Aqui a frase, “estando com os olhos fitos no céu,” significa que eles olhavam atentamente para o céu. Em outras palavras, isto mostra que a ascensão de Jesus diante dos olhos dos discípulos durou bastante tempo. Colocando de uma maneira diferente, essa experiência que os discípulos tiveram não foi apenas instantânea, mas forneceu uma clara e detalhada evidência. O fato dos discípulos estarem “com os olhos fitos” significa que eles ficaram olhando fixamente por um determinado período de tempo. A ascensão de Jesus não foi um acontecimento súbito e momentâneo, como uma estrela cadente ou um raio numa noite escura, mas foi um acontecimento real e concreto. Assim, o Cristianismo é a própria testemunha dessa verdade autêntica.
 
 
Dois Anjos Deram Testemunho
 
Na última parte de Atos 1:10, está escrito: “eis que junto a eles se puseram dois varões vestidos de branco.” Estes dois homens aqui claramente diz respeito a anjos. Os “vestidos brancos” simbolizam pureza e honra. Tanto o Antigo quando o Novo Testamento jutamente testificam que os anjos sempre se manifestam na forma dos seres humanos (Mateus 28:3; Lucas 24:4; Atos 10:30; Gênesis 18:2, 19:1; e Apocalipse 21:17).
Anjos são seres sobrenaturais que não possuem pecado. Sendo assim, seu testemunho semeia a verdade em nossos corações, tão refrescante como as águas de um rio.
 
 
Nosso Senhor Que Voltará da Mesma maneira Que Ele subiu
 
Atos 1:11 diz: “Os quais lhe disseram: varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentro vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
Depois da ascensão de Jesus, os 500 irmão que ali deram testemunho estavam ainda olhando com tristeza para o céu quando o Senhor desapareceu de suas vistas. Para dar a eles conforto, coragem e esperança, os dois anjos declararam: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.”
A expressão “assim como” significa que assim como Ele ascendeu ao Céu do Monte das Oliveiras, o Senhor seguramente voltará a esse Monte das Oliveiras (Zacarias 14:4), e Ele prometeu que nesse tempo, Ele não viria humilde como Ele havia vindo antes, mas Ele viria em glória nas nuvens. Por isso os justos podem esperar por Ele com esperança dizendo: “Ora vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse 22:20).