Search

ስብከቶች፤

Assunto 3: Evangelho da Água e do Espírito

[3-8] Vamos Dar Graças ao Senhor com Fé, Superando Mal-entendidos Sobre o Ministério de João Batista (Mateus 11:1-11)

Vamos Dar Graças ao Senhor com Fé, Superando Mal-entendidos Sobre o Ministério de João Batista
(Mateus 11:1-11)
“Ora, tendo acabado Jesus de dar estas instruções a seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles. Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço. Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele.”
 
Satanás espalhou um veneno que faz com que as pessoas tenham um preconceito errado de que João Batista foi um fracasso na fé.
Como resultado, isso fez com que as almas das pessoas não pudessem encontrar a verdadeira verdade.
 
A leitura das Escrituras de hoje é uma que já ouvimos muitas vezes antes, mas eu a escolhi para que possamos refletir sobre ela mais uma vez. Hoje, gostaria de falar sobre o veneno espiritual que Satanás semeou nas pessoas por meio de concílios religiosos no passado. Assim como o corpo humano precisa de um antídoto quando está envenenado, vamos examinar que tipos de ensinamentos são espiritualmente venenosos para os nossos corações.
Satanás espalhou dois venenos espirituais entre os cristãos que vivem nesta terra. Um desses venenos é a falsa alegação de que João Batista foi um fracasso na fé. Se os crentes em Jesus ignoram a fé de João Batista, também desconsideram o seu ministério de batizar Jesus, por meio do qual os pecados do mundo foram transferidos para Ele. Ainda hoje, os mentirosos estão espalhando mentiras entre os crentes em Jesus, fazendo com que não creiam na obra de João Batista.
Eles estigmatizaram João Batista como um fracasso, dizendo: “João teve dúvidas sobre crer e seguir o Senhor e, portanto, fracassou em sua vida de fé.” Resumindo o argumento deles, afirmam que João Batista, que inicialmente acreditava fielmente e seguia Jesus, mais tarde passou a duvidar do Senhor, perdeu a fé e, por fim, fracassou em sua vida religiosa. Isso se tornou um veneno que eles espalharam entre os cristãos de hoje.
No entanto, João Batista foi usado especialmente na obra de Jesus como aquele que pregou o arrependimento no deserto e batizou Jesus. Tudo isso pode ser encontrado no fato de que Jesus reconheceu seu ministério e sua fé. Mesmo assim, muitas pessoas hoje em dia acreditam erroneamente que João Batista perdeu a fé em Jesus e perdeu sua fidelidade.
O problema é que as pessoas hoje em dia acreditam apenas nas palavras dos enganadores sem ler Mateus 11:1-10. Se ouvirem preconceitos errados sobre João Batista e o ignorarem, o resultado será muito decepcionante. Se vocês acreditarem nos preconceitos errados sobre João Batista, suas almas não poderão crer na verdadeira verdade espiritual.
Aqueles que ignoram João Batista não conseguem entender que o seu ministério foi destinado a preparar e apoiar o ministério de Jesus. Eles se tornam espiritualmente cegos, incapazes de reconhecer que Jesus tirou os pecados da humanidade por meio do batismo que recebeu de João. No final, não conseguem encontrar a verdadeira palavra do evangelho de que Jesus apagou os pecados do mundo por meio do Seu batismo. Acabam acreditando que Jesus os salvou apenas por ter sido crucificado.
Hoje, aqueles que tentam receber a remoção dos seus pecados apenas por meio da fé na cruz, sem saber que Jesus lavou os pecados do mundo ao ser batizado por João, acabam se tornando tolos. Embora afirmem que crer somente na cruz de Jesus traz a remoção dos pecados, na realidade, para serem lavados dos seus pecados, é necessário saber o fato de que Jesus tirou todos os pecados do mundo de uma vez por todas quando recebeu o batismo de João.
Hoje em dia, os membros das igrejas creem na cruz de Jesus conforme pregado em sermões por seus pastores, mas percebem que o pecado em seus corações ainda não foi apagado. Então, eles deveriam perguntar: “O que devo fazer agora? Pastor, por favor, me ensine mais uma vez como os meus pecados podem ser lavados.”
Você deve pedir ao seu pastor que lhe ensine o evangelho da água e do Espírito, que pode lavar seus pecados. Deve pedir a ele que lhe explique o que é o evangelho da água e do Espírito. No entanto, se esse pastor não puder lhe ensinar esse evangelho, é claro que você está sendo enganado por um líder religioso que não nasceu de novo. E mais uma coisa que você deve saber é que esse pastor também foi enganado por líderes religiosos que vieram antes dele. Dessa forma, as pessoas têm o direito de pedir ao seu pastor que pregue a Palavra do evangelho da água e do Espírito, que pode lavar seus pecados.
Todos os congregantes têm o direito de perguntar isso ao seu pastor. No entanto, a maioria dos pastores só sabe que Jesus tirou todos os pecados dos pecadores ao ser crucificado na cruz. Portanto, eles responderão que o pecado permanece em seu coração porque você não tem fé suficiente no evangelho da cruz. A maioria dos pastores que não nasceu de novo diz aos membros de sua igreja que é porque eles não creem em Jesus crucificado. Isso serve para esconder o fato de que eles próprios não têm a Palavra do evangelho da água e do Espírito.
O propósito de irmos à igreja, tanto você quanto eu, é receber a salvação de todos os pecados. Não vamos à igreja apenas para servir ao Deus santo. Qual é a razão pela qual cremos em Jesus como nosso Salvador? Não estamos indo à igreja para sermos salvos de todos os nossos pecados? Os líderes religiosos dizem que Jesus, que foi crucificado na cruz, nos salvou dos pecados do mundo. No entanto, por mais que ouçamos e creiamos nessas palavras, nossos pecados não são apagados. Se os pecados ainda permanecem em seu coração, mesmo crendo em Jesus crucificado na cruz, então você deve ir até o pastor e pedir que ele pregue o evangelho da água e do Espírito.
Por que você ainda não fez esse pedido ao pastor? Se os seus pecados não são apagados, mesmo que você creia de coração no evangelho da cruz que o seu pastor prega, então há um problema com esse evangelho. É como tentar resolver uma questão de prova que não tem resposta. É semelhante aos criadores de provas que elaboram perguntas sem respostas corretas. Nesse caso, a culpa é daqueles que elaboraram a prova.
Da mesma forma, se aqueles que creem em Jesus como seu Salvador ainda têm pecados permanecendo em seus corações, mesmo acreditando que a cruz de Jesus é a verdade da salvação, o problema não está neles, mas no evangelho em que creem.
Além disso, se você é pastor de uma igreja, deve pregar claramente a Verdade sobre como os pecados da sua congregação foram lavados por meio do evangelho da água e do Espírito. Se você tem o evangelho da água e do Espírito que Deus nos falou através do Antigo e do Novo Testamento, deve testificá-lo com precisão por meio das palavras bíblicas durante os cultos. Se a sua congregação não ouviu corretamente a Palavra de Deus e os pecados ainda permanecem em seus corações, toda a responsabilidade recai sobre o ministro que entrega a Palavra de Deus. Quão errado isso é?
Se o pecado ainda permanece em seu coração agora, você é, atualmente, um pecador. A Bíblia nos fala sobre o evangelho da água e do Espírito. Ele diz: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” Podemos receber a remoção eterna dos pecados e desfrutar da vida eterna crendo no evangelho da água e do Espírito que ouvimos por meio da Igreja de Deus.
Provavelmente, desde o início, não nos deparamos com a Palavra sobre Jesus sendo batizado por João. No passado, quando ouvimos apenas o evangelho da cruz, nossos pecados não foram apagados. Se até agora insistimos teimosamente que fomos salvos acreditando apenas no evangelho da cruz, ainda estaríamos imersos em tristeza, não tendo recebido a remoção dos pecados. Então, quanto seremos repreendidos pelo Senhor por sermos tolos?
 
 
Vamos Ver Por Que João Batista Enviou Seus Discípulos a Jesus Naquele Momento
 
Por que João Batista enviou seus discípulos para perguntar a Jesus quando João Batista estava preso pelo rei Herodes?
João sabia que iria morrer e queria enviar seus discípulos a Jesus.
 
Vamos ler Mateus 11:2-6 no Novo Testamento: “Quando João ouviu, no cárcere, falar das obras de Cristo, mandou por seus discípulos perguntar-lhe: És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço.”
Era o tempo em que João Batista estava preso na prisão do palácio de Herodes. João Batista foi preso porque repreendeu publicamente os pecados de Herodes diante de muitas pessoas. Será que o rei Herodes realmente pouparia a vida de um João Batista assim? O profeta João Batista havia repreendido os pecados de Herodes e o havia chamado ao arrependimento.
Naquela época, Jesus estava viajando por toda a Judeia inteira, encontrando e curando muitas pessoas doentes. Ele também encontrou e curou pessoas com lepra. Enquanto estava preso no palácio de Herodes, João Batista ouvia notícias sobre Jesus.
João Batista, que sabia de todas essas coisas, enviou seus discípulos a Jesus para perguntar: “És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?” No coração, João tinha a intenção de enviar seus discípulos a Jesus. Aos discípulos de João, Jesus respondeu: “Os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.”
O que precisamos saber aqui é que João Batista queria enviar seus discípulos a Jesus. Isso porque ele sabia que em breve seria martirizado. Sabendo que enfrentaria o martírio na prisão, ele guiou seus discípulos até Jesus. Ele queria confiar seus discípulos a Jesus, o Cordeiro de Deus.
Quando João estava na prisão, ele já sabia que os pecados do mundo haviam sido transferidos para o corpo de Jesus quando Ele foi batizado no rio Jordão. Foi por isso que ele sabia de todas essas coisas. Portanto, João quis guiar seus discípulos até Jesus. Ele sabia que Jesus era o Salvador da humanidade. Ele foi aquele que testemunhou que Jesus havia se tornado o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo por meio do batismo (João 1:29).
 
 
Vamos Ouvir a Palavra de Jesus Testificando Sobre João Batista
 
O que Jesus testificou sobre João Batista?
Ele testificou que João era o maior representante da humanidade, maior do que todos os profetas do Antigo Testamento, e o Elias que havia de vir, conforme prometido.
 
Vamos ler Mateus 11:7-9: “Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.”
Jesus disse que João Batista foi maior do que todos os profetas do Antigo Testamento. Ele estava explicando que João Batista foi designado por Deus como representante da humanidade.
João Batista foi o Elias que havia sido prometido para ser enviado no Antigo Testamento. João Batista realizou a mesma obra que Elias, cumprindo a profecia de Deus de que enviaria Elias a esta terra. João Batista foi um servo de Deus. Ele clamava no deserto para que as pessoas se arrependessem e lavassem seus pecados. A razão pela qual João Batista enfatizava o arrependimento e batizava as pessoas era para lavar seus pecados. E quando João Batista batizou Jesus no rio Jordão, foi para transferir os pecados deste mundo para o corpo de Jesus.
Jesus testificou sobre João Batista, dizendo: “Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta.” Jesus declarou que João Batista era maior do que todos os profetas do Antigo Testamento (Mateus 11:9-10). Isso porque João Batista foi nomeado como o representante da humanidade para batizar Jesus. No Antigo Testamento, apenas os descendentes de Arão podiam servir como sumos sacerdotes pelo povo, portanto, João Batista, como descendente de Arão, pôde cumprir seu dever como o último sumo sacerdote ao batizar Jesus. João Batista tinha um ofício especial através do qual podia transferir os pecados do mundo para Jesus por meio do batismo.
Em Mateus 11:11, Jesus disse a todos nós: “Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista.” Jesus disse isso porque João Batista foi aquele que pôde transferir os pecados da humanidade para Jesus. Por isso, Jesus nos disse: “Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista.”
Jesus testificou pessoalmente que João Batista foi maior do que os grandes profetas do Antigo Testamento, como Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Ele também disse que João foi o maior entre os nascidos de mulher. Isso significa que, entre todos os descendentes de Adão — ou seja, entre todas as pessoas, incluindo nós e você — João Batista foi o mais grandioso, e, por isso, ele batizou Jesus como representante da humanidade. João Batista transferiu os pecados deste mundo para Jesus ao batizá-Lo. Em outras palavras, João Batista era o representante da humanidade.
Dessa forma, está registrado que Jesus lavou todos os pecados da humanidade de uma vez por todas ao ser batizado por João Batista. As Escrituras disseram que o momento em que Ele recebeu o batismo de João Batista marcou o início de Seu ministério público como o Salvador da humanidade. “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29) Assim, Jesus veio a nós como o Salvador dos pecadores.
 
 
Vamos Refletir Sobre a Verdade Que o Senhor Nos Falou em Mateus 11:12
 
Por que Deus disse que todas as profecias do Antigo Testamento foram até os dias de João Batista?
Foi porque João Batista batizou Jesus, transferindo assim todos os pecados do mundo para Ele.
 
“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele. Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João” (Mateus 11:12-13). Deus disse que todas as palavras proféticas do Antigo Testamento foram até João.
Deus disse que todas as palavras proféticas do Antigo Testamento duraram até João Batista nascer nesta terra, e que Jesus foi concebido no ventre da Virgem Maria seis meses depois de João Batista, marcando o início da era do Novo Testamento. Em outras palavras, Ele disse que a era em que os pecados da humanidade foram transferidos para Jesus começou com a obra de João Batista ao batizar Jesus.
Pela ordem de Jesus, João Batista batizou Jesus sobre Sua cabeça. Porque João Batista batizou Jesus, os pecados deste mundo foram transferidos para o corpo de Jesus. A era do Novo Testamento começou com o nascimento de Jesus, e por meio da obra do batismo que Ele recebeu de João Batista, Ele carregou os pecados da humanidade.
Portanto, o próprio Jesus testificou sobre João Batista, dizendo: “ele mesmo é Elias, que estava para vir.” Está escrito em Mateus 11:14: “E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir.” Esta Palavra mostra que a profecia de Deus no Antigo Testamento, em Malaquias, foi cumprida. João Batista foi profetizado em Malaquias 3:1 e 4:5-6 do Antigo Testamento.
Jesus testificou que João Batista era o Elias que havia de vir. João Batista foi designado para batizar Jesus e passar os pecados do mundo, e por meio desse batismo, Jesus tomou sobre Si os pecados da humanidade. E ao ser crucificado e derramar Seu sangue, Ele se tornou a oferta sacrificial pelos nossos pecados em nosso lugar. Jesus é o nosso Salvador. Não há dúvida de que Jesus, que recebeu o batismo de João e derramou Seu sangue na cruz, se tornou o verdadeiro Salvador para aqueles que creem n’Ele.
Mas Satanás não ia ficar parado. Satanás tem chamado João Batista de apóstata da fé. Ao fazer isso, ele alimentou as pessoas com veneno espiritual. Assim como as pessoas precisam de um antídoto quando consomem veneno, aqueles que creem em Jesus precisam de um antídoto se acreditarem mal que João Batista foi um apóstata da fé. Esse antídoto é a fé em conhecer e crer no fato de que o Senhor tomou sobre Si os pecados do mundo ao ser batizado por João Batista e os lavou.
 
 
Outro Veneno Espiritual Está Adoecendo a Sua Alma
 
O que é outro veneno espiritual?
É ignorar o ministério do batismo de Jesus, por meio do qual Ele recebeu todos os pecados do mundo através do batismo de João Batista, e fazer as pessoas acreditarem que somente o sangue da cruz é a salvação.
 
Outro veneno é encontrado no Credo Niceno, que foi formulado por líderes religiosos e filósofos sob o comando do imperador Constantino. Em 325 d.C., o Imperador Romano Constantino criou o Credo de Nicéia na região de Nicéia, fazendo com que as pessoas acreditassem apenas na Cruz sem o batismo de Jesus. O Credo de Nicéia criado em 325 d.C. enfatizou apenas a Cruz de Jesus, omitindo Seu verdadeiro trabalho, onde Ele tirou os pecados do mundo através do batismo que Ele recebeu de João. O Credo de Nicéia, após vários concílios religiosos, passou a ser usado como se fosse o credo de fé acreditado pelos apóstolos da Igreja Primitiva.
O absurdo Credo de Nicéia, que omite o trabalho do batismo que Jesus recebeu de João, foi transmitido até os cristãos de hoje, fazendo com que as pessoas acreditem apenas na Cruz de Jesus. O Credo de Nicéia, criado em 325 d.C., foi revisado e reorganizado através de vários concílios religiosos, e apenas a Cruz sem o batismo de Jesus foi difundida pelo mundo, fazendo com que as pessoas esquecessem o batismo de Jesus. E esse Credo dos Apóstolos existe como um veneno espiritual até mesmo para os teólogos de hoje. Como resultado, eles passaram a acreditar e ensinar às pessoas que apenas a Cruz, que omite o trabalho de Jesus sendo batizado por João, é a verdade da salvação.
O Credo Niceno que vemos hoje declara que Jesus sofreu sob Pôncio Pilatos e morreu na cruz. Por termos acreditado nesse Credo Niceno, perdemos de vista o batismo de Jesus. É por isso que não sabemos por que Jesus foi batizado por João.
Entretanto, em Mateus 3:13-17 do Novo Testamento, está registrado que Jesus teve que ser batizado por João para tomar sobre Si os pecados do mundo. Jesus, ao receber o batismo de João aos 30 anos, assumiu e lavou de uma só vez os pecados do mundo, qualificando-Se como o Salvador. Após ser batizado por João e carregar os pecados do mundo, Jesus foi crucificado, morreu e ressuscitou, tornando-Se o Salvador para aqueles que creem nessa verdade.
Porque as pessoas hoje tentam ser salvas crendo apenas na cruz, omitindo a Verdade do batismo que Jesus recebeu de João por causa do Credo Niceno, elas caíram no desespero, lutando e incapazes de lavar seus pecados pela fé. Dessa forma, as pessoas creem em Jesus enquanto omitem a Verdade de que Jesus lavou os pecados do mundo ao ser batizado por João Batista, e assim se tornaram crentes que lamentam seus pecados todos os dias.
Se crermos em Jesus como o Salvador enquanto ignoramos o fato de que João Batista transferiu os pecados do mundo para Jesus ao batizá-Lo, nos tornamos pecadores certos, cujos pecados não são lavados de nossos corações. O resultado de um conhecimento incorreto nos leva a nos opor à Verdade de que Jesus tirou os pecados do mundo ao ser batizado por João e os lavou. Devemos nos afastar de todos esses pecados.
A estratégia de Satanás é impedir que as pessoas saibam que João Batista transferiu os pecados do mundo para Jesus por meio do batismo. Hoje em dia, aqueles que desejam crer em Jesus como seu Salvador devem crer na Verdade de que Jesus recebeu os pecados deles ao ser batizado por João e os eliminou. Se considerarem apenas a cruz de Jesus como salvação e tentarem crer omitindo a obra do batismo que Ele recebeu de João, acabarão se tornando apenas religiosos mundanos. Você está vivendo agora como pecador porque não conheceu Jesus, que carregou de uma vez por todas os pecados do mundo ao ser batizado por João e os lavou.
Todos os pecadores estão presos aos seus pecados porque não sabem por que Jesus foi batizado por João. Você tem pecado no coração, comete pecados repetidamente e os lamenta. Você afirma ser um cristão que crê em Jesus, mas, na realidade, vive como pecador, indistinguível das pessoas do mundo, cometendo pecados todos os dias. Espero que você não permaneça apenas como um cristão de nome, mas se torne um verdadeiro cristão, liberto do pecado por crer na obra de Jesus de lavar os pecados do mundo por meio do batismo que Ele recebeu de João.
Se você crer no batismo de Jesus por João, será salvo do pecado, mas se não crer, o contrário acontecerá. Todos nós devemos receber a salvação crendo na verdade de que Jesus removeu os pecados do mundo ao ser batizado por João.
O Senhor falou a Verdade da salvação a todos nós. “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço” (Mateus 11:12). Porque João Batista batizou a cabeça de Jesus no rio Jordão, os pecados deste mundo foram transferidos para o corpo de Jesus. Jesus concedeu salvação àqueles que desejam ser salvos de seus pecados por meio do batismo que Ele recebeu de João e do Seu sangue na cruz.
Quantas pessoas estão morrendo nas guerras que estão eclodindo por toda parte ao redor do mundo? No entanto, até mesmo os pecados daqueles que cometem tais crimes foram passados para Jesus quando Ele foi batizado por João, trazendo-lhes salvação. Todos os pecados da humanidade foram passados para Jesus através do batismo que Ele recebeu de João, mas muitas pessoas ainda estão presas em seus pecados porque não conhecem essa Verdade. Qualquer pessoa pode nascer de novo ao acreditar no batismo de Jesus e no derramamento de Seu sangue na cruz. No entanto, muitos cristãos ao redor do mundo não entendem que podem nascer de novo ao acreditar no evangelho da água e do Espírito.
Jesus disse: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço.” O que isso significa? Isso significa que, se alguém deseja entrar no Reino dos Céus, deve ser lavado de todos os seus pecados, e para isso, deve acreditar no fato de que Jesus foi batizado por João. Foi isso que Jesus quis dizer quando disse que, desde os dias de João Batista, o Reino dos Céus sofre violência. Em outras palavras, as pessoas podem receber a remoção dos seus pecados e entrar no Céu crendo na obra justa da salvação que Jesus cumpriu por meio do batismo que recebeu de João.
 
 
Jesus, Ao Ser Batizado por João Batista no Rio Jordão, Carregou Sobre Seu Corpo Todos os Pecados do Mundo
 
Por que Ele disse: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço”?
Isso significa que, através do batismo que João Batista ministrou a Jesus, todos os pecados do mundo foram transferidos para Jesus, e aqueles que creem se tornam sem pecado e podem entrar no Reino dos Céus.
 
Jesus foi até João Batista no rio Jordão e disse: “Batiza-me, pois assim nos convém cumprir toda a justiça.” Então João permitiu. Quando João batizou Jesus, os pecados do mundo foram lavados. Naquele momento, os céus se abriram para Ele, e o Espírito de Deus desceu como uma pomba, e uma voz disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”
Jesus tomou sobre Si os pecados da humanidade ao ser batizado por João. Mateus 3:13-15 registra que, ao receber esse batismo, Jesus carregou os pecados do mundo. Se Jesus não tivesse tirado todos os pecados do mundo através de Seu batismo, nossos pecados ainda permaneceriam em nossos corações. E os pecadores teriam sido julgados por seus pecados. Deus Pai estabeleceu João Batista como o representante da humanidade para transferir todos os pecados da humanidade para Jesus.
“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” Devemos entender o significado dessa passagem por meio da Palavra sobre o batismo que Jesus recebeu de João. Verdadeiros evangelistas devem conhecer e crer corretamente na Palavra escrita de Deus, explicá-la e testificá-la ao público com fé. Caso contrário, os crentes viverão na insensatez, crendo apenas na Cruz de Jesus. Devemos viver recebendo a remoção dos pecados por meio da fé na justiça de Jesus.
Verdadeiras testemunhas do evangelho devem pregar a Palavra escrita tanto no Antigo quanto no Novo Testamento como evidência da salvação. Só assim as pessoas poderão perceber a Verdade da remoção dos pecados. Por que os cristãos vão à igreja hoje em dia? A maioria vai para ser salva dos seus pecados. Servimos a Deus porque recebemos a remoção dos pecados.
A verdadeira igreja prega o evangelho da água e do Espírito à sua congregação, conduzindo-a para que seus pecados sejam removidos por meio da fé. O púlpito não é um lugar para os pregadores se gloriarem de sua própria justiça. Ao estar no púlpito, o pregador deve testificar a Verdade da Palavra de Deus — o evangelho da água e do Espírito.
E devemos nos assentar diante dos servos de Deus que testificam a Palavra de Deus e receber a salvação dos nossos pecados ouvindo a Palavra que eles pregam. Verdadeiros pregadores proclamam a vontade de Deus por meio da Palavra de Deus que é lida durante os cultos.
“Porque todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.” Antes do nascimento de Jesus, os profetas que viveram na era do Antigo Testamento profetizaram a vinda de Jesus Cristo. O Antigo Testamento é dividido na Lei, nos Profetas e nos Escritos. O Antigo Testamento profetizou que Jesus viria a este mundo e salvaria os pecadores de seus pecados.
Em Mateus 1, no Novo Testamento, Deus disse: “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.” Isso se referia a Jesus Cristo nascendo nesta terra como o Salvador através do corpo de Maria. Muitos profetas do Antigo Testamento profetizaram que Jesus nasceria nesta terra como o Salvador através do corpo da virgem Maria. Está escrito em Mateus 1:23: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).”
Seis meses antes de Jesus ser concebido no ventre da virgem Maria, João Batista foi concebido no ventre de Isabel, esposa de Zacarias. E quando Jesus completou 30 anos, Ele foi até João Batista para receber o batismo dele. Por meio do batismo que recebeu de João, Jesus carregou todos os pecados da humanidade de uma vez por todas em Seu corpo. Em outras palavras, Jesus foi batizado por João para aceitar todos os pecados de cada pecador deste mundo, de uma vez por todas.
Crendo na obra do batismo de Jesus e na obra de João Batista conforme está registrada na Bíblia, podemos ser lavados dos nossos pecados e receber a salvação. Além disso, em Mateus 11, quando João enviou seus discípulos para perguntarem a Jesus: “És tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?”, devemos entender que João fez isso para conduzir seus discípulos a Jesus.
Quando os discípulos de João vieram e perguntaram a Jesus, Ele lhes disse: “Ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.” Jesus então continuou dizendo que João Batista era maior do que todos os profetas do Antigo Testamento que viveram na terra, e que “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.” A Bíblia registra que, quando João Batista batizou Jesus, ele passou os pecados do mundo para Jesus.
Está escrito: “Então, em partindo eles, passou Jesus a dizer ao povo a respeito de João: Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Sim, que saístes a ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas finas assistem nos palácios reais. Mas para que saístes? Para ver um profeta? Sim, eu vos digo, e muito mais que profeta. Este é de quem está escrito: Eis aí eu envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista; mas o menor no reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele” (Mateus 11:7-12).
 
 
O Senhor Enviou João Batista a Esta Terra de Acordo com Sua Promessa em Malaquias
 
Qual é a conexão entre o ministério de João Batista e o ministério de Jesus?
João Batista batizou Jesus, passando a Jesus todos os pecados do mundo, e Jesus assumiu todos os pecados do mundo ao receber o batismo.
 
“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Malaquias 4:5-6). No Antigo Testamento, o Senhor Deus disse que enviaria Seu servo Elias e puniria aqueles que não ouvissem dele. E, no Novo Testamento, Jesus disse que João Batista foi aquele que veio no espírito de Elias. O Senhor testemunhou que João Batista era “ele mesmo é Elias, que estava para vir”. Além disso, a Bíblia registra que João Batista passou os pecados do mundo para o corpo de Jesus ao batizar Jesus (Mateus 3:15-17). O Senhor diz que devemos acreditar que o ministério de João Batista estava profundamente ligado ao ministério de Jesus.
No entanto, muitas pessoas não estão dispostas a crer de coração na Verdade da salvação por meio da obra de João Batista e Jesus, mesmo quando a ouvem, porque acreditam nos ensinamentos malignos espalhados por falsos mestres. Os falsos mestres de hoje consideram João Batista como alguém que desistiu de seguir Jesus e o tratam como um traidor da fé. Como resultado, muitos cristãos agora ignoram a obra de João Batista. Devemos agora crer na Verdade de que Jesus carregou todos os pecados da humanidade por meio do batismo que recebeu através da obra de João Batista.
Devemos entender que, quando cremos de coração no batismo que Jesus recebeu de João, exatamente como está registrado nas Escrituras, receberemos a salvação. Jesus testificou que João Batista era maior do que todos os profetas do Antigo Testamento, e afirmou que, ao ser batizado por João, pôde carregar os pecados do mundo. Jesus também testificou sobre João Batista, dizendo: “Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista.”
Jesus se tornou o Salvador da humanidade ao eliminar todos os pecados do mundo de uma vez por todas. Isso aconteceu porque Ele recebeu o batismo de João Batista, o maior entre os nascidos de mulher, e assim carregou sobre Si todos esses pecados. Portanto, devemos agora receber a salvação crendo que Jesus, que foi batizado por João Batista e levou os pecados do mundo, foi julgado em nosso lugar na cruz e derramou Seu sangue para eliminar todos os nossos pecados. João Batista foi o representante da humanidade que passou os pecados do mundo para Jesus. Devemos receber a salvação crendo nos ministérios tanto de João Batista quanto de Jesus. Não devemos ignorar João Batista.
Devemos alcançar a salvação aceitando em nossos corações a obra de João Batista e a obra do batismo de Jesus, por meio das quais a humanidade foi salva dos pecados do mundo. Caso contrário, devemos saber que nossas almas podem tropeçar. Devemos glorificar a Deus crendo em Jesus, que foi batizado por João, como nosso Salvador. Tínhamos pecado em nossos corações até agora porque não conhecíamos a obra de Jesus e de João Batista. Não podíamos nos tornar filhos de Deus porque havia pecado em nossos corações. Devemos viver tendo nossos pecados lavados ao conhecer e crer de coração na obra do batismo que Jesus recebeu de João.
Não devemos permitir que o batismo de Jesus e Seu derramamento de sangue sacrificial na Cruz sejam em vão. Se você deseja crer em Jesus como seu Salvador de coração, deve crer, conforme está escrito no Antigo e no Novo Testamento, que Jesus nos salvou ao ser batizado por João e ao ser condenado pelos nossos pecados através de Sua crucificação. Devemos crer na Verdade do evangelho da água e do Espírito. Devemos crer na Verdade do evangelho da água e do Espírito porque a Palavra de Deus é a própria Verdade da salvação.
Na minha aula da escola missionária, sempre digo aos alunos que façam perguntas. Se houver algo que não ficou claro no sermão de hoje, insisto para que perguntem. Assim vocês poderão receber respostas às suas perguntas, e é nesse momento que a fé cresce. Vocês precisam entender por que Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). Você e eu devemos saber e crer que as Palavras de Jesus registradas na Bíblia são verdadeiras. É por isso que Ele disse: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
A verdadeira Verdade é que Jesus carregou todos os pecados do mundo de uma vez por todas ao ser batizado por João. Jesus é o Salvador que aceitou os pecados do mundo por meio do batismo que recebeu de João, e foi condenado por todos os nossos pecados de uma vez por todas ao ser crucificado em nosso lugar. Esta é a verdadeira Palavra do evangelho. Nossos pecados são lavados quando cremos que o batismo que Jesus Cristo recebeu de João é o verdadeiro ato de carregar nossos pecados. Podemos entrar no Céu ao receber a remoção dos pecados em nossos corações por meio da fé na Palavra do evangelho da água e do Espírito.
O Reino dos Céus preparado por Deus é acessado por meio da fé no evangelho da água e do Espírito. Todos nós devemos tomar o Céu à força por meio da fé na obra de Jesus. Embora sejamos cheios de falhas, podemos entrar no Céu — que é concedido apenas àqueles que receberam a remoção dos pecados — por meio da fé na obra justa de Jesus. Porque Jesus aceitou os nossos pecados através do batismo que recebeu de João, foi condenado em nosso lugar e ressuscitou dos mortos, somos salvos por meio da fé. Isso significa que podemos entrar no Reino dos Céus pela fé de que Jesus Cristo se tornou o nosso Salvador.
Oro a Deus para que todos vocês recebam esta bênção da salvação por meio da fé. O Senhor tornou possível para nós, mesmo sendo cheios de falhas e fraquezas, entrarmos no Céu pela fé. O Senhor nos deu a bênção da fé que nos permite entrar no Céu. Portanto, devemos crer que Deus se tornou o nosso Salvador. Aleluia!
 
Este sermão também está disponível como e-book. Clique na capa do livro abaixo.
RETORNE AO EVANGELHO DA ÁGUA E DO ESPÍRITO [Nova Edição Revisada]